Qual matéria está procurando ?

História

História

Pacto de Varsóvia no Leste Europeu

Conheça o Pacto de Varsóvia e os objetivos de sua criação.

Imagem produzida pela URSS indicando avanços na tecnologia espacial e as bandeiras dos membros do Pacto de Varsóvia Imagem produzida pela URSS indicando avanços na tecnologia espacial e as bandeiras dos membros do Pacto de Varsóvia

Após a criação da OTAN, em 1949, pelos países alinhados aos Estados Unidos, a URSS sentiu-se ameaçada e criou o Pacto de Varsóvia. O objetivo era manter uma integração militar entre os países da Europa Oriental, cujos governos eram comandados pelos Partidos Comunistas, para atuar no sentido de uma proteção militar mútua entre os membros do pacto.

O Pacto de Varsóvia foi criado em 1955 e tinha como componentes: URSS, Romênia, Bulgária, Albânia, Hungria, Tchecoslováquia, Alemanha Oriental e Polônia.

O motivo último que levou a URSS a formar o Pacto de Varsóvia com os países alinhados a seu regime foi a Inclusão da Alemanha Ocidental na OTAN e o seu rearmamento em 1954. No contexto de acirramento da Guerra Fria e estando a Alemanha dividida, o rearmamento de parte do território tornava-se um perigo para a outra parte.

O Pacto de Varsóvia foi, nesse sentido, uma reação à ação dos EUA de criar uma área de integração militar no Hemisfério Norte. Mas a URSS utilizou do Pacto de Varsóvia para poder reprimir as dissidências e oposições no interior dos países que estavam sob sua influência.

Um primeiro caso ocorreu na Hungria, em 1956, quando tropas e tanques soviéticos invadiram o país após a ocorrência de diversas greves de operários, que passaram a questionar o poder do Partido Comunista e do regime nos moldes soviéticos.

Em 1968, durante a Primavera de Praga, na Tchecoslováquia, novamente os tanques soviéticos foram enviados para reprimir forças oposicionistas à influência da URSS.

Porém, contrariamente à OTAN, o Pacto de Varsóvia foi dissolvido em 1991, quando houve o colapso da URSS e o desmembramento das várias repúblicas que compunham a federação soviética.


Por Tales Pinto
Graduado em História

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

História

Che Guevara

História

Guerra Fria

História

Muro de Berlim

História

OTAN

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.