Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Área da Região Circular

Clique aqui e aprenda a calcular a área da região circular, ou seja, a área de uma circunferência!

A circunferência é uma figura que possui o formato circular e está presente em diversas situações relacionadas ao nosso dia a dia. Se observarmos atentamente à nossa volta, verificamos que o formato circular é muito importante para o funcionamento perfeito de alguns objetos. Por exemplo, as rodas de um carro possuem o formato circular, o que facilita a sua locomoção. Outra parte do carro com o formato de uma circunferência é o volante, que possui esse formato para um melhor controle de direcionamento do carro.
As rodas de uma bicicleta, a tampa de uma panela, algumas placas de trânsito, entre outros objetos, possuem formato circular.

No esporte também observamos a presença do formato circular. O centro do campo de futebol e de uma quadra de futsal é delimitado por uma circunferência. Algumas pessoas confundem circunferência com círculo, mas a diferença entre os dois é muito fácil de estabelecer. Veja:

O círculo é a parte interna da circunferência.

A circunferência é a linha que limita o círculo.



Todos os outros formatos geométricos planos possuem medidas da largura e do comprimento, que são utilizadas no cálculo da área dessas figuras. No caso da circunferência, o elemento responsável pela sua área é chamado de raio, que é determinado pela distância entre o centro da circunferência até a extremidade.


A área de uma região circular é calculada pela expressão , onde r é a medida do raio e π uma letra grega de valor fixo igual a 3,14.

Exemplo 1

Vamos calcular a área de uma região circular com raio medindo 10 metros.
 

A = 3,14 * 10²
A = 3,14 * 100
A = 314 m²

Como estamos trabalhando com área, a unidade de medida deverá ser o metro quadrado.

Exemplo 2

Uma praça possui o formato circular com raio medindo 20 metros. Calcule quantos metros quadrados de grama são necessários para preencher essa praça.
 

A = 3,14 * 20²
A = 3,14 * 400
A = 1 256 m²

 

Por Marcos Noé
Matemático


Videoaula relacionada:

Praça no formato circular Praça no formato circular
Por Marcos Noé

Você pode se interessar também

Matemática

Diferença entre circunferência, círculo e esfera

Matemática

Partes de um círculo

Matemática

Posições relativas entre retas

Matemática

Área de um losango

Últimos artigos

Pau-brasil

Pau-brasil foi o primeiro artigo que os portugueses exploraram durante a colonização. Era uma madeira conhecida por permitir a fabricação de um corante avermelhado.

Deuses gregos

Os deuses gregos formavam o chamado panteão da religião dos gregos. Na crença grega, eram imortais, mas tinham forma humana e sentimentos comuns aos dos humanos.

Macacos

Macacos são animais mamíferos da ordem dos primatas que, geralmente, são encontrados vivendo em grupos, os quais apresentam comportamento social.

Tutu

Tutu, no folclore brasileiro, é reconhecido como um monstro disforme que é muito associado com o bicho-papão, o monstro devorador de crianças.