Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Partes de um círculo

Saiba mais sobre as partes de um círculo e suas características clicando aqui!

Conheça os elementos que compõem um círculo Conheça os elementos que compõem um círculo

Antes de verificar quais são as partes de um círculo, você se lembra de qual é a diferença entre circunferência e círculo?


A circunferência delimita o espaço preenchido pelo círculo.

Quando vemos a imagem de uma figura circular, como a da figura acima, podemos classificar a circunferência como o conjunto de pontos que delimita a forma, já o círculo é todo o espaço interior à circunferência.

Agora que já nos lembramos da definição de círculo, vamos identificar todas as partes que estão presentes nele! Considere um círculo cujo centro seja um ponto C e considere dois pontos, A e B, presentes em sua extremidade, ou seja, em sua circunferência:


O ponto C está no centro do círculo e os pontos A e B estão na circunferência.

Se nós fizermos dois segmentos de reta, um que liga os pontos A e C e outro que liga C e B, a seguinte figura será formada:


Os segmentos de reta AC e BC delimitam o setor circular menor (em roxo) e o setor circular maior (em azul).

A parte colorida de roxo, que é constituída pelo interior da figura formada pelos pontos ABC, é chamada de setor circular menor. Já a parte azul da figura, formada pela circunferência e o exterior de ABC, é chamada de setor circular maior.

Para não esquecer: imagine que você acabou de retirar uma fatia de uma pizza. A fatia retirada representa o setor circular menor, e o que restou da pizza representa o setor circular maior.

Vamos agora traçar um segmento de reta para ligar os pontos A e B da circunferência:


Ao traçar a semirreta AB, encontramos os segmentos circulares maior e menor.

Quando traçamos a semirreta AB, segmentamos o círculo em duas partes distintas. A menor parte, destacada em amarelo na figura acima, é chamada de segmento circular menor e não contém o centro do círculo. Já a parte maior, de cor laranja, é chamada de segmento circular maior e contém o ponto central do círculo.

Para não esquecer: Imagine que você deixou cair um prato no chão e apenas uma “beiradinha” do prato quebrou-se. A parte que se quebrou é o segmento circular menor e tudo o que restou do prato é o segmento circular maior.

Vamos agora traçar um segmento de reta que passe pelo ponto A e pelo ponto C do círculo, cortando a circunferência em um ponto D:


Um segmento de reta que passe por A e C e intercepte a circunferência em outro ponto divide a circunferência em dois semicírculos.

Ao traçar um segmento de reta que intercepte os pontos A e C e um outro ponto D da circunferência, há a formação de dois semicírculos, que devem ter o mesmo tamanho. Você se lembra dos elementos da circunferência? Então deve recordar que nós podemos chamar a reta AD de diâmetro! Para não esquecer: um semicírculo é sempre a metade de um círculo!


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática


Aproveite para conferir nossa videoula relacionada ao assunto:

Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Matemática

Circunferência

Matemática

Diferença entre circunferência, círculo e esfera

Matemática

Gráfico de setores

Matemática

O Comprimento do Círculo

Últimos artigos

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Área do cubo

A área do cubo é a medida da superfície desse poliedro. A área da base, a área lateral e a área total do cubo estão relacionadas à área do quadrado.