Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Ar

O ar é muito importante para a nossa vida e a de diversos outros seres vivos. Graças ao ar, por exemplo, podemos respirar o oxigênio: substância necessária para

Aquela substância que atravessa nossas narinas quando respiramos se chama ar.

O ar não pode ser tocado, e geralmente não apresenta cor, cheiro, nem gosto. Ele é formado por diversos gases. O gás nitrogênio é o que se apresenta em maiores quantidades; depois, temos o gás oxigênio e o gás carbônico.


Os principais gases encontrados no ar.
Os principais gases encontrados no ar.


Além dessas substâncias e de outras, que estão em menor quantidade, o ar também apresenta gotículas de água, poeira, e até mesmo partículas de vírus, bactérias e outros micro-organismos.

Quando respiramos, nosso nariz filtra as partículas e micro-organismos que podem fazer mal ao nosso corpo. Eles, quando se juntam ao muco ali produzido, formam a famosa meleca de nariz.

Quando respiramos, esse ar vai para os pulmões, retirando dali o gás oxigênio, essencial para a nossa sobrevivência (inspiração). Depois, também pela respiração, nosso corpo libera gás carbônico e outros componentes do ar que não foram utilizados (expiração).


A entrada e saída do ar.
A entrada e saída do ar.


O ar também é importante por vários outros motivos. Graças a ele:

- Quando em movimento, podemos ter uma sensação agradável de frescor;
- Podemos falar, já que os sons são formados pelo contato do ar com as pregas vocais;
- Os ventos permitem a dispersão de sementes;
- Pode ocorrer a queima, por exemplo, de uma vela (coloque uma vela acesa em um recipiente fechado e observe o que ocorrerá em pouco tempo, como na imagem);
- As chuvas podem ser distribuídas;
- Velejadores podem velejar sem precisar de remos ou motor;
- Podemos encher bolas, pneus, boias e balões.


Sem ar, acaba o oxigênio, e a vela se apaga.
Sem ar, acaba o oxigênio, e a vela se apaga.


Quando a qualidade do ar não está boa, podemos desenvolver problemas de saúde. As doenças provocadas pelos micro-organismos são um exemplo. Nesse caso, elas geralmente ocorrem quando esses seres vivos não foram filtrados pelo nariz, ou foram para dentro do corpo pela boca. A fumaça liberada por carros e indústrias também podem provocar problemas, como alergias e intoxicação.

Por esses motivos é que merecemos um ar de qualidade!


Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe EScola Kids

Podemos sentir o ar quando ele está em movimento. Podemos sentir o ar quando ele está em movimento.
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Vida e descobertas de Lavoisier

Ciências

Por que há um buraco na camada de ozônio?

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.