Geografia

Tipos de mapa

Os mapas podem ser topográficos e temáticos. Os principais tipos de mapa temático são o mapa físico, o mapa político, o mapa econômico, o mapa demográfico e o mapa histórico.

Os diferentes tipos de mapa apresentam informações variadas sobre a superfície terrestre.

Os tipos de mapa são representações cartográficas de informações sobre uma área analisadas a partir do ponto de vista espacial, motivo pelo qual são tão importantes para o estudo da superfície terrestre. Os mapas podem ser classificados em topográficos, que representam o relevo de um terremo, ou temáticos, que são aqueles que expressam os aspectos diversos da geografia, da população, da economia, da política e da evolução histórica de determinado recorte espacial. Os principais tipos de mapa temático são:

  • mapa físico;
  • mapa político;
  • mapa econômico;
  • mapa demográfico;
  • mapa histórico.

Leia também: Como fazer a leitura dos mapas?

Resumo sobre os tipos de mapa

  • Os tipos de mapa são representações cartográficas de informações sobre uma área analisadas a partir do ponto de vista espacial.
  • Os mapas podem ser topográficos ou temáticos.
  • Mapas topográficos representam o relevo de um terreno por meio de curvas de nível.
  • Mapas temáticos representam diversas informações passíveis de serem espacializadas e que são pertinentes para o estudo e compreensão de determinado recorte espacial.
  • Os mapas temáticos podem ser: físicos, políticos, econômicos, demográficos e históricos.
  • Existem, também, os mapas estilizados que evidenciam determinados aspectos quantitativos a partir da técnica da anamorfose geográfica.

Classificação dos mapas

Mapas são a representação de uma parte ou de toda a superfície terrestre sobre outra superfície, plana e com área reduzida. Dada a enorme variedade de aspectos que a litosfera do planeta Terra apresenta, assim como a diversidade e complexidade de fenômenos socioeconômicos e espaciais que se desenrolam sobre ela, existem muitas informações que podem ser espacializadas e apresentadas na forma de um mapa para serem mais bem estudadas e compreendidas. Diante do exposto, classificamos os mapas em dois tipos:

  • Mapa topográfico: são aquelas cartas que representam o relevo de um terreno a partir de curvas de nível, que representam as cotas altimétricas (altitude). Esse recurso interliga áreas de mesma altitude, e facilitam transpor para uma superfície bidimensional as características analisadas em um terreno tridimensional.

  • Mapa temático: são aquelas cartas que apresentam informações específicas e que são passíveis de serem espacializadas. Tais mapas são muito variados e atendem a propósitos diversos, muitas vezes sendo produzidos para a realização de trabalhos particulares, projetos específicos ou para fins didáticos.

Quais são os principais tipos de mapas e suas características?

Os mapas temáticos são aqueles que apresentam maior variabilidade e flexibilidade no sentido de abrangência de assuntos e informações que podem ser representadas a partir da variável espacial. Os principais tipos de mapas temáticos encontrados são descritos a seguir.

  • Mapa físico: os mapas físicos apresentam as características geomorfológicas e edafoclimáticas de determinado recorte espacial. Dito de outra forma, tais mapas evidenciam os aspectos geográficos de uma área, como as formas de relevo, a distribuição da vegetação, a ocorrência climática, a presença de biomas, a rede hidrográfica, entre outros aspectos físicos.

    • Exemplo de mapa físico:

O mapa a seguir representa as formas de relevo em escala mundial:

Fonte: IBGE.

Há, também, o mapa de relevo do Brasil que indica a altitude média de cada área:

Fonte: IBGE.
  • Mapa político: os mapas políticos são aqueles que delimitam as fronteiras territoriais de um país, bem como a sua divisão político-administrativa em estados e em municípios, além de poder apresentar suas respectivas subdivisões. Os mapas políticos costumam indicar, ainda, a denominação de cada uma dessas unidades administrativas e pontuar as capitais e demais áreas de relevância para a análise territorial.

    • Exemplo de mapa político:

O mapa dos estados brasileiros é um exemplo de mapa político. Nele vemos, também, a delimitação territorial do Brasil e as suas fronteiras internacionais terrestres, com os vizinhos sul-americanos, e marítimas:

Fonte: IBGE.
  • Mapa econômico: os mapas econômicos são aqueles que representam a espacialização de aspectos da produção econômica (por setores da economia ou por atividade propriamente dita) e dos principais indicadores da economia de determinado recorte espacial, como Produto Interno Bruto (PIB), PIB per capita, renda nacional, informações de exportação e importação, mercado de trabalho, entre outros.
    • Exemplo de mapa econômico:

O mapa a seguir é um mapa econômico, e apresenta o PIB per capita dos municípios brasileiros no ano de 2019:

Fonte: IBGE.
  • Mapa demográfico: os mapas demográficos, ou de população, são aqueles que representam informações referentes à população que vive naquele recorte espacial analisado. Inúmeros aspectos populacionais podem ser espacializados e transpostos em um mapa, como o tamanho da população, sua distribuição por idade, por gênero ou por etnia, a distribuição de comunidades tradicionais pelo território, a densidade demográfica, a evolução da população ao longo do tempo, entre outros.
    • Exemplo de mapa demográfico:

O mapa a seguir é um tipo de mapa demográfico, e mostra a distribuição da população brasileira no território nacional em 2022:

Fonte: IBGE.
  • Mapa histórico: são aqueles mapas que apresentam características físicas, socioeconômicas, populacionais ou políticas de um território em algum momento do seu passado histórico, sendo importante para documentar as transformações pelas quais a área foi submetida.
    • Exemplo de mapa histórico:

O mapa a seguir mostra a divisão do território brasileiro em capitanias hereditárias, logo no início da colonização.

Fonte: IBGE.
  • Mapas estilizados: os mapas estilizados são mapas que podem apresentar qualquer uma das informações quantitativas anteriormente descritas, como, por exemplo, tamanho da população e a renda per capita. O que os difere dos demais é o fato de a forma dos territórios apresentar distorções que evidenciam a grandeza do dado transmitido.

    Em um mapa-múndi, por exemplo, países com população maior vão aparecer representados por polígonos muito grandes, ao passo que países menos populosos aparecem muito pequenos comparativamente. Essa técnica de representação recebe o nome de anamorfose geográfica. Veja, na prática, como esse mapa se apresenta:

    Fonte: IBGE.

     

Acesse também: Mapa do Brasil — as representações cartográficas do território brasileiro

Exercícios resolvidos sobre tipos de mapa

Questão 1

(Enem)

Os mapas representam distintos padrões de distribuição de processos socioespaciais. Nesse sentido, a menor incidência de disputas territoriais envolvendo povos indígenas se explica pela:

A) fertilização natural dos solos.

B) expansão da fronteira agrícola.

C) intensificação da migração de retorno.

D) homologação de reservas extrativistas.

E) concentração histórica da urbanização.

Resolução:

Alternativa E.

O comparativo entre os mapas temáticos permite identificar que os conflitos pela terra são menores em áreas de urbanização histórica, como na faixa litorânea leste, por exemplo.

Questão 2

(Ufam) Sobre o mapa temático, é CORRETO afirmar que:

A) é um mapa que representa um tema específico ou área de assunto, como variação de temperatura, distribuição de precipitação e densidade populacional.

B) é um mapa que destaca as áreas situadas na região equatorial e preserva as dimensões relativas entre os continentes e países.

C) é uma representação gráfica que corresponde à redução da realidade que está sendo tematizada no mapa.

D) resulta de um conjunto de operações que permite representar no plano, por meio de paralelos e meridianos, os fenômenos da superfície de uma esfera.

E) seja qual for a porção representada, o mapa conserva a mesma relação com a área.

Resolução:

Alternativa A.

O mapa temático, como o nome indica, representa um tema específico que pode ser analisado a partir do ponto de vista espacial, como clima, população, geomorfologia, entre outros aspectos do território.

Fontes

DUARTE, Paulo Araújo. Fundamentos de Cartografia. Florianópolis: EDUSC, 2006.

IBGE. Atlas Geográfico Escolar. IBGE, [2024]. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/atlas.html.

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado 1, ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016.

MOREIRA, Igor. O Espaço Geográfico: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Editora Ática, 2004, 47ª edição, 3ª reimpressão. 

Por Paloma Guitarrara

Versão completa