Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Volume do cilindro

Volume do cilindro é calculado por meio da multiplicação da área de sua base, que consiste em um círculo, pelo valor de sua altura.

Exemplos de cilindros. O cilindro é um corpo redondo também conhecido como sólido de revolução por ter formas arredondadas.

O volume do cilindro é calculado pela multiplicação entre a área da base e a altura. Como a base é um círculo, utilizamos a fórmula da área de um círculo vezes a altura desse cilindro. O cilindro é uma figura geométrica formada por duas bases circulares e área lateral que liga esses dois círculos.

Essa forma é bastante comum no dia a dia, vista em latas de refrigerante e cilindros de oxigênio, entre outros objetos. Calcular o volume do cilindro é calcular o espaço que ele ocupa e também a sua capacidade, por exemplo, para saber a quantidade de ml que tem na lata de refrigerante.

O cilindro é um objeto bastante comum também em laboratórios para experimentos químicos em que o volume é de grande importância, por exemplo, para calcular a densidade de um objeto, precisamos do seu volume.

Leia também: Cone – sólido geométrico que também possui um círculo como sua base

Fórmula do volume do cilindro

Para saber o volume de um cilindro, precisamos calcular o produto entre a área da base Ab e a altura h dele, porém, ao analisarmos a figura, sabemos que sua base é um círculo. A área de um círculo de raio r é calculada pela fórmula Acírculo = π r², o que justifica a fórmula para calcular-se o volume do cilindro:

Vcilindro = π · r² · h 

h → altura
r → raio da base

Como calcular o volume do cilindro?

Para que seja possível aplicar a fórmula, precisamos do valor da altura e do raio do cilindro, então realizamos as substituições do valor do raio e da altura e, quando necessário, utilizamos uma aproximação do valor de π.

Exemplo 1:

Calcule o volume do cilindro a seguir (use π = 3,1):

Para calcular o volume, temos que r = 4 e h = 5, então, realizando as substituições, temos que:

V = π · r² · h

V = 3,1 · 4² · 5

V = 3,1 · 16 · 5

V = 3,1 · 80 = 248 cm³

Veja também: Como calcular a área total do cilindro?

Exercícios resolvidos

Questão 1 - Marta está fazendo a reforma da sua casa e decidiu trocar a caixa d’água. Essa nova caixa d’água tem formato cilíndrico. Sabendo que as dimensões da caixa escolhida é de 1,20 metro de diâmetro e 5,40 metros de altura, e sabendo que, após 12 horas, ela estará com metade do seu volume preenchido, qual será a quantidade, em litros, de água que haverá na caixa nesse momento? (Dica: 1 m³ = 1000 litros e use π = 3.)

a) 8748

b) 2916

c) 23328

d) 11664

e) 5832

Resolução

Alternativa B

Como o diâmetro d = 1,20, sabemos que o raio é a metade do diâmetro, ou seja, r = 0,60 metro. 

V = π · r² · h

V = 3 · 0,6² · 5,4

V = 3 · 0,36 · 5,4

V = 5,832 m³

Multiplicando por 1000, para converter em litros, temos que:

5,832 · 1000 = 5832 litros

Esse é o volume total, como queremos a metade, basta realizar a divisão de 5832 por 2. 

5832 : 2= 2916 litros

Questão 2 - Um caminhão de transporte de combustível possui um reservatório no formato de um cilindro conforme a imagem a seguir:

Ao analisar-se o cilindro do reservatório, constatou-se que o raio do reservatório é igual a 2 metros, lembrando-se de que em 1 m³ cabem 1000 litros, qual deve ser o valor mínimo da altura desse cilindro para que o caminhão consiga transportar 54 mil litros de combustível? (Use π = 3.)

a) 5 metros

b) 4,5 metros

c) 9 metros

d) 3,5 metros

e) 7 metros

Resolução

Alternativa B

Sabemos que o volume V tem que ser igual a 54 000 litros e que cada 1 m³ = 1000 litros, logo, o reservatório precisa ter 54 m³.

Então:

V = 54 m³

π · r² · h = 54

Dados π = 3 e r = 2, então:

3 · 2² · h = 54

3 · 4 · h = 54

12 · h = 54

h = 54 : 12

h = 4,5 metros

Por Raul Rodrigues de Oliveira

Você pode se interessar também

Matemática

Cilindro

Matemática

Circunferência

Matemática

Cone

Matemática

Diferença entre circunferência, círculo e esfera

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.