Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Conhecendo a Circunferência

Clique aqui e aprenda a encontrar o raio e o diâmetro de uma circunferência!

A circunferência é uma figura formada pela união de infinitos pontos que estão localizados à mesma distância de seu centro. Observe:


Na circunferência, temos o raio e o diâmetro. O raio é a medida do centro até à circunferência, e o diâmetro é a distância entre um lado e o outro da circunferência, passando pelo ponto central.

Raio

 

Diâmetro

 

Em relação ao raio e ao diâmetro, temos que em qualquer circunferência o diâmetro possui o dobro do valor do raio.

A medida do contorno da circunferência corresponde ao seu próprio comprimento (da circunferência). E quanto maior o raio, maior a medida do seu comprimento.

Descobrindo e calculando o valor de π (PI)

Em uma circunferência, se dividirmos o seu comprimento pela medida do seu diâmetro, calculamos um número de valor aproximado: 3,14159265, conhecido como π (PI). Essa divisão é válida para todas as figuras de medidas circulares.


Comprimento





Diâmetro

 


Por Marcos Noé
Matemático
 

Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Regiões circulares Regiões circulares
Por Marcos Noé

Você pode se interessar também

Matemática

Área do Triângulo

Matemática

Posições relativas entre retas

Matemática

Diferença entre circunferência, círculo e esfera

Matemática

Partes de um círculo

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.