História

Últimos artigos

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Leia mais

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.

Leia mais

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Leia mais

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.

Leia mais

Roma Antiga

Roma Antiga foi uma das principais civilizações da Idade Antiga. Sua história é dividida pelos historiadores em três períodos: monarquia, república e império.

Leia mais

Conflitos entre Israel e Palestina

Os conflitos entre Israel e Palestina se deram pela disputa do território da Palestina, sobretudo a partir de 1948, mas também pela luta dos palestinos por sua autodeterminação.

Leia mais

Reforma Protestante

A Reforma Protestante, iniciada em 1517, deu origem a novas doutrinas cristãs no continente europeu. O grande reformador foi o monge alemão Martinho Lutero.

Leia mais

Machu Picchu

Machu Picchu foi uma cidade construída pelos incas no século XV e conhecida como um refúgio do imperador inca. Foi abandonada no século XVI e redescoberta em 1911.

Leia mais

Faraó

O faraó era o governante do Egito na Antiguidade. Os faraós egípcios eram vistos como a encarnação do deus Hórus na Terra e considerados deuses vivos.

Leia mais

Idade dos Metais

A Idade dos Metais é o período da Pré-História relacionado ao domínio da metalurgia pelos seres humanos. Ela é dividida em: Idade do Cobre, Idade do Bronze e Idade do Ferro.

Leia mais

Feudalismo

O feudalismo é um sistema de organização social, econômica e política que surgiu durante a Idade Média, vigorando entre os séculos V ao XV, na Europa Ocidental.

Leia mais

Hórus

Hórus foi uma importante divindade da religiosidade egípcia. Era reconhecido como o deus dos céus e representado na forma de um falcão.

Leia mais

Dez pragas do Egito

As dez pragas do Egito são uma narrativa bíblica que menciona as pragas enviadas por Deus para punir os egípcios. Os historiadores consideram essa narrativa um mito.

Leia mais

Quem foi Tiradentes?

Tiradentes foi um militar que ficou conhecido por sua participação na Inconfidência Mineira. Foi preso, condenado à morte por enforcamento e teve seu corpo esquartejado.

Leia mais

Neocolonialismo

Neocolonialismo é a forma como ficou conhecida a dominação colonial dos europeus sobre a África e a Ásia nos séculos XIX e XX. Também foi chamado de imperialismo.

Leia mais

Versão completa