Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Ortoepia

A ortoepia se dedica à correta pronúncia das palavras, tendo em vista a emissão das vogais, a articulação das consoantes e o timbre.

Pode ser que essa palavra, “ortoepia”, soe um pouco estranha para você, afinal não é sempre que temos a oportunidade de ouvi-la por aí, não é verdade? Por esta razão é que começaremos a entendê-la a partir das origens relacionadas a ela, ou seja, como ela se formou.

Como você sabe, muitas palavras pertencentes à Língua Portuguesa e que fazem parte do nosso vocabulário são originárias de outras línguas existentes no passado. Dessa forma, temos que ortoepia se originou do grego orthos, cujo significado é “correto”, e hépos, que significa “palavra”. Assim sendo, a ortoepia se dedica à pronúncia das palavras, levando em consideração a emissão de vogais, articulação das consoantes (ou seja, se elas são expressas corretamente) e ao timbre, isto é, a forma como o som se propaga ao pronunciá-las.

Tudo isso se encontra relacionado a um fator que ocorre frequentemente no nosso dia a dia: muitas vezes pronunciamos e até grafamos as palavras de forma incorreta, sem ao menos percebermos. Então, para evitarmos que isso ocorra, vamos ver juntos alguns casos que representam esse assunto?



 

Perceba que na tabela há as duas formas: a que costumeiramente ouvimos por aí e a forma adequada.



Observação importante:

 Não podemos confundir esse caso que acabamos de estudar com aquele em que há duas formas corretas de grafar determinadas palavras. Por isso, confira mais detalhes acessando o texto  "Descobrindo um pouco mais sobre a ortografia"


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids


Aproveite para conferir nossa videoaula relacionada ao assunto:

A ortoepia se dedica ao estudo da produção oral das palavras A ortoepia se dedica ao estudo da produção oral das palavras
Por Vânia Maria do Nascimento Duarte

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Uso do dicionário

Português

Você concluiu seu texto... é hora de revisá-lo

Português

Companhia ou compania?

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.