Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Área da Região Circular

Clique aqui e aprenda a calcular a área da região circular, ou seja, a área de uma circunferência!

A circunferência é uma figura que possui o formato circular e está presente em diversas situações relacionadas ao nosso dia a dia. Se observarmos atentamente à nossa volta, verificamos que o formato circular é muito importante para o funcionamento perfeito de alguns objetos. Por exemplo, as rodas de um carro possuem o formato circular, o que facilita a sua locomoção. Outra parte do carro com o formato de uma circunferência é o volante, que possui esse formato para um melhor controle de direcionamento do carro.
As rodas de uma bicicleta, a tampa de uma panela, algumas placas de trânsito, entre outros objetos, possuem formato circular.

No esporte também observamos a presença do formato circular. O centro do campo de futebol e de uma quadra de futsal é delimitado por uma circunferência. Algumas pessoas confundem circunferência com círculo, mas a diferença entre os dois é muito fácil de estabelecer. Veja:

O círculo é a parte interna da circunferência.

A circunferência é a linha que limita o círculo.



Todos os outros formatos geométricos planos possuem medidas da largura e do comprimento, que são utilizadas no cálculo da área dessas figuras. No caso da circunferência, o elemento responsável pela sua área é chamado de raio, que é determinado pela distância entre o centro da circunferência até a extremidade.


A área de uma região circular é calculada pela expressão , onde r é a medida do raio e π uma letra grega de valor fixo igual a 3,14.

Exemplo 1

Vamos calcular a área de uma região circular com raio medindo 10 metros.
 

A = 3,14 * 10²
A = 3,14 * 100
A = 314 m²

Como estamos trabalhando com área, a unidade de medida deverá ser o metro quadrado.

Exemplo 2

Uma praça possui o formato circular com raio medindo 20 metros. Calcule quantos metros quadrados de grama são necessários para preencher essa praça.
 

A = 3,14 * 20²
A = 3,14 * 400
A = 1 256 m²

 

Por Marcos Noé
Matemático


Videoaula relacionada:

Praça no formato circular Praça no formato circular
Por Marcos Noé

Você pode se interessar também

Matemática

Partes de um círculo

Matemática

Área do cilindro

Matemática

Área de um losango

Matemática

Ângulos complementares e suplementares

Últimos artigos

Medidas de volume

Utilizamos o volume para calcular o espaço ocupado por uma determinada matéria. Assim, é necessário desenvolver unidades de medidas de volume, como o metro cúbico.

Sólidos geométricos | Ensino Fundamental I

Sólidos geométricos são figuras com três dimensões e podem ser encontrados facilmente no nosso dia a dia. Cada sólido apresenta características únicas.

Sílabas | Ensino Fundamental I

Sílaba é o som que pronunciamos ao falarmos uma palavra. É formada por vogal ou por consoante mais vogal.

Lei do Ventre Livre

A Lei de Ventre Livre foi uma lei aprovada em 1871 que tinha como proposta iniciar a transição lenta e gradual do Brasil para a abolição do trabalho escravo.