Qual matéria está procurando ?

Datas Comemorativas

Datas Comemorativas

Páscoa

A Páscoa é a celebração que faz parte do calendário religioso do cristianismo em lembrança à crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Essa festa deriva de uma celebração judaica que acontecia, mais ou menos, na mesma época que, hoje, a Páscoa acontece. Entretanto, existem algumas diferenças entre a celebração judaica e a cristã.

A Páscoa é uma festa com data móvel, portanto, a cada ano, ela acontece em um período diferente. Os critérios para definir a data de cada ano foram determinados pelas autoridades da Igreja Católica, no século IV d.C. A Páscoa possui algumas tradições, sendo o consumo de ovos de chocolate uma das mais comuns.

Acesse também: Reis Magos – os misteriosos magos que visitaram o recém-nascido Jesus

Quando começou a comemoração da Páscoa?

A Páscoa é um evento cristão derivado de uma celebração realizada pelos judeus, aproximadamente, na mesma época do ano (entre março e abril). Entretanto, as duas festas têm significados diferentes, pois a versão judaica, chamada pesach (que significa “passagem”), é realizada em memória à libertação dos judeus da escravidão no Egito.

A celebração judaica é realizada em obediência a uma ordem de Javé, conforme consta no “Êxodo”, na Bíblia. Ela foi realizada, pela primeira vez, pelos judeus no Egito, antes da passagem do anjo da morte, a décima praga egípcia, conforme estipula o texto bíblico. A festa ganhou um novo significado por meio dos cristãos por causa da ressurreição de Jesus.

O que a Páscoa representa para os cristãos?

A Páscoa é uma festa cristã que relembra a crucificação, morte e ressurreição de Jesus como um ato de misericórdia para redimir a humanidade.

A Páscoa é uma das celebrações religiosas mais importantes do calendário dos cristãos. Essa festa relembra todo o processo de crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Dentro da visão dos cristãos, a Páscoa é uma celebração que evidencia o caráter divino de Cristo, pois, após seu sacrifício (a crucificação), a humanidade foi redimida de seus pecados. A ressurreição foi, portanto, a demonstração do poder de Deus, pois, uma vez cumprido o seu propósito (salvar a humanidade), ele morreu, mas, três dias depois, venceu a morte e ressuscitou. Os cristãos entendem a Páscoa como uma demonstração da misericórdia de Deus com os humanos.

Preparação da Páscoa

Como a Páscoa é uma festa muito importante, sua celebração é esperada com grande entusiasmo, e existe um processo de preparação até a sua chegada. Uma das maneiras dos fiéis prepararem-se para ela é a Quaresma — o período de 40 dias antes da Páscoa marcado pela realização de penitências.

A semana que antecede a Páscoa é conhecida como Semana Santa, e nela é costumeiro relembrar-se todos os passos de Jesus até a sua ressurreição. O início dessa semana dá-se com o Domingo de Ramos — o momento em que Jesus retornou a Jerusalém e é recebido na cidade como rei. Na Quinta-Feira Santa, relembra-se a Última Ceia.

Essa foi a última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos, que aconteceu no período em que era celebrada a “Páscoa judaica”, designação genérica da mencionada pesach. Na Última Ceia, Jesus fez a menção de que o pão representava o corpo Dele, e o vinho, Seu sangue. Anunciou também que Ele seria traído e negado pelos seus discípulos.

Ainda naquele dia, Jesus foi preso e, antes de sua crucificação, na Sexta-Feira Santa, julgado, condenado e torturado pelas autoridades romanas que controlavam a Palestina na época. Jesus faleceu durante a crucificação e seu corpo teria sido depositado no Santo Sepulcro, localizado em Jerusalém.

No terceiro dia, isto é, no Domingo de Páscoa, Jesus ressuscitou, demonstrado sua divindade. A Páscoa é celebrada exatamente no domingo que marca tal ato.

Acesse também: Natal – a festa que celebra o nascimento de Jesus

Principais tradições da Páscoa

O consumo dos ovos de chocolate decorados é uma das tradições mais comuns da Páscoa.

A Páscoa é uma festividade marcada por diversas tradições, a maioria delas religiosa, mas existem também algumas práticas seculares. Vejamos:

  • Rito de Lava-Pés: prática realizada na Quinta-Feira Santa em lembrança ao ato de Jesus de lavar os pés de seus discípulos. É uma tradição que simboliza a humildade e o amor ao próximo como práticas cristãs.

  • Missas: são realizadas, no Domingo de Páscoa, como celebração da ressurreição de Jesus.

  • Paixão de Cristo: peças teatrais que encenam a crucificação, morte e ressurreição de Jesus são muito comuns nesse período.

  • Ovos de Páscoa: prática secular muito comum é o consumo de ovos de Páscoa feitos de chocolate. Em alguns lugares, brincadeiras são realizadas com as crianças, colocando-as para procurar os ovos em um algum espaço.

Acesse também: Corpus Christi, a celebração da eucaristia

Data da Páscoa

A data da Páscoa foi delimitada pelas autoridades da Igreja Católica na Antiguidade. Durante o Concílio de Niceia, em 325, decidiu-se que a Páscoa seria comemorada da seguinte maneira: no primeiro domingo, após a lua cheia seguinte ao equinócio de primavera, no contexto do Hemisfério Norte. Sendo assim, a Páscoa, nos próximos anos, será comemorada nas seguintes datas:

  • 2020: 12 de abril

  • 2021: 4 de abril

  • 2022: 17 de abril

  • 2023: 9 de abril

  • 2024: 31 de março

Por Daniel Neves Silva

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

25 de dezembro – Dia de Natal

Datas Comemorativas

Brincadeiras juninas

Datas Comemorativas

Carnaval

Datas Comemorativas

Comidas de Festa Junina

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.