Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Medidas de tempo

As medidas de tempo surgiram para atender a diversas necessidades dos seres humanos, como compreender o período de tempo entre o cultivo e a colheita ou, até mesmo, o momento em que o Sol vai se pôr. A primeira referência para controle do tempo foi o Sol, assim, os primeiros relógios controlavam o tempo de acordo com a posição da Terra em relação à principal estrela do Sistema Solar.

Atualmente, medir o tempo continua sendo uma tarefa importante e, por isso, surgiram relógios analógicos e calendários. Existem várias unidades de medida de tempo, como a hora, minuto, segundo, semana, dia, ano, década, século, entre outras.

Instrumentos utilizados para medição de tempo.

Quais são as medidas de tempo?

No nosso dia a dia, há várias unidades de medida de tempo, como os dias, anos, meses, mas a principal é a hora. Como submúltiplo da hora, temos os minutos – 1 hora possui exatamente 60 minutos. O minuto serve para medir intervalos de tempo um pouco menores, como o tempo de deslocamento de um bairro até outro.

Outro submúltiplo bastante útil para medir intervalos menores são os segundos – 1 minuto possui 60 segundos, e 1 hora possui 3.600 segundos. Há várias situações em que utilizamos os segundos, como o tempo em que o semáforo ficará fechado ou aberto.

Leia também: Números romanos – sistema de numeração utilizado para a contagem dos séculos

Conversão de unidades

É bastante comum realizarmos conversão das unidades de medida de tempo. Para realizarmos a transformação de hora para minuto ou de minuto para segundo, multiplicamos por 60. Se for no sentido contrário, dividimos por 60.

Exemplo 1

Quantos segundos têm 2 horas e 20 minutos?

Primeiro vamos converter de hora para minuto:

2 horas → min
2 · 60 = 120 minutos

Como são 2 horas e 20 minutos, o tempo em minutos será de 120 + 20 = 140 minutos.

Agora vamos converter de minuto para segundo:

140 · 60 = 8.400 segundos.

Exemplo 2

Quantas horas têm 210 minutos?

Realizando a conversão:

210 min → horas
210:60 = 3,5 horas

Logo o tempo é de 3 horas e meia ou 3 horas e 30 minutos.

Além da relação entre horas, minutos e segundos, vale lembrar que é possível também converter de dias para horas, de mês para dias, entre outros. Para isso, basta usarmos a correspondência correta. Por exemplo, 1 dia tem 24 horas, logo, para transformar de dias para horas, multiplica-se por 24. Agora se for o contrário, de horas para dias, dividimos por 24.

Podemos usar o mesmo raciocínio para anos e meses, meses e dias ou, até mesmo de forma direta, entre anos e dias.

Veja também: Qual o valor de um algarismo?

Instrumentos de medida de tempo

Para realizar a marcação do tempo e determinar as horas, utilizamos relógios digitais ou de ponteiro. No relógio, é possível acompanhar as horas e os minutos, e, em alguns casos, também há a marcação dos segundos. Outro instrumento bastante parecido com o relógio é o cronômetro, que é utilizado em corridas. Ele é útil para marcar o tempo com precisão.

O ponteiro preto e pequeno mede as horas; o grande, os minutos; e o ponteiro amarelo, os segundos.
O ponteiro preto e pequeno mede as horas; o grande, os minutos; e o ponteiro amarelo, os segundos.

Outras medidas de tempo

Para controlarmos os dias do ano, utilizamos o calendário. Na história da humanidade, surgiram vários calendários, mas o que utilizamos hoje no Brasil é o calendário gregoriano, dividido em 12 meses (janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro), que possuem entre 30 e 31 dias, exceto o mês de fevereiro, que possui 28 dias. Vale ressaltar que, de 4 em 4 anos, fevereiro possui 29 dias.

Os anos em que fevereiro possui mais dias são conhecidos como anos bissextos. Isso acontece porque cada ano tem, na realidade, 365 dias e 6 horas, o que faz com que, de 4 em 4 anos, essas 6 horas excedentes se tornem 1 dia a mais.

As medidas de tempo utilizadas são variações de medida de dias, anos ou horas.

UNIDADE

EQUIVALE A

1 dia

24 horas

1 semana

7 dias

1 quinzena

15 dias

1 mês

28 ou 29 dias (fevereiro)

30 ou 31 dias (demais meses)

1 bimestre

2 meses

1 trimestre

3 meses

1 quadrimestre

4 meses

1 semestre

6 meses

1 ano

12 meses ou 365 dias

1 década

10 anos

1 século

100 anos

1 milênio

1.000 anos

Por Raul Rodrigues de Oliveira

Você pode se interessar também

Matemática

Comprimento

Matemática

Conhecendo as Medidas de Massa

Matemática

Medidas de Volume e Capacidade

Matemática

Unidades de medidas: por que elas existem?

Últimos artigos

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.

Transporte passivo

Transporte passivo garante o transporte de substâncias através da membrana plasmática sem que ocorra o gasto de energia. A osmose é um tipo de transporte passivo.