Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Reprodução dos vírus

Você sabe tudo sobre a reprodução dos vírus? Clique aqui e aprenda as etapas desse processo!

Os vírus são organismos que só conseguem reproduzir-se no interior de outra célula Os vírus são organismos que só conseguem reproduzir-se no interior de outra célula

Como se sabe, os vírus reproduzem-se apenas no interior de uma célula viva. Para isso, esses organismos são capazes de alterar o funcionamento da célula para que ela trabalhe a favor dele. Em razão dessa característica, são denominados de parasitas intracelulares obrigatórios.

A reprodução dos vírus

Os vírus reproduzem-se em um processo denominado de replicação, que ocorre em seis etapas básicas:

  1. Adsorção: Nessa primeira etapa, o vírus liga-se à membrana da célula que ele parasitará. Essa ligação ocorre graças a receptores presentes nas células.

  2. Penetração: Após se ligar à célula, o vírus começa o processo de penetração, ou seja, ele começa a entrar na célula que será parasitada.

  3. Desnudamento: Já no interior da célula, o vírs sofre a ação de enzimas que destroem seu capsídeo (uma cápsula rica em proteínas que envolve o material genético do vírus). Após destruir o capsídeo, o material genético é liberado no citoplasma da célula ou no núcleo.


A replicação dos vírus apresenta seis etapas básicas

  1. Síntese viral: Nesse momento, o material genético do vírus afeta a atividade da célula, que passa a produzir as proteínas necessárias para a criação de novos vírus.

  2. Montagem e maturação: Nesse processo, novos vírus são formados a partir das proteínas produzidas pela célula.

  3. Liberação: Após estarem completamente montados, os vírus saem da célula para parasitar outra. Essa saída pode ocorrer por meio do rompimento da membrana da célula ou, ainda, por uma espécie de brotamento, em que levam parte da membrana da célula parasitada.

Viu só? Apesar de os vírus não possuírem mecanismos capazes de permitir sua reprodução sem ajuda de uma célula, eles estão bem adaptados para a vida em nosso planeta.

ATENÇÃO: Os vírus podem parasitar qualquer tipo celular e não apenas os animais!

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Bacteriófagos

Ciências

Caxumba

Ciências

Coronavírus

Ciências

Dengue

Últimos artigos

Epiglote

Epiglote é uma estrutura cartilaginosa que atua como uma válvula. Essa válvula se fecha durante o ato de engolir, impedindo que o alimento entre na via respiratória.

Héstia

Héstia era uma divindade presente nos mitos gregos, considerada a personificação da lareira. Era a deusa do lar, da hospitalidade e da vida doméstica.

Papiro

Papiro é uma planta aquática que era encontrada ao longo do rio Nilo e utilizada para a fabricação de uma superfície para registro de textos.

Hades

Hades era um dos deuses mais tradicionais de toda a mitologia grega, conhecido como senhor do submundo, local para onde iam as almas dos mortos para os gregos.