Reprodução dos vírus

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Reprodução dos vírus Os vírus são organismos que só conseguem reproduzir-se no interior de outra célula
PUBLICIDADE

Como se sabe, os vírus reproduzem-se apenas no interior de uma célula viva. Para isso, esses organismos são capazes de alterar o funcionamento da célula para que ela trabalhe a favor dele. Em razão dessa característica, são denominados de parasitas intracelulares obrigatórios.

A reprodução dos vírus

Os vírus reproduzem-se em um processo denominado de replicação, que ocorre em seis etapas básicas:

  1. Adsorção: Nessa primeira etapa, o vírus liga-se à membrana da célula que ele parasitará. Essa ligação ocorre graças a receptores presentes nas células.

  2. Penetração: Após se ligar à célula, o vírus começa o processo de penetração, ou seja, ele começa a entrar na célula que será parasitada.

  3. Desnudamento: Já no interior da célula, o vírs sofre a ação de enzimas que destroem seu capsídeo (uma cápsula rica em proteínas que envolve o material genético do vírus). Após destruir o capsídeo, o material genético é liberado no citoplasma da célula ou no núcleo.

A replicação dos vírus apresenta seis etapas básicas
A replicação dos vírus apresenta seis etapas básicas

  1. Síntese viral: Nesse momento, o material genético do vírus afeta a atividade da célula, que passa a produzir as proteínas necessárias para a criação de novos vírus.

  2. Montagem e maturação: Nesse processo, novos vírus são formados a partir das proteínas produzidas pela célula.

  3. Liberação: Após estarem completamente montados, os vírus saem da célula para parasitar outra. Essa saída pode ocorrer por meio do rompimento da membrana da célula ou, ainda, por uma espécie de brotamento, em que levam parte da membrana da célula parasitada.

Viu só? Apesar de os vírus não possuírem mecanismos capazes de permitir sua reprodução sem ajuda de uma célula, eles estão bem adaptados para a vida em nosso planeta.

ATENÇÃO: Os vírus podem parasitar qualquer tipo celular e não apenas os animais!
 

Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

-

    Escola Kids