Qual matéria está procurando ?

História

História

Revolução Russa

A Revolução Russa de 1917 foi o evento responsável por transformar a Rússia na primeira nação socialista da história, marcando a derrocada do czarismo.

Estátua de Lenin, um dos líderes da Revolução Russa. Após a Revolução Russa, Lenin liderou o país até a sua morte, em 1924, sendo sucedido por Stalin.

A Revolução Russa foi uma sucessão de eventos revolucionários que se passaram na Rússia ao longo do ano de 1917. Ficou marcada por ter transformado a Rússia na primeira nação socialista da história, levando os bolcheviques ao poder. Ao longo de 1917, duas revoluções aconteceram: uma em fevereiro, outra em outubro.

A Revolução Russa se passou por conta da condição da Rússia no começo do século XX: um país atrasado economicamente, marcado por uma enorme desigualdade social e refém de uma monarquia autoritária. Com a subida dos bolcheviques, Lenin assumiu ao poder, conduzindo as primeiras mudanças na Rússia.

Leia mais: Revolução Francesa (1789-1799) — teve como causa a insatisfação da burguesia e do povo com os privilégios aristocráticos

Resumo sobre Revolução Russa

  • A Revolução Russa foi uma sucessão de eventos revolucionários que aconteceram na Rússia em 1917.
  • É dividida em duas fases: Revolução de Fevereiro e Revolução de Outubro.
  • A Revolução de Outubro permitiu que os bolcheviques subissem ao poder.
  • Com a Revolução Russa, Vladimir Lenin assumiu o poder.
  • A Revolução Russa marcou o fim do czarismo na Rússia.

Videoaula sobre Revolução Russa

Causas da Revolução Russa

A Revolução Russa foi um dos acontecimentos mais importantes da história mundial no século XX, sendo responsável por transformar a Rússia na primeira nação socialista da história. No começo do século XX, a Rússia enfrentava inúmeros desafios, principalmente por ter uma sociedade extremamente empobrecida e por estar atrasada no processo de industrialização.

A Rússia tinha apenas dois grandes centros industriais, Moscou e São Petersburgo. Era um país profundamente dependente da agricultura e tinha uma sociedade dividida em classes sociais muito bem definidas, que formavam um pequeno grupo de privilegiados e uma enorme massa de população empobrecida e hiperexplorada.

A desigualdade social era acentuada pela pobreza da Rússia, e toda essa situação era sustentada por uma monarquia absolutista conhecida como czarismo. Esse regime governava a Rússia desde o século XVII e mantinha o país de maneira autoritária, não havendo espaço para críticas e divergências aos czares.

A pobreza, a desigualdade social e o autoritarismo dos czares foram as grandes causas da Revolução Russa. Um movimento de oposição, inspirado na ideologia socialista, começou a conquistar espaço e conduziu o processo de derrubada do czarismo.

Objetivos da Revolução Russa

A Revolução Russa foi conduzida pelos bolcheviques, um dos grupos do Partido Operário Social-Democrata Russo, o POSDR. Os bolcheviques desejavam:

  • derrubar o czarismo;
  • implantar o socialismo na Rússia;
  • estabelecer as mudanças defendidas por Karl Marx.

Mencheviques e bolcheviques

O principal grupo de oposição na Rússia na virada do século XIX para o XX era o Partido Operário Social-Democrata Russo. Esse partido era alinhado com o socialismo científico — ideologia formulada por Karl Marx e Friedrich Engels que defendia a derrubada do capitalismo e a transformação da sociedade pelo socialismo para que o comunismo fosse implantado.

Havia outros grupos de oposição na Rússia além dos socialistas, como os anarquistas e os social-democratas, e todos eles, assim como os socialistas e comunistas, eram vítimas da repressão czarista, sendo presos e enviados para gulags.

O Partido Operário Social-Democrata Russo foi fundado em 1898, unindo diversos revolucionários da Rússia, com o desejo de derrubar o czarismo e implantar o socialismo no país. Em 1903, houve um racha no interior do Partido Operário Social-Democrata Russo quando era realizado um congresso desse partido em Londres.

Nesse congresso houve uma divisão acerca da forma como o socialismo conquistaria o poder na Rússia. Enquanto um grupo, liderado por Vladimir Lenin, defendia que o socialismo deveria ser implantado via revolução, o grupo liderado por Julius Martov defendia que reformas deveriam ser realizadas para melhorar a Rússia, permitindo que os socialistas chegassem ao poder pela via eleitoral.

Leia mais: Revolução Chinesa — a transformação da China em uma nação socialista a partir de 1949

Fases da Revolução Russa

Soltados e civis em manifestação pela Revolução Russa.

A insatisfação na Rússia com o czarismo foi crescendo ao longo do século XX. O envolvimento da Rússia em um conflito com o Japão, a Guerra Russo-Japonesa, entre 1904 e 1905, agravou a condição de pobreza da população, abrindo caminho para que a Revolução de 1905, conhecida como Ensaio Geral, acontecesse. Nesse acontecimento, no entanto, o czarismo manteve-se no poder.

A situação na Rússia se agravou de maneira muito severa com o envolvimento do país na Primeira Guerra Mundial. Nesse conflito, a Rússia esteve ao lado do Reino Unido e da França, formando a Tríplice Aliança. A participação russa foi desastrosa, pois o país acumulou derrotas para a Alemanha, perdendo territórios e sofrendo com um grave crise econômica.

A guerra se tornou impopular na Rússia, assim como o czarismo e o czar Nicolau II. Em fevereiro de 1917, a população russa se rebelou, invadindo o parlamento russo, a Duma, forçando a derrubada do governo do czar e dando início a um novo governo. Os soldados russos, que deveriam reprimir a população, se juntaram à revolta.

Nicolau II foi o último czar da Rússia. Ele e sua família foram executados durante a Revolução Russa.

O czar Nicolau II abdicou do trono russo, o que possibilitou a formação do governo provisório, liderado primeiramente por Georgy Lvov, depois sucedido por Aleksandr Kerensky. Esse governo, mantido pelos mencheviques, foi impopular porque optou por dar continuidade à guerra. Essa fase da revolução é parte do que chamamos de Revolução de Fevereiro.

O novo governo permitiu a volta dos exilados políticos para o país, assim, Vladimir Lenin pôde retornar à Rússia e conduzir in loco o processo de fortalecimento dos bolcheviques para que chegassem ao poder. Lenin era defensor da saída da Rússia da guerra, vista por ele como uma guerra imperialista.

Ele também defendia que a população russa tivesse acesso à comida, tivesse terra e pudesse conviver em seu país em paz. Lenin deu força para os sovietes, comitês de trabalhadores que se reuniam para debater questões do socialismo e defender a tomada do poder pelo país. A agitação social na Rússia e o fortalecimento dos bolcheviques motivaram-nos a realizar um levante armado.

O levante armado dos bolcheviques concretizou a Revolução de Outubro. Nesse evento, os bolcheviques tomaram o Palácio de Inverno e invadiram os principais prédios governamentais do país. O líder do governo provisório, Aleksandr Kerensky, não apresentou nenhuma resistência, fugindo do país, deixando-o nas mãos dos bolcheviques. Com isso, Vladimir Lenin assumiu o comando da Rússia.

Guerra Civil Russa

Em 1918, o sucesso da revolução conduzida pelos bolcheviques foi ameaçado por um movimento de contrarrevolução. Esse movimento deu início à Guerra Civil Russa, quando a Rússia foi invadida por tropas de oposição aos bolcheviques, que desejavam derrubá-los do poder e restabelecer o czarismo no país.

Nesse conflito, o exército branco (de oposição) lutou contra o exército vermelho (bolcheviques) entre 1918 e 1921. O conflito foi sanguinário, afetando profundamente a Rússia e agravando os problemas que a economia do país sofria. O exército branco contou com o apoio de países como o Reino Unido e o Japão, mas foi derrotado.

Ao final desse conflito, os bolcheviques reafirmaram o seu poder, assim como Lenin. Muitos historiadores entendem que o fim da Guerra Civil Russa também marcou o fim a Revolução Russa.

Importância da Revolução Russa

A Revolução Russa foi um divisor de águas no século XX, pois abriu o caminho para que o socialismo se estabelecesse como alternativa ideológica no mundo. A segunda metade do século XX ficou marcada pela polarização do planeta entre capitalistas e socialistas, no que conhecemos como a Guerra Fria.

Sendo assim, um dos acontecimentos mais importantes da história do século XX, e que influenciou o mundo diretamente em diversos aspectos, teve relação direta com as transformações que a Revolução Russa causou na Rússia. Além disso, é importante mencionar que a ascensão dos bolcheviques permitiu a ascensão industrial e militar russa, fazendo do país (enquanto União Soviética) o grande adversário da Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Leia mais: União Soviética — surgiu em 1922 como consequência da transformação da Rússia em uma nação socialista

Consequências da Revolução Russa

Entre as principais consequências da Revolução Russa, destacaram-se:

  • saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial;
  • reforma agrária;
  • nacionalização das terras e indústrias;
  • estabelecimento da União Soviética enquanto potência internacional;
  • polarização do planeta.

Exercícios sobre Revolução Russa

Questão 01

O Domingo Sangrento, em 1905, foi um evento importante no contexto da Revolução Russa. Esse acontecimento se passou em qual cidade russa:

A) Moscou

B) São Petersburgo

C) Stalingrado

D) Kazan

E) Kaliningrado

Resposta: Letra B

O Domingo Sangrento é o nome que se deu a um grande massacre conduzido pelas tropas do czar contra a população de São Petersburgo, que protestava pacificamente na frente do Palácio de Inverno, em janeiro de 1905. Estima-se que centenas de pessoas morreram nesse evento, que também destruiu a reputação do czar Nicolau II.

Questão 02

Assumiu oficialmente o poder na União Soviética em 1927, implantando uma ditadura totalitária que perseguiu milhões de pessoas:

A) Vladimir Lenin

B) Leon Trotsk

C) Josef Stalin

D) Lev Kamenev

E) Nikita Kruschev

Resposta: Letra C

Josef Stalin foi um importante membro do Partido Comunista da União Soviética, sendo também membro da ala bolchevique. Depois da Revolução Russa, tornou-se um importante quadro soviético, assumindo oficialmente o poder em 1927. Conduziu uma ditadura que teve quase três décadas de duração e foi responsável pela morte de milhões de pessoas.

Fontes

FREEZE, Gregory L. (org.). História da Rússia. Lisboa: Edições 70, 2017.

GILBERT, Martin. A História do Século XX. São Paulo: Planeta, 2016.

HOBSBAWN, Eric. A era dos extremos: o breve século XX. 1941-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Por Daniel Neves Silva

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

1º de maio - Dia do Trabalhador

Datas Comemorativas

8 de março – Dia Internacional da Mulher

História

Comunismo

História

Domingo Sangrento e Revolução Russa de 1905

Últimos artigos

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.