Geografia

Coordenadas Geográficas

As coordenadas geográficas são importantes meios de localização. Leia e descubra como elas funcionam!

As coordenadas geográficas são um importante meio de localização

As coordenadas geográficas são algumas ‘linhas imaginárias’ que nos ajudam a encontrar nossa localização na superfície terrestre. A essas linhas damos o nome de latitude e longitude.

É como um jogo de batalha naval (veja ilustração abaixo). Nesse jogo, você tem de combinar as linhas e as colunas com o objetivo de identificar os locais onde estão localizados os alvos.


Jogo Batalha naval. Combine linhas e colunas para atingir o alvo¹

As coordenadas geográficas funcionam da mesma forma, você deve combinar as linhas e as colunas do planisfério para identificar os locais do planeta. Assim, as linhas seriam as latitudes e as colunas, as longitudes.

Latitude: é a distância medida em graus de um determinado ponto da superfície em relação à Linha do Equador. Pode variar de 0º a 90º e estar ao Norte ou ao Sul.

Longitude: é a distância medida em graus de um determinado ponto da superfície em relação ao Meridiano de Greenwich. Pode variar de 0º a 180º e estar a Leste ou a Oeste. Observe o mapa abaixo:


Observe que a Linha do Equador é uma latitude e o Meridiano de Greenwich é uma longitude

Conforme podemos observar, a combinação entre as latitudes e as longitudes ajuda-nos a localizar qualquer ponto da Terra. Isso é muito importante, afinal, precisamos estar sempre atentos à nossa posição sobre a superfície terrestre.

Existe um aparelho que utiliza as informações referentes às coordenadas geográficas para nos dizer a localização exata de um determinado ponto: é o GPS (Sistema de Posicionamento Global). Esse aparelho conecta-se a um sistema composto por 24 satélites e, através deles, fornece-nos informações não só sobre a nossa localização, mas também a velocidade do deslocamento, a altitude, além de nos indicar os melhores caminhos para se chegar a um determinado destino.

_________________

¹ Créditos da imagem: Peng


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Versão completa