Clique aqui e aprenda a calcular a área da região circular, ou seja, a área de uma circunferência!
A circunferência é uma figura que possui o formato circular e está presente em diversas situações relacionadas ao nosso dia a dia. Se observarmos atentamente à nossa volta, verificamos que o formato circular é muito importante para o funcionamento perfeito de alguns objetos. Por exemplo, as rodas de um carro possuem o formato circular, o que facilita a sua locomoção. Outra parte do carro com o formato de uma circunferência é o volante, que possui esse formato para um melhor controle de direcionamento do carro.
As rodas de uma bicicleta, a tampa de uma panela, algumas placas de trânsito, entre outros objetos, possuem formato circular.
No esporte também observamos a presença do formato circular. O centro do campo de futebol e de uma quadra de futsal é delimitado por uma circunferência. Algumas pessoas confundem circunferência com círculo, mas a diferença entre os dois é muito fácil de estabelecer. Veja:
O círculo é a parte interna da circunferência.
A circunferência é a linha que limita o círculo.
Todos os outros formatos geométricos planos possuem medidas da largura e do comprimento, que são utilizadas no cálculo da área dessas figuras. No caso da circunferência, o elemento responsável pela sua área é chamado de raio, que é determinado pela distância entre o centro da circunferência até a extremidade.
A área de uma região circular é calculada pela expressão , onde r é a medida do raio e π uma letra grega de valor fixo igual a 3,14.
Exemplo 1
Vamos calcular a área de uma região circular com raio medindo 10 metros.
A = 3,14 * 10²
A = 3,14 * 100
A = 314 m²
Como estamos trabalhando com área, a unidade de medida deverá ser o metro quadrado.
Exemplo 2
Uma praça possui o formato circular com raio medindo 20 metros. Calcule quantos metros quadrados de grama são necessários para preencher essa praça.
A = 3,14 * 20²
A = 3,14 * 400
A = 1 256 m²
Por Marcos Noé
Matemático
Videoaula relacionada: