Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Perímetro de um polígono

Relacionando os conceitos de polígonos e perímetro de figuras planas e aplicando em uma situação-problema.

Perímetro: medindo o contorno de uma figura Perímetro: medindo o contorno de uma figura

Perímetro e polígono são dois conceitos que estudamos desde os primeiros anos de nossa vida escolar, não é mesmo? Dessa vez, a fim de aprender a medir perímetros de polígonos, relacionaremos esses dois conceitos matemáticos. Para isso vamos relembrar o que é cada um deles.

O perímetro é o comprimento da linha ou do contorno de uma determinada figura (polígono). Ou ainda, é a soma das medidas dos lados de um polígono.


Polígonos são figuras fechadas formadas por segmentos de reta e caracterizam-se pelos seguintes elementos: ângulos, vértices, diagonais e lados.

Esses dois conceitos, citados de forma simples, são suficientes para que possamos compreender o cálculo do perímetro de um polígono. Portanto, para calcularmos o perímetro de qualquer polígono precisamos apenas somar a medida dos lados desse polígono.

Assim, vejamos como fazer o cálculo desse perímetro em um problema que envolve polígonos.

“Um milionário construiu sua casa em um condomínio de luxo. Ele deseja cercar o lote em que construiu sua mansão. Veja a vista panorâmica desse lote e calcule quantos metros de cerca ele deverá comprar.”

 

Vimos em nosso estudo que perímetro é o comprimento do contorno de uma figura. A cerca que o milionário deseja colocar fará justamente um contorno em seu lote, portanto é preciso calcular o perímetro de seu lote.

E o perímetro nós sabemos calcular, certo? Como dito, devemos somar a medida dos lados desse polígono.

Assim sendo, devemos realizar os seguintes cálculos:

Portanto, o perímetro desse lote é de 320 metros e com isso podemos afirmar que serão necessários 320 metros de cerca para cercar o lote do milionário.

Veja que o perímetro utiliza apenas a ideia da adição de medidas, algo fácil e que está presente em nosso cotidiano.


Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática
Equipe EscolaKids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Matemática

Diagonais de um polígono

Matemática

Polígonos

Matemática

Polígonos convexos e seus elementos

Matemática

Polígonos inscritos e circunscritos

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.