Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Unidades de medidas: por que elas existem?

A importância de existir um sistema universal de unidades de medidas e o que aconteceria se não tivéssemos um sistema de unidades de medidas padronizado.

Você já parou para pensar como seria o mundo se não existissem as unidades de medidas padronizadas? A princípio essa aparenta ser uma pergunta sem importância, mas com um pouquinho de reflexão sobre o nosso dia a dia, veremos que se torna relevante.

Reflita sobre a seguinte situação:

A professora pede para que cada aluno meça as medidas do lote de sua casa para a aula seguinte. No outro dia, a professora pede para que cada aluno diga quais foram as medidas obtidas.

Pedro: “O lote da minha casa tem 80 pés de largura e 800 pés de comprimento”.
João: “O lote da minha casa é maior que o de Pedro, pois tem 82 pés de largura e 810 pés de comprimento”.



Pensamento:

Pensamento

Pense na possibilidade de os pés deles serem de tamanhos diferentes: isso fará com que não seja possível comparar as duas medidas. Supondo que os pés de Pedro meçam 40 centímetros (0,4 metros) e os de João, 35 centímetros (0,35 metros), qual será a medida do lote de cada um?


Largura:

Pedro :  80×40= 3200 centímetros
João : 82×35= 2870 centímetros

Note que a medida da largura do lote de Pedro é maior do que a de João!


Comprimento:

Pedro : 800×40 = 32000 centímetros
João : 810×35 = 28350 centímetros

Note que a medida do comprimento do lote de Pedro é maior do que a de João!

Então, se cada um usasse um objeto diferente para realizar medidas, nosso mundo ficaria uma verdadeira bagunça, pois nunca poderíamos comparar as medidas de cada pessoa. Afinal, cada objeto seria de um tamanho diferente, assim como aconteceu no caso dos lotes de Pedro e de João, em que o lote de João tinha uma quantidade maior de pés do que o lote de Pedro, mas a medida do seu pé era bem inferior à de Pedro.

Por isso as unidades de medidas são padronizadas em todo o mundo. Caso você meça algo utilizando a unidade de medida (metros, por exemplo), ela será a mesma em qualquer outro país.

Você ainda se lembra das unidades de medidas existentes? Confira os seguintes artigos: Medidas de volume e capacidade , Unidades de área , Unidades de medida de capacidade  e Unidades de medida de tempo.


Saiba que para tudo o que estudamos em nossa vida existe um propósito, mesmo que atualmente você não entenda realmente que propósito é este, não menospreze os conhecimentos adquiridos no decorrer de sua vida, pois eles poderão ser úteis no seu futuro.


Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática

Videoaula relacionada:

Ferramenta que usamos para medir o comprimento de objetos Ferramenta que usamos para medir o comprimento de objetos
Por Gabriel Alessandro de Oliveira

Você pode se interessar também

Matemática

Unidades de Velocidade

Matemática

Medidas de volume

Matemática

Grandezas diretamente e inversamente proporcionais

Matemática

Retas paralelas cortadas por uma transversal

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.