Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Área do cilindro

Clique para aprender a calcular a área total do cilindro, as áreas de suas bases e a área lateral.

Para calcular a área de um cilindro, é necessário calcular separadamente a área de suas bases e a área lateral. Veja a figura a seguir:

Exemplo de cilindro

Depois desse cálculo, bastar somar os resultados encontrados.

Área das bases de um cilindro

De acordo com a definição dos cilindros, as suas bases são congruentes. Isso significa que possuem as mesmas medidas. Dessa maneira, é necessário calcular apenas a área de uma das bases e multiplicar o resultado por 2. Isso simplifica o procedimento e poupa tempo.

Observe que as bases de um cilindro são círculos de raio r. Assim, para calcular a área das bases, podemos usar a fórmula para o cálculo da área do círculo:

AB1 = πr2

AB2 = πr2

AB1 é a área da primeira base, AB2 é a área da segunda base, e r é o raio do cilindro. Observe que r é o mesmo para as duas áreas, pois as bases são círculos congruentes.

A área total das bases do cilindro, portanto, é a soma das áreas das duas bases. Como essas áreas são iguais, podemos escrever:

AB = AB1 + AB2

AB = πr2 + πr2

AB = 2πr2

Área lateral de um cilindro

A área lateral do cilindro é a área da figura formada entre os dois círculos. Obviamente, é necessário descobrir que figura é essa para calcular a área. Para tanto, imagine um corte vertical feito no cilindro. Ao abrir essa forma, teremos como resultado um paralelogramo. Observe a figura a seguir que mostra a planificação de um cilindro:

Planificação de um cilindro

A versão planificada de um cilindro mostra que sua superfície lateral é um paralelogramo. A área dessa figura é obtida multiplicando-se base por altura, ou seja, multiplicando-se o comprimento de um de seus lados pela distância entre esse lado e o oposto a ele. Assumindo base e altura como b e h, respectivamente, teremos:

AL = bh

Tomando como base o lado maior do paralelogramo, observe que essa base coincide com o contorno do círculo, que é a base do cilindro. A imagem a seguir ilustra isso:

Base do cilindro e do paralelogramo

Dessa maneira, a base do paralelogramo tem a mesma medida do perímetro do círculo, que pode ser obtido pela seguinte expressão:

P = 2πr

Assim, b = 2πr, sendo b a base do paralelogramo. Substituindo isso na fórmula para o cálculo da área lateral do cilindro, teremos:

AL = 2πrh

Área total do cilindro

Como dito, a área total do cilindro (A) é a soma entre as áreas das bases e a área lateral. Portanto, matematicamente, teremos:

A = AB + AL

A = 2πr2 + 2πrh

Colocando os fatores comuns em evidência, teremos:

A = 2πr(r + h)

Exemplo:

Calcule a área de um cilindro cujo raio da base mede 10 cm e a altura mede 15 cm.

Solução: basta usar a fórmula da área que acabamos de obter. Para isso, arredondaremos π para 3.

A = 2πr(r + h)

A = 2·3·10·(10 + 15)

A = 6·10·(25)

A = 60·25

A = 1500 cm2 aproximadamente


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática


 

Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto:

A área total do cilindro é a soma da área lateral com a área das bases A área total do cilindro é a soma da área lateral com a área das bases
Por Luiz Paulo Moreira Silva

Você pode se interessar também

Matemática

Paralelogramos

Matemática

Volume de um Cilindro

Matemática

Planificação de Sólidos Geométricos

Matemática

Volume do Cubo e do Paralelepípedo

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.