Qual matéria está procurando ?

História

História

OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte

Conheça a OTAN e saiba qual sua função e o contexto de sua criação.

Selo holandês de 1989 em alusão à OTAN Selo holandês de 1989 comemorando 40 anos de existência da OTAN.*

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN ou NATO, na sigla em inglês) é uma aliança militar realizada pelos países da América do Norte e da Europa Ocidental sob a liderança dos Estados Unidos.

Leia também: Guerra Fria — conflito político-ideológico, responsável pela polarização do mundo durante boa parte da segunda metade do século XX.

Origem da OTAN

A OTAN foi criada em 1949 no contexto da Guerra Fria entre EUA e URSS, tendo como objetivo principal proteger cada um dos membros de ataques militares de outros países.

Um ataque a um dos membros da OTAN era considerado como um ataque a todos os demais membros. Faziam parte da OTAN à época da Guerra Fria: Canadá, EUA, Islândia, Noruega, Dinamarca, Alemanha Ocidental, Turquia, Grécia, Itália, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, França e Portugal. A Grécia e a Turquia entraram na OTAN em 1952, já a Alemanha Ocidental aderiu à organização em 1955.

O que é a OTAN?

A OTAN constituiu-se em uma espécie de cerco militar aos países da Europa Oriental, que durante a II Guerra Mundial havia sido ocupada pelas tropas da URSS, na luta contra o exército nazista. Essa pressão militar dos países ocidentais acirrou ainda mais os ânimos entre os EUA e a URSS, que apesar de não estarem em uma guerra aberta, passaram a investir somas muito grandes de capital no desenvolvimento de armas, sendo mais notável o desenvolvimento das bombas atômicas.

OTAN x Pacto de Varsóvia

Receosos dessa aliança militar ocidental, os líderes soviéticos criaram, em contrapartida, o Pacto de Varsóvia, em 1955. O objetivo era o mesmo que o da OTAN: realizar uma proteção mútua entre os membros do pacto. Com o fim da URSS, em 1991, o Pacto de Varsóvia também se desfez.

Esse fato não ocorreu com a OTAN, pois essa organização existe até os dias atuais. No início do século XXI, ela foi de suma importância para a defesa dos interesses dos EUA no Oriente Médio e na Ásia, sendo necessário citar o fato de que a invasão do Afeganistão, em 2001, foi realizada pela OTAN, após os ataques ao World Trade Center, em Nova Iorque, no dia 11 de setembro de 2001.

Na década anterior, a de 1990, a OTAN exerceu o papel central no ataque militar durante a Guerra dos Balcãs, mostrando que sua função de braço militar das principais potências capitalistas não se restringia ao contexto da Guerra Fria.

––––––––––––––

* Crédito da Imagem: Boris15 e Shutterstock.com

 

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Capitalismo

História

Cortina de ferro

Geografia

Globalização

História

Guerra Fria

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.