Tipos de solos no Brasil
Conheça os principais tipos de solos no Brasil, suas características e suas origens.
Os solos formam-se a partir da decomposição das rochas ao longo do tempo, ou seja, após um período de milhares ou até milhões de anos, as rochas vão se desgastando e se transformando em pequenos fragmentos que, juntos, irão compor o solo. Esse processo é feito pela ação da água, dos ventos e dos seres vivos.
Dessa forma, conforme variam as rochas que deram origem aos solos, bem como a maneira que o processo aconteceu, surgem diferentes tipos de solo. Por isso, é importante entendê-los, pois suas características dirão como eles são, se são férteis ou não, se são profundos ou rasos, entre outros fatores.
O Brasil é conhecido por ser um ambiente extremamente fértil, sendo que boa parte dessa fertilidade deve-se à composição de sua superfície. Assim, os tipos de solos no Brasil variam de região para região, mas se dividem em quatro principais formas: os aluviais, a terra roxa, o massapê e o salmourão. Vale lembrar que esses são apenas os tipos PRINCIPAIS, existindo uma gama de outros tipos de solos no Brasil.
Terra Roxa: tipo de solo que surgiu a partir de rochas de origem vulcânica, os basaltos. Apesar de ser chamado por esse nome, esses solos possuem uma aparência mais avermelhada. Encontram-se nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e São Paulo, o que significa que, em um passado distante, parte dessas áreas abrigou vulcões, que não existem mais.
Aluviais: São solos que se formam a partir de sedimentos (fragmentos de rochas) advindos de outros lugares e transportados pela ação das águas e dos ventos. Encontram-se em diversas áreas do território brasileiro, em regiões de várzeas e proximidades de rios e cursos d'água. Apesar de não serem tão férteis, possuem um alto potencial agrícola.
Massapê: É um solo mais escuro, quase preto, argiloso e muito fértil localizado ao longo do litoral nordestino. Ele forma-se a partir da decomposição do calcário, da gnaisse e outras rochas, sendo que, nos meses chuvosos, ele fica úmido e pegajoso; já nos tempos de estiagem, fica mais rígido.
Salmourão: É um solo proveniente da decomposição, principalmente, do granito. Encontra-se distribuído em áreas do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul do Brasil. É bastante arenoso e menos fértil que os demais, além de apresentar certo nível de acidez. No entanto, com as técnicas corretas, também pode ser utilizado na agricultura.
Solo de Terra Roxa, importante para a agricultura *
_______________________
* Créditos da imagem: Leandro Kibisz / Wikimedia Commons
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia