Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Gráfico de setores

Clique e aprenda o que é um gráfico de setores e saiba que tipo de informações ele pode representar e o método usado para construí-lo.

O gráfico de setores lembra o formato de uma pizza e é uma das formas mais simples de representar dados O gráfico de setores lembra o formato de uma pizza e é uma das formas mais simples de representar dados

O gráfico de setores é uma importante ferramenta usada para a análise de dados obtidos, por exemplo, em uma pesquisa. Esse gráfico consiste em representar informações na forma de setor circular. Para tanto, basta considerar que 100% dos dados equivalem a um setor circular de 360°. Dessa forma, metade desses dados equivale a um setor circular de 180°, e assim por diante.

O ângulo do setor circular corresponde a uma porcentagem dos dados. A totalidade do gráfico sempre será uma circunferência, pois o total dos dados representados sempre é igual a 100%, ou pode ser escrito dessa forma.

Assim, digamos que o candidato A, em uma pesquisa eleitoral, possui 50% das intenções de votos dos eleitores, e o candidato B possui 25%. Em um gráfico de setores, as intenções de voto do candidato A seriam representadas por um setor circular de 180°; as intenções de voto do candidato B seriam representadas por um setor circular de 90° e o último setor circular, usado para completar os 100%, seria relativo à soma dos votos brancos, nulos e de outros candidatos.


A preferência dos eleitores pode ser representada pelo gráfico de setores

Esse gráfico também é conhecido como gráfico de pizza.

Tabela de frequência relativa e absoluta

Há diversas maneiras de representar dados, e uma delas é o gráfico. Existem muitos tipos de gráficos, e cada um deles é mais indicado para situações específicas. Entre os mais simples, está o gráfico de setores ou de pizza.

Outra maneira de representar dados é por meio de uma lista que os contenha. Essa maneira é a pior para a análise, por isso, não é muito usada.

Informações ou dados também podem ser dispostos e representados em uma tabela. Recomendamos a construção de uma tabela sempre que for necessário construir um gráfico. No caso do gráfico de setores, será necessário que essa tabela possua a frequência relativa de cada uma das variáveis nela.

Frequência relativa é a porcentagem relacionada a cada variável, ou a razão relativa a essa porcentagem. Uma pesquisa de satisfação com o produto A, por exemplo, foi feita com 2000 pessoas. Dessas, 200 disseram estar muito satisfeitas; 1500 disseram estar satisfeitas e 300 pessoas disseram estar insatisfeitas.

Essa situação pode ser representada pela seguinte tabela:

Para obter essas porcentagens, basta dividir a frequência de cada uma das respostas dadas pelo total de pessoas entrevistadas e multiplicar o resultado por 100. Outra técnica que pode ser usada é a regra de três.

Construção do gráfico de setores

Para construir o gráfico de setores, basta fazer a tabela com as frequências relativas em porcentagem e, depois, utilizar essas porcentagens para descobrir o ângulo de cada um dos setores circulares do gráfico. Para isso, usa-se a regra de três.

Em seguida, por meio de alguma ferramenta para medir ângulos, pode-se construir cada um dos setores circulares. Por fim, colocam-se as porcentagens de dados em cada um dos setores circulares, a legenda e o título do gráfico.

Usando como exemplo a tabela anterior, teremos os seguintes ângulos para os setores circulares:

Muito satisfeitos: 200 pessoas

100% = 360°
10%        x 

100x = 360·10

100x = 3600

x = 3600
    100

x = 36°

Satisfeitos: 1500 pessoas

100% = 360°
75%       x 

100x = 360·75

100x = 27000

x = 27000
     100

x = 270°

Insatisfeitos: 300 pessoas

100% = 360°
15%       x 

100x = 360·15

100x = 5400

x = 5400
     100

x = 54°

O gráfico de setores relacionado a essa situação será:

Por Luiz Paulo Moreira Silva

Você pode se interessar também

Matemática

Circunferência

Matemática

Estatística

Matemática

Gráficos

Matemática

Multiplicação

Últimos artigos

Esportes olímpicos

Os esportes olímpicos são os esportes praticados em uma edição de Jogos Olímpicos. Essa escolha é responsabilidade do COI, instituição que organiza as Olimpíadas.

Bloqueio Continental

O Bloqueio Continental foi um embargo estabelecido por Napoleão Bonaparte que proibiu o comércio com os ingleses no continente europeu. Esteve em vigor entre 1806 e 1814.

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.