Qual matéria está procurando ?

História

História

Estado Islâmico

Conheça alguns aspectos do grupo terrorista Estado Islâmico, que vem espalhando terror no Iraque e na Síria e em outras regiões do mundo.

Você já deve ter visto em noticiários algo sobre terrorismo. Certamente também já ouviu falar em Osama Bin Laden e no dia 11 de setembro de 2001. Pois bem, o terrorismo pode ser definido como um conjunto de ações que põem em risco a vida de pessoas inocentes, geralmente civis (que não estão em atividade militar, como guerras), a fim de provocar pânico e instabilidade social, chamando a atenção para alguma causa política, religiosa etc. Os atentados terroristas de 13 de novembro de 2015, em Paris, assim como o atentado de 11 de setembro de 2001, foram empreendidos por fanáticos religiosos muçulmanos. Todavia, ao contrário daqueles do 11 de setembro de 2001, os terroristas de Paris não eram membros da Al-Qaeda, e sim do Estado Islâmico.

O Estado Islâmico desenvolveu-se entre os territórios da Síria e do Iraque durante a Guerra do Iraque, começada pelos Estados Unidos, em 2003, como retaliação a Saddan Hussein, que então comandava esse país. Suspeitava-se de que Saddan possuía um arsenal de armas químicas e biológicas de destruição em massa. À medida que a guerra avançava sobre o Iraque, uma série de rebeldes partidários do fundamentalismo islâmico, que também eram contra o governo de Saddan, aproveitaram-se da situação para elaborar um núcleo político-militar e religioso extremista nesse país. Esse núcleo recebeu o apoio da Al-Qaeda, que queria formar um “braço armado” no Iraque, e resultou no surgimento do Estado Islâmico.

O principal líder do núcleo extremista da Al-Qaeda no Iraque foi Abu al-Zarqawi, que morreu em uma operação do exército americano em 2006. Mas antes de sua morte, al-Zarqawi já havia rompido com a Al-Qaeda, quando decidiu atuar, além do Iraque, na Síria – apesar de na Síria já haver outro núcleo da Al-Qaeda atuante. O que era apenas um ramo de uma organização terrorista internacional passou a ser um projeto de Estado, que recebeu o nome inicial de Estado Islâmico do Iraque e da Síria (ou Estado Islâmico do Iraque e do Levante), cuja sigla internacional mais como é ISIS.

Com a morte de al-Zarqawi, quem, aos poucos, foi assumindo a liderança do grupo foi Abu Bark al-Bahgdadi. Com al-Bahgdadi, que, antes da guerra do Iraque, caracterizava-se por ser apenas um estudante de teologia islâmica simpático do extremismo, o Estado Islâmico conseguiu ter sua projeção internacional a partir do ano de 2014, quando se autoproclamou Califa do Estado Islâmico, isto é, o líder supremo dos muçulmanos de todo o mundo, considerado sucessor do profeta Maomé.

A divulgação de vídeos de decapitações, carbonização de pessoas vivas, crucificações e muitas outras atrocidades deram ao Estado Islâmico uma projeção nefasta, que escandaliza todos que a veem. Essas atrocidades são cometidas contra a população que habita as regiões que o grupo ocupa, como os curdos, os cristãos iraquianos, a minoria étnica Yazid, entre outros. Além disso, os membros dessa organização empreendem atentados terroristas em várias partes do mundo (na Europa, na Ásia e no Oriente Médio) e conseguem aliciar vários jovens do mundo inteiro para a sua causa.


Me. Cláudio Fernandes

O Estado Islâmico tornou-se notório em virtude de sua crueldade e ações terroristas O Estado Islâmico tornou-se notório em virtude de sua crueldade e ações terroristas
Por Cláudio Fernandes

Você pode se interessar também

História

Atentado de 11 de setembro

História

Guerra Civil na Síria

História

Queda de Constantinopla

História

Islamismo

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.