Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Volume de um Cilindro

Clique aqui e aprenda como calcular o volume de um cilindro!

Volume é o espaço ocupado por um corpo de dimensões geométricas, mas também pode ser entendido como a capacidade de armazenamento de objetos geométricos. Os objetos, mais conhecidos como sólidos, possuem a característica de armazenar alguma coisa. Como exemplo de sólidos geométricos, podemos citar a caixa d’água e a piscina, que possuem a forma de um paralelepípedo cujas faces são figuras de quatro lados. Veja imagens:


Alguns corpos com capacidade de armazenamento possuem o formato diferenciado dos paralelepípedos. Dentre eles, podemos citar os corpos com o formato redondo, conhecidos como cilindros. Eles possuem duas bases, uma superior e outra inferior com o formato de um círculo. Como exemplo de objetos com formato de cilindro tem-se: lata de óleo, tanque de combustíveis, reservatórios de gás, garrafas, copos, entre outros.
Observe as ilustrações:


Para calcularmos a capacidade de um objeto com formato cilíndrico, precisamos encontrar a área da base circular e multiplicar pela sua altura. O cálculo da área do círculo é realizado utilizando a medida do raio e o valor do número π (pi) que é igual a 3,14. Então, calculamos a área de um sólido circular utilizando a seguinte expressão matemática:

V: volume
r: medida do raio
h: medida da altura



Um tanque circular possui em sua base um círculo com raio medindo 1 metro e altura correspondente a 2 metros. Vamos determinar o volume desse tanque.


V = π * r² * h
V = 3,14 * 1² * 2
V = 3,14 * 1 * 2
V = 6,28 m³


A medida 1 m³ (metro cúbico) corresponde a 1000 litros. Então, temos que a capacidade desse tanque em litros é de:

Capacidade = 6,28 * 1000
Capacidade = 6.280 litros

 

Por Marcos Noé
Matemático


Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto:

Caixa d’água no formato cilíndrico Caixa d’água no formato cilíndrico
Por Marcos Noé

Você pode se interessar também

Matemática

Área do cilindro

Últimos artigos

Dízima periódica

Uma dízima periódica é um número que possui sua parte decimal infinita e periódica

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.