Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Planeta Saturno

O planeta Saturno é um gigante de gás que ocupa a sexta órbita a partir do Sol. No seu entorno, orbita um sistema de anéis que é formado por poeira, por gelo e por fragmentos de rocha.

Planeta Saturno, o segundo maior planeta do Sistema Solar e o sexto mais distante do Sol. Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar e o sexto mais distante do Sol.

Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar a partir do Sol e fica localizado entre Júpiter e Urano. Conhecido como gigante gasoso, esse planeta é o segundo maior da região e tem a maior parte de sua estrutura formada por dois gases: o hélio e o hidrogênio. Possui, além disso, uma atmosfera bastante espessa. Por causa disso, e da sua distância do Sol, Saturno é um planeta frio e registra temperatura média de -138º C. Os dias em Saturno são curtos, com duração de apenas 10,7 horas, enquanto a passagem de ano no planeta equivale a 29,4 anos na Terra.

Quando observamos imagens de Saturno, além de que são formadas por nuvens girando em alta velocidade na sua atmosfera, chama a atenção a estrutura de anéis que o circunda. Os anéis de Saturno são conjuntos de poeira, de fragmentos de rocha e de gelo que orbitam o planeta. Junto deles, estão as luas, ou satélites naturais, que, hoje, somam 284. A maior das luas de Saturno é Titã, que é um pouco maior do que o planeta Mercúrio.

Leia também: Planeta Marte — detalhes sobre o segundo menor planeta do Sistema Solar

Resumo sobre o planeta Saturno

  • Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar. Ele ocupa a sexta órbita a partir do Sol.
  • Está a 1,4 bilhão de km do Sol e tem temperatura média de -138º C.
  • Tem raio equatorial de 58 mil km e área de 42,6 bilhões de km².
  • É um planeta gasoso, formado principalmente por hélio e por hidrogênio.
  • Um dia em Saturno tem duração de 10,7 horas na Terra, enquanto um ano no planeta é equivalente a 29,4 anos terrestres.
  • Em torno de Saturno, existe um sistema de sete anéis. Eles são formados por gelo, por fragmentos de rocha e por poeira.
  • Atualmente, existem 284 luas orbitando o planeta Saturno, número esse que foi atualizado em 2025 após a descoberta de 128 novos satélites naturais.
  • A maior lua de Saturno é Titã, que é maior até do que o planeta Mercúrio.
  • Reia, Jápeto, Mimas e Encélado são os nomes de outras importantes luas de Saturno.
  • As cores predominantes em Saturno são amarelo, em diferentes tons, marrom e cinza. Nele, é possível observar, também, faixas formadas por nuvens em movimento.
  • Saturno já era observado nos céus pelos assírios, um dos povos da Mesopotâmia por volta de 700 a.C. A sua descoberta enquanto planeta, no entanto, ocorreu em 1665.

Principais características de Saturno

Saturno é um dos oito planetas do Sistema Solar. Ele ocupa a sexta órbita a partir do Sol, o que representa uma distância de 1,4 bilhão de quilômetros daquele astro. É justamente o fato de estar tão longe do Sol que faz com que Saturno seja um planeta extremamente frio, com temperatura média de -138º C na sua superfície. Além disso, Saturno está posicionado a 1,2 bilhão de quilômetros da Terra. Considerando essa distância, uma viagem do nosso planeta até Saturno pode levar até 7 anos para se completar. Foi esse o tempo que a última sonda enviada até lá, a Cassini-Huygens, da Nasa, demorou em seu trajeto apenas de ida.

O planeta Saturno é descrito como um gigante gasoso por ser um dos quatro planetas formados unicamente por gás e, também, por causa de seu tamanho. Esse planeta é nove vezes maior do que a Terra e apresenta raio equatorial (na sua região mais larga) de aproximadamente 58 mil km. A sua área superficial é de 42,6 bilhões de km2, enquanto sua massa chega a 568.319 x 1021 kg. Assim sendo, Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar, ficando atrás apenas de Júpiter.

Imagem do planeta Saturno capturada pela sonda Cassini-Huygens, da Nasa.
Imagem do planeta Saturno capturada pela sonda Cassini-Huygens, da Nasa.

Como um planeta gasoso, Saturno não tem uma superfície sólida como é a superfície da Terra. A sua estrutura é formada por dois tipos de gás: hélio (He) e hidrogênio (H). O núcleo desse planeta, no entanto, é sólido e composto por elementos metálicos, como o ferro (Fe) e o níquel (Ni). Devido a esses aspectos, Saturno tem uma densidade muito baixa. Aliás, a densidade desse planeta é menor até do que a densidade da água: 0,68 g/cm3.

Outro aspecto importante de ser mencionado é que Saturno tem o segundo menor dia do Sistema Solar. Depois de Júpiter, Saturno é o planeta que completa mais rápido uma volta em torno do seu próprio eixo (rotação). Um dia em Saturno é o equivalente a 10,7 horas no planeta Terra. Quanto à passagem do ano, um ano no planeta corresponde a 29,4 anos terrestres, sendo esse o tempo do movimento de translação de Saturno.

Veja também: Quais são os planetas gasosos?

Anéis de Saturno

Fragmentos de gelo, de rocha e de poeira: essa é a aparência dos anéis do planeta Saturno quando vistos mais de perto.

O sistema de anéis que circunda o planeta Saturno é uma das feições que certamente chama a atenção em relação ao planeta. Quando vistos à distância, os anéis parecem ser uma única estrutura sólida e contínua. No entanto, Saturno tem sete sistemas de anéis nomeados em ordem alfabética conforme a sequência do seu descobrimento.

Cada anel é formado por um conjunto de gelo, de fragmentos de rocha e de poeira contendo até 10 quilômetros de espessura de materiais. Os anéis A, B e C são os mais brilhantes, enquanto D é o anel mais próximo da superfície de Saturno e que apresenta brilho mais fraco. E, F e G são anéis mais distantes e descobertos mais recentemente do que os primeiros citados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A distância máxima que os anéis estão de Saturno é 282.000 quilômetros. Apesar de todos eles estarem muito perto uns dos outros, existe um vazio de 4.700 quilômetros que separa o anel A do anel B. Esse vazio foi denominado Divisão Cassini.

Confira também: Você sabe por que a Terra é redonda?

Luas de Saturno

Novas luas estão sendo descobertas ou confirmadas a todo momento nos planetas do Sistema Solar, e isso não é diferente para Saturno. Desde 2025, o planeta tem 284 luas confirmadas em sua órbita. Somente no ano mencionado, foram descobertos 128 novos satélites naturais, o que fez com que o número de luas do planeta quase triplicasse em pouco menos de cinco anos. Apesar da quantidade, algumas das luas de Saturno chamam a atenção pelas suas dimensões e propriedades.

A maior lua de Saturno é Titã. Ela foi, também, a primeira a ser descoberta, o que ocorreu em 1655. Maior do que o planeta Mercúrio, Titã tem raio equatorial de 2,5 mil quilômetros e uma atmosfera bastante densa composta por nitrogênio e por gás metano (CH4). Na sua superfície, descrita como semelhante à da Terra primitiva, são encontrados gelo e vulcões que expelem água.

Por conta de aspectos químicos e físicos de Titã, diz-se que essa lua tem potencial para abrigar algumas formas de vida, o que ainda não foi identificado. Por fim, podemos falar sobre o movimento de Titã em torno de Saturno: essa lua demora 15 dias e 22 horas para dar uma volta completa no planeta.

Imagem de Titã, a maior lua do planeta Saturno. [1]

Confira, abaixo, os nomes de outras luas do planeta Saturno:

Reia

Dione

Epimeteu

Jápeto

Hipérion

Prometeu

Mimas

Phoebe

Pandora

Encélado

Jano

Helene

Atlas

Dafne

Qual a cor de Saturno?

As cores predominantes em Saturno são o amarelo, em diferentes tonalidades, o marrom e o cinza. Por causa das fortes correntes de vento que acontecem em sua atmosfera, sua aparência é formada por faixas com espessuras variadas nas cores citadas. Essas faixas são formadas por nuvens.

Curiosidades do planeta Saturno

  • A luz solar demora 80 minutos para chegar na superfície de Saturno.
  • Na camada mais alta da atmosfera de Saturno, a temperatura chega a -175º C.
  • Seu nome foi dado em homenagem ao deus Saturno, divindade romana da agricultura e da fartura. Na mitologia, Saturno é pai de Júpiter.
  • Saturno foi o planeta mais distante da Terra a ser descoberto através de observações a olho nu, sem a ajuda de instrumentos como telescópios.
  • A magnetosfera de Saturno é quase 600 vezes mais potente do que a magnetosfera da Terra. Lembrando que a magnetosfera é a região em torno do planeta controlada pelo seu campo magnético.
  • Na década de 1970, a Pioneer 11, da Nasa, foi a primeira sonda espacial que chegou até Saturno e forneceu informações sobre o planeta gasoso.
  • Os primeiros registros da observação de Saturno nos céus datam de 700 a.C. e vieram dos povos assírios, que viveram no norte da Mesopotâmia.
  • Ao observar os anéis de Saturno em 1610, Galileu Galilei os confundiu com um tipo de planeta que orbita diferentes objetos celestes (planeta triplo).

Desenho do planeta Saturno

→ Desenho colorido do planeta Saturno

Desenho colorido do planeta Saturno para imprimir.
Desenho colorido do planeta Saturno para imprimir.

Baixe essa imagem colorida para imprimir!

→ Desenho para colorir do planeta Saturno

Desenho para colorir do planeta Saturno para imprimir.

Baixe essa imagem para imprimir e para colorir!

Crédito de imagem

[1] Nasa / JPL-Caltech / SSI / Kevin M. Gill / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

CHOI, Charles Q. Saturn: Everything you need to know about the sixth planet from the sun. Space, 14 mai. 2025. Disponível em: https://www.space.com/48-saturn-the-solar-systems-major-ring-bearer.html.

NASA. Saturn. NASA Science, [s.d.]. Disponível em: https://science.nasa.gov/saturn/.

NASA. Saturn Moons. NASA Sciende, [s.d.]. Disponível em: https://science.nasa.gov/saturn/moons/.

REDAÇÃO. Saturn Facts for Kids. The Nine Planets, [s.d.]. Disponível em: https://nineplanets.org/kids/saturn/.

Por Paloma Guitarrara

Você pode se interessar também

Desenhos para colorir

Atividade de coordenação motora: Traçar até chegar aos planetas

Geografia

O Universo e seus Astros

Geografia

Planeta Marte

Geografia

Planeta Terra