Por que há um buraco na camada de ozônio?

  • Atualmente 1/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Por que há um buraco na camada de ozônio? Ilustração da Terra com buraco na camada de ozônio
PUBLICIDADE

Você já deve ter ouvido falar que existe um buraco na camada de ozônio e que isso é preocupante. Mas, afinal de contas, o que é camada de ozônio? Por que ela apresenta um buraco? E é preciso ficar mesmo preocupado?

Bem, a camada de ozônio é uma parte da nossa atmosfera formada por um gás chamado ozônio. Esse gás é constituído por três oxigênios ligados. Veja a sua fórmula na ilustração a seguir:


Fórmula do ozônio

Essa camada fica na chamada estratosfera, uma das camadas da atmosfera, a uma distância de cerca de 20 a 35 quilômetros da superfície terrestre.


Localização da camada de ozônio na estratosfera

A camada de ozônio é muito importante porque nos protege dos raios ultravioleta vindos do Sol, que podem ser muito ruins para a nossa saúde. Ela atua como se fosse um filtro solar da Terra.


A camada de ozônio protege a Terra dos raios ultravioleta do Sol

No entanto, as pessoas começaram a usar alguns produtos, como refrigeradores, geladeiras e sprays, que possuíam um grupo de substâncias conhecido como CFC. Essa sigla vem do nome clorofluorcarbonos, ou seja, substâncias formadas por átomos de cloro, flúor e carbono.

Quando usamos um spray que contém CFCs, por exemplo, eles flutuam no ar e acabam chegando à camada de ozônio. Acontece que a mistura de CFC com o ozônio produz uma reação que faz com que o ozônio transforme-se em outras substâncias. Dessa forma, o ozônio que protege a Terra vai desaparecendo.


Produtos que contêm CFCs

Para que essa reação de destruição da camada de ozônio ocorra de maneira mais forte, são necessárias certas condições climáticas, como frio e luz do Sol. A Antártida apresenta essas condições e, por isso, o buraco na camada de ozônio fica sobre essa região.

Temos que nos preocupar com essa situação e tomar certas precauções para diminuir esse buraco na camada de ozônio. Para isso, é importante que cada um de nós pare de usar os produtos que contêm CFCs. Sempre olhe na embalagem, principalmente de produtos do tipo spray, se está escrito “Não contém CFC”. Hoje a maioria desses produtos usa outras substâncias no lugar.

Além disso, evite grandes exposições ao Sol e sempre use protetor solar. ←


Sempre use proteção contra o Sol


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

 

Avaliação

2.0

    Escola Kids