Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Área do cilindro

Clique para aprender a calcular a área total do cilindro, as áreas de suas bases e a área lateral.

Para calcular a área de um cilindro, é necessário calcular separadamente a área de suas bases e a área lateral. Veja a figura a seguir:

Exemplo de cilindro

Depois desse cálculo, bastar somar os resultados encontrados.

Área das bases de um cilindro

De acordo com a definição dos cilindros, as suas bases são congruentes. Isso significa que possuem as mesmas medidas. Dessa maneira, é necessário calcular apenas a área de uma das bases e multiplicar o resultado por 2. Isso simplifica o procedimento e poupa tempo.

Observe que as bases de um cilindro são círculos de raio r. Assim, para calcular a área das bases, podemos usar a fórmula para o cálculo da área do círculo:

AB1 = πr2

AB2 = πr2

AB1 é a área da primeira base, AB2 é a área da segunda base, e r é o raio do cilindro. Observe que r é o mesmo para as duas áreas, pois as bases são círculos congruentes.

A área total das bases do cilindro, portanto, é a soma das áreas das duas bases. Como essas áreas são iguais, podemos escrever:

AB = AB1 + AB2

AB = πr2 + πr2

AB = 2πr2

Área lateral de um cilindro

A área lateral do cilindro é a área da figura formada entre os dois círculos. Obviamente, é necessário descobrir que figura é essa para calcular a área. Para tanto, imagine um corte vertical feito no cilindro. Ao abrir essa forma, teremos como resultado um paralelogramo. Observe a figura a seguir que mostra a planificação de um cilindro:

A versão planificada de um cilindro mostra que sua superfície lateral é um paralelogramo. A área dessa figura é obtida multiplicando-se base por altura, ou seja, multiplicando-se o comprimento de um de seus lados pela distância entre esse lado e o oposto a ele. Assumindo base e altura como b e h, respectivamente, teremos:

AL = bh

Tomando como base o lado maior do paralelogramo, observe que essa base coincide com o contorno do círculo, que é a base do cilindro. A imagem a seguir ilustra isso:

Base do cilindro e do paralelogramo

Dessa maneira, a base do paralelogramo tem a mesma medida do perímetro do círculo, que pode ser obtido pela seguinte expressão:

P = 2πr

Assim, b = 2πr, sendo b a base do paralelogramo. Substituindo isso na fórmula para o cálculo da área lateral do cilindro, teremos:

AL = 2πrh

Área total do cilindro

Como dito, a área total do cilindro (A) é a soma entre as áreas das bases e a área lateral. Portanto, matematicamente, teremos:

A = AB + AL

A = 2πr2 + 2πrh

Colocando os fatores comuns em evidência, teremos:

A = 2πr(r + h)

Exemplo:

Calcule a área de um cilindro cujo raio da base mede 10 cm e a altura mede 15 cm.

Solução: basta usar a fórmula da área que acabamos de obter. Para isso, arredondaremos π para 3.

A = 2πr(r + h)

A = 2·3·10·(10 + 15)

A = 6·10·(25)

A = 60·25

A = 1500 cm2 aproximadamente


Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática


 

Aproveite para conferir nossas videoaulas sobre o assunto:

A área total do cilindro é a soma da área lateral com a área das bases A área total do cilindro é a soma da área lateral com a área das bases
Por Luiz Paulo Moreira Silva

Você pode se interessar também

Matemática

Planificação de Sólidos Geométricos

Matemática

Área do paralelogramo

Matemática

Volume do cilindro

Matemática

Paralelogramos

Últimos artigos

Medidas de volume

Utilizamos o volume para calcular o espaço ocupado por uma determinada matéria. Assim, é necessário desenvolver unidades de medidas de volume, como o metro cúbico.

Sólidos geométricos | Ensino Fundamental I

Sólidos geométricos são figuras com três dimensões e podem ser encontrados facilmente no nosso dia a dia. Cada sólido apresenta características únicas.

Sílabas | Ensino Fundamental I

Sílaba é o som que pronunciamos ao falarmos uma palavra. É formada por vogal ou por consoante mais vogal.

Lei do Ventre Livre

A Lei de Ventre Livre foi uma lei aprovada em 1871 que tinha como proposta iniciar a transição lenta e gradual do Brasil para a abolição do trabalho escravo.