Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Medidas de capacidade

Pela necessidade de medir-se a capacidade de objetos, surgiram algumas medidas de capacidade ao longo da história. Medir a capacidade ou o volume de objetos é uma prática comum e necessária.  As principais medidas de capacidade são:

• litro

• metro cúbico

O litro geralmente é utilizado para medir-se capacidade de líquidos, como leite, água, sucos, produtos de limpeza. O metro cúbico é utilizado para medir-se volume, como de caixas, cômodos, malas, entre outros objetos. Ambos possuem múltiplos e submúltiplos, como o mililitro ou o centímetro cúbico. É necessário que saibamos realizar a conversão de uma unidade de medida de capacidade para seus múltiplos e submúltiplos, e também converter metros cúbicos para litros. Existem outras medidas de capacidade menos comum, como a onça fluida, o galão e o barril.

Veja também: Quais são as unidades de medida de tempo?

O mililitro é uma medida de capacidade.

Medida de capacidade

As principais medidas de capacidade usadas no dia a dia são o metro cúbico e o litro. Utilizamos o litro geralmente para medir o volume de líquidos e gases. Essa unidade de medida é bastante comum no dia a dia, pois leite, refrigerante, água, entre outros líquidos, são sempre medidos em litros.

O litro (l) possui submúltiplos, que são:

  • decilitro (dl)
  • centilitro (cl)
  • mililitro (ml)

Possui também múltiplos, que são:

  • decalitro (dal)
  • hectolitro (hl)
  • quilolitro (kl)

Conversão de unidades

Para realizar a conversão de uma unidade para outra, basta construirmos a tabela respeitando a ordem a seguir:

Sempre que estiver fazendo a conversão de uma unidade maior para uma unidade menor, ou seja, da esquerda para a direita, é necessário multiplicar por 10 cada unidade de medida percorrida. Agora, quando é o contrário, de uma unidade menor para a próxima maior, é necessário dividir por 10.

Exemplo:

Transforme 25 kl em l.

Como há três unidades de medida de kl para l, então multiplicaremos por 10³, ou seja, por 1000.

25 · 1000 = 25 000 l

Medida de volume

O metro cúbico é bastante comum na construção civil, no planejamento de móveis e até mesmo na confecção de objetos menores, como caixas.

Seus submúltiplos são:

  • decímetro cúbico (dm³)
  • centímetro cúbico (cm³)
  • milímetro cúbico (mm³)

Seus múltiplos são:

  • decâmetro cúbico (dam³)
  • hectômetro cúbico (hm³)
  • quilômetro cúbico (km³)

Podemos relacionar medidas de volume com medidas de capacidade, para fazer a conversão, é necessário saber que:

  • 1 m³ → 1000 l
  • 1 cm³ → 1 ml
  • 1 dm³ → 1 l

Leia também: Volume do cilindro – como calcular?

Outras unidades de capacidade

Existem outras medidas de capacidade não tão usuais. Medidas que eram comuns, mas acabaram substituídas pelo litro, como:

  • barris imperiais
  • galão
  • onça fluida ou líquida.

Um galão americano são 3,8 litros se realizarmos a conversão. No entanto, a medida do galão não é única, por exemplo, a unidade conhecida como galão imperial, do Reino Unido, mede 4,5 litros. Ressalta-se então a importância da medida litro, que é uma só, independentemente do país.

O barril é utilizado para transporte de petróleo, entre outros líquidos, e assim como o galão possui valores diferentes dependendo do país. Um barril estadunidense tem capacidade de 158,99  litros, já o britânico ou imperial possui capacidade para 159,11 litros. A diferença entre o barril britânico e o estadunidense inicialmente é pouca, mas, em larga escala, torna-se muito grande.

A onça líquida (oz) é uma unidade ainda comum (por mais que no Brasil ela não seja utilizada) em produtos importados, como copos de liquidificador ou medidores, nos quais é bastante vista a sigla (fl. Oz). Utilizada geralmente para capacidades menores, uma onça fluida corresponde a 28,4 ml.

Exercícios resolvidos

Questão 1 - Um tanque que possui capacidade de 12.000 litros estava com a metade dessa capacidade preenchida com água. Depois disso foram acrescentados 150 dal nele. Qual é a quantidade de quilolitros de água que há no tanque?

A) 12,15

B) 0,75

C) 75

D) 7,5

Resolução

Alternativa D

Sabemos que, inicialmente, metade do tanque está preenchida, o que corresponde a 6000 litros, além disso, foram adicionados 150 dal, que, para converter em litros, são multiplicados por 10.

150 . 10 = 1500 litros

Assim, no tanque há um total de 6000 + 1500 = 7500 litros.

Para converter de litros para kl, vamos dividir o total anterior por 1000.

7500 : 1000 = 7,5 kl

Questão 2 - Kárita está passando uma temporada nos Estados Unidos. Ao preparar seu suco detox, ela percebeu que a medida do liquidificador que ela tinha em mãos era diferente, pois usava a unidade conhecida como onça fluida (fl. Oz), e a sua receita usava litros. Sabendo-se que uma onça fluida é aproximadamente igual a 28 ml, qual deve ser a quantidade de líquido que Kárita deve colocar em onça fluida, se na receita são necessários 700 ml de água?

A) 24 fl. Oz

B) 25 fl. Oz

C) 26 fl. Oz

D) 27 fl. Oz

Resolução

Alternativa B

Sabendo-se que 28 ml corresponde a 1 oz, então para encontrar a quantidade de oz que corresponde a 700 ml, basta realizarmos a divisão:

700 : 28 = 25 oz

Por Raul Rodrigues de Oliveira

Você pode se interessar também

Matemática

Comprimento

Matemática

Divisão

Matemática

Elementos de um poliedro

Matemática

Medidas de Volume e Capacidade

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.