A Bandeira do Brasil é um dos símbolos nacionais de nosso país, e a atual bandeira foi criada dias após ser proclamada a República no Brasil, em 1889.
A bandeira do Brasil ou bandeira nacional, conforme estabelece a lei de nosso país, é um dos símbolos nacionais. A bandeira atual do Brasil foi implantada por meio de um decreto, assinado pelo presidente provisório, logo após a Proclamação da República, que aconteceu em 1889. A última alteração que a bandeira brasileira sofreu aconteceu em 1992, quando novas estrelas foram adicionadas.
Com a alteração da forma de governo, de monarquia para República, os símbolos nacionais foram alterados, e uma das mudanças deu-se na bandeira nacional.
A bandeira que possuímos atualmente foi apresentada apenas quatro dias após a República ser proclamada. Sua adoção deu-se por meio do Decreto nº 04, lei que foi assinada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, à época, presidente provisório do Brasil. A lei constava o modelo da nossa nova bandeira.
A nova bandeira do Brasil foi produzida por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares. As principais alterações que aconteceram, em relação à bandeira utilizada durante o período imperial, foram:
o tamanho do losango amarelo foi redimensionado;
o símbolo de armas que constava no meio da bandeira foi substituído por uma esfera republicana de cor azul;
foram adicionadas letras no meio da esfera. As letras estavam escritas em verde, em uma faixa branca, e registravam o lema positivista “Ordem e Progresso”;
na esfera azul, foram adicionadas estrelas que representavam os estados brasileiros. A posição das estrelas foi determinada por meio da observação do céu do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889.
Atualmente, os símbolos nacionais, dos quais a bandeira faz parte, são normatizados pela Lei nº 5.700, que foi decretada no dia 1º de setembro de 1971. A última mudança que aconteceu na bandeira nacional deu-se em 1992, quando foram adicionadas as estrelas que correspondem aos estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.
Acesse também: Mapa do Brasil: mapa político, mapa para colorir e muito mais
O significado das estrelas que estão em nossa bandeira é simples. Elas são referências aos estados e ao Distrito Federal, e, como já mencionado, a posição delas está conforme foi observada no céu do Rio de Janeiro, no dia 15 de novembro de 1889. Apesar disso, existem astrônomos que afirmam que há imprecisões na posição das estrelas e que sua colocação na bandeira segue muito mais uma orientação estética.
A primeira bandeira de nosso país surgiu logo após a declaração de nossa Independência, que aconteceu em 1822. As cores da bandeira foram escolhidas pelo imperador, e o desenho da bandeira foi executado pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret, que se inspirou nas bandeiras utilizadas pelas tropas militares francesas do período da Revolução Francesa. A bandeira possuía o fundo verde, um losango amarelo e o brasão de Armas do Império, que também foi criado por Debret.
As cores de nossa bandeira, como sabemos, são: verde, amarelo, azul e branco. A escolha das cores não foi obra do acaso, pois cada uma delas tem uma relação direta com a história de Portugal, o país que colonizou o Brasil. Veja, a seguir, a explicação histórica por trás de cada cor:
Verde: era a cor utilizada pelos primeiros povos que habitaram a Lusitânia, região que corresponde atualmente à Portugal. A cor também tornou-se um símbolo português durante a luta contra os mouros e passou a simbolizar liberdade.
Amarelo: fazia parte do brasão de armas de Portugal, sendo adicionado após a conquista do Algarve. Além disso, o amarelo também era uma cor que simbolizava os Habsburgo-Lorena, dinastia da qual D. Leopoldina (esposa do imperador) fazia parte.
Azul e branco: remontam ao Condado Portucale, do qual surgiu Portugal. As cores desse condado foram escolhidas por D. Henrique da Borgonha.
No dia 19 de novembro, é comemorado, no Brasil, o Dia da Bandeira.
Existe uma lei no Brasil que determina que os militares podem realizar uma cerimônia de incineração de bandeiras, caso estejam danificadas.
A frase que consta na bandeira foi inspirada em uma frase escrita pelo positivista francês Augusto Comte.
O Hino à Bandeira do Brasil foi criado em 1906, por Olavo Bilac.