Qual matéria está procurando ?

Datas Comemorativas

Datas Comemorativas

Dia da Bandeira

A História da bandeira e principais características da bandeira do Brasil.

A bandeira é um símbolo que pode representar um clube esportivo ou um time, uma família – com o brasão da mesma, uma organização – como a Cruz Vermelha, uma Cidade, um Estado ou um País – a pátria de cada um de nós.

Esse símbolo que se caracteriza em forma de objeto, pode ser feito de tecido, papel ou plástico e é utilizado para divulgar o lugar ou organização a que representa.

A história nos conta que a bandeira foi inventada na Idade Média, onde os exércitos começaram a utilizar pedaços de pano com suas cores, para não se confundirem uns com os outros. Pequenas tiras de tecidos eram amarradas em varetas retiradas das árvores, hasteadas em locais visíveis. Aos poucos foram sendo aperfeiçoadas, tornando-se mais bonitas e com símbolos específicos.

No Brasil existe um dia especial para se comemorar o dia da bandeira, que é 19 de novembro, devido à bandeira de nosso país ter sido criada nesta data, no ano de 1889, quatro dias após a Proclamação da República de nosso país.

 

Além da bandeira, existe também em nosso país um hino que faz referência à mesma, e às belezas naturais de nossa terra.

A bandeira do Brasil possui quatro cores sendo verde, amarelo, azul e branco, onde cada uma delas representa uma característica de nosso país.

O verde representa nossas matas, que são bem extensas;
O amarelo representa o ouro, muito encontrado em nossas regiões;
O azul é o que representa o imenso céu;

O branco representa a paz e a união do nosso povo.

Além das cores, existem 27 estrelas, que representam os estados do Brasil, bem como o lema que aparece na faixa branca que corta o círculo azul, com os dizeres “Ordem e Progresso”.

Para que uma bandeira seja considerada oficial, existe uma proporção de tamanho que deve ser seguida durante a sua confecção.

É dever da população zelar e respeitar por sua bandeira, como demonstração de amor e respeito à sua pátria.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Bandeira do Brasil Bandeira do Brasil
Por Jussara de Barros

Você pode se interessar também

História

Bandeira do Brasil

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.