Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Diferença entre circunferência, círculo e esfera

Provavelmente você já ouviu falar sobre circunferência, círculo e esfera, mas você sabe como diferenciá-los?

Provavelmente você já ouviu falar em circunferência, círculo e esfera, mas você sabe como diferenciá-los? Se eu pedisse para você desenhar cada um desses três itens, como seria o desenho de cada um deles? Na imagem acima, há exemplos dos três, mas qual deles representa uma circunferência, um círculo e uma esfera? Vamos falar um pouco sobre cada um e você nunca mais se confundirá!

A circunferência é uma figura geométrica plana formada por inúmeros pontos cuja união resulta em uma linha fechada e que estão a uma mesma distância de um ponto central. Imagine um compasso, se você firmar a pontinha de metal do compasso em um papel e girar a pontinha de grafite ao redor da de metal, você desenhará uma circunferência. Você pode ter o mesmo resultado se, por exemplo, olhar para um pneu de bicicleta. O pneu de qualquer bicicleta tem o formato de uma circunferência. Cada pedacinho que o compõe está a uma mesma distância do eixo do pneu, aquele local central onde os raios do pneu encontram-se. Inclusive, em uma circunferência, chamamos por raio a distância entre a extremidade da circunferência e seu centro.

Os pneus das bicicletas são exemplos de circunferências.

Se nós fizermos uma circunferência e preenchermos todo o seu interior, ela tornar-se-á um círculo. Este, por sua vez, é formado por uma circunferência e pelos infinitos pontos que preenchem seu interior. Por exemplo, uma bela e suculenta pizza pode representar um círculo. A pizza possui o formato de uma circunferência, mas é deliciosamente preenchida! Um relógio de parede pode também ser um círculo, desde que suas extremidades caracterizem uma circunferência, pois certamente todo o seu centro estará preenchido. Observe que o círculo é uma figura plana assim como a circunferência.


Uma pizza representa um círculo, pois sua extremidade é uma circunferência e seu interior é preenchido.

E se tivermos agora uma forma circular, mas que, em vez de ser plana, é tridimensional? Nesse caso, teremos então uma esfera. Uma esfera possui a possibilidade de ser preenchida com ar, com água ou qualquer outra substância e ainda se caracteriza por ser uma forma que poder girar ou rolar quando colocada em uma superfície como uma mesa ou no chão. E se, por acaso, nós a cortamos, dividindo-a em duas partes, o local em que a cortamos terá o formato de uma circunferência.

As bolas de uma piscina de bolinhas representam inúmeras esferas coloridas.

E agora, você já sabe dizer o que são o bambolê, o prato e a bola que aparecem na primeira imagem do texto? O bambolê caracteriza uma circunferência, pois não possui um preenchimento; o prato simboliza um círculo, pois todo o seu interior é preenchido; e a bola representa uma esfera, pois, além de tridimensional, é uma forma circular.

O bambolê, o prato e a bola podem ser classificados, cada um, em circunferência, círculo ou esfera? O bambolê, o prato e a bola podem ser classificados, cada um, em circunferência, círculo ou esfera?
Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Matemática

Circunferência

Matemática

Figuras Planas

Matemática

Formas geométricas | Ensino Fundamental I

Matemática

O Comprimento do Círculo

Últimos artigos

Pau-brasil

Pau-brasil foi o primeiro artigo que os portugueses exploraram durante a colonização. Era uma madeira conhecida por permitir a fabricação de um corante avermelhado.

Deuses gregos

Os deuses gregos formavam o chamado panteão da religião dos gregos. Na crença grega, eram imortais, mas tinham forma humana e sentimentos comuns aos dos humanos.

Macacos

Macacos são animais mamíferos da ordem dos primatas que, geralmente, são encontrados vivendo em grupos, os quais apresentam comportamento social.

Tutu

Tutu, no folclore brasileiro, é reconhecido como um monstro disforme que é muito associado com o bicho-papão, o monstro devorador de crianças.