Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Vida e descobertas de Galileu Galilei

Saiba mais sobre Galileu Galilei, um cientista brilhante que revolucionou o pensamento científico de sua época.

Ilustração de Galileu Galilei (1564-1642) * Ilustração de Galileu Galilei (1564-1642) *

Galileu Galilei nasceu em Pisa, Itália, no ano de 1564. Ele tornou-se um grande físico, astrônomo e matemático que acabou contribuindo para uma grande revolução na ciência que ocorreu nas primeiras décadas do século XVII. Ele é inclusive considerado por muitos como um dos fundadores da Física.

Galileu afirmava que a “Matemática era a linguagem da natureza” e, com isso, queria dizer que todas as hipóteses levantadas pelos cientistas deveriam ser verificadas por meio da realização de experimentos e de cálculos. Dessa forma, os cientistas não deveriam dizer apenas o que achavam sobre o assunto, mas comprovar por meio de métodos científicos. E Galilei realmente realizou muitos experimentos e observações importantes que mudaram a forma de ver os objetos ao nosso redor e até mesmo o Universo.

Uma das descobertas de Galileu Galilei, por exemplo, foi a de que todos os corpos, independentemente de seu peso, caem juntos quando abandonados a uma certa altura. Mas talvez você se pergunte: “Como isso pode ser verdade? Se eu soltar uma folha de papel e uma borracha ao mesmo tempo e à mesma altura, a borracha chegará primeiro ao chão! Isso prova que os objetos mais “pesados” atingem o solo primeiro.”

Será que isso é verdade? Bem, um filósofo que viveu muitos anos antes de Galileu, chamado Aristóteles, também pensava assim, que os objetos pesados caíam primeiro, mas Galileu provou o contrário. Pense no exemplo que foi dado: Se você pegar a folha de papel e amassá-la, fazendo uma bolinha, ela cairá na mesma velocidade que antes? Você verá que não, pois agora ela cairá mais rápido.

Por que isso acontece? Porque o que influencia a velocidade com que o objeto cai não é a sua massa. A massa do papel continuou a mesma, mas antes o ar batia na parte de baixo da folha, impedindo que ela caísse mais rapidamente. Tanto que você pode observar também que a folha de papel não cai de forma reta, mas vai deslizando pelo ar, fazendo um movimento tipo zigue-zague.

Por outro lado, quando a folha de papel está amassada na forma de uma bolinha, ela pode cortar o ar e chegar mais rápido ao chão. Galileu deduziu corretamente que, se não houvesse o ar para “atrapalhar” qualquer objeto, uma pena e uma bola de chumbo, por exemplo, chegariam juntos ao chão.


Experiência com folha de papel caindo

Algumas fontes afirmam que Galileu fez uma experiência para provar essa constatação. Em 1590, ele teria subido no topo da Torre de Pisa (mostrada a seguir) e soltado lá de cima, simultaneamente, uma bola de chumbo e uma bola de madeira. O resultado, conforme o esperado, foi que as duas bolas chegaram quase ao mesmo tempo no chão.

Se essa experiência foi realmente realizada por Galileu, não há nada comprovado. Mas o fato é que ele estava certo. Astronautas que foram à Lua fizeram um experimento similar, e lá, onde não há ar nem gravidade, ficou comprovada a teoria de Galileu Galilei sobre a queda livre dos corpos.


Torre de Pisa, na Itália. Lugar onde Galileu teria feito a sua famosa experiência sobre a queda livre de corpos

Aos 28 anos de idade, Galileu Galilei foi nomeado professor de Matemática na universidade de Pádua, considerada como a melhor universidade de toda a Europa por volta do século XVI. Ele permaneceu nesse cargo por 15 anos.

Outra das descobertas de Galileu foi o primeiro termômetro (mostrado na figura a seguir). Esse termômetro era constituído de um tubo de vidro totalmente fechado que continha água. Dentro dele ficavam flutuando pequenas bolhas coloridas que continham água com corante. Cada bolha possuía uma etiqueta metálica que indicava a temperatura da água colorida em seu interior. Quanto maior fosse a temperatura, mais a bolha flutuaria e vice-versa.


O termômetro de Galileu mostrou que a densidade depende da temperatura

Galileu Galilei também criou um instrumento de medição de pulso, uma bomba d'água operada por cavalo, sem falar nas suas contribuições para a área da Física conhecida como Mecânica. Um exemplo disso foi sua hipótese sobre o movimento retilíneo uniforme. Ele dizia que a distância percorrida por um móvel nesse movimento era diretamente proporcional ao quadrado do tempo gasto em percorrê-la.

Mas o auge da vida de Galileu Galilei ocorreu com a descoberta do telescópio em 1608. Na verdade, quem o inventou foi o fabricante de lentes holandês Hans Lippershey, mas ele não soube explorar o que o telescópio poderia realizar. Esse instrumento, inclusive, foi chamado de perspicillium, que significava “instrumento para se olhar através de”, e passou a ser usado como artefato militar.

Em 1609, o perspicillium chegou às mãos de Galilei Galilei em Pádua, que o aperfeiçoou, tornando-o dez vezes mais potente que o original. Galileu passou a chamá-lo de telescópio, nome que vem das palavras gregas “na distância” e “ver”.

Galileu resolveu usar o telescópio para estudar o “céu” (universo) e percebeu que vários aspectos não eram como outros filósofos e pensadores haviam dito. Entre os fatos que ele observou, o mais importante foi que a Terra não era o centro do cosmo, mas sim o Sol. Essa ideia ficou conhecida como heliocentrismo.

Essa constatação apoiou a ideia de outro cientista importante, Copérnico. Hoje sabemos que isso é realmente verdade, pois, como mostra a figura a seguir, os planetas do Sistema Solar giram ao redor do Sol.


No Sistema Solar, o Sol é o centro, e não a Terra

Todavia, naquela época, a Igreja Católica defendia que a Terra era o centro do universo, por isso posicionou-se contra as ideias do heliocentrismo. Em 1632, Galileu publicou uma obra intitulada Diálogos sobre os dois grandes sistemas do mundo, defendendo o heliocentrismo. A Igreja condenou essa obra, e o papa condenou Galileu ao tribunal da Inquisição.

Assim, com quase 70 anos de idade, Galileu foi julgado e obrigado a declarar que suas ideias eram falsas. Ele foi condenado a ficar em uma prisão domiciliar nos arredores de Florença até a sua morte, que ocorreu em 8 de janeiro de 1642. Em 1997, o papa João Paulo II fez um pedido de desculpas póstumas a Galileu.

Enquanto estava preso, Galileu produziu ainda sua última obra, Duas novas ciências, na qual ele apresentou as bases da Mecânica, retornando ao estudo do movimento e das propriedades dos corpos.

* Imagem com direitos autorais: Georgios Kollidas / Shutterstock.com


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Quimica

Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Você pode se interessar também

Ciências

Densidade

Matemática

Força gravitacional

História

Renascimento Cultural europeu

Geografia

Sistema Solar

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.