Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Cinco erros de português e como evitá-los

Conheça os cinco erros de português mais cometidos pelos falantes e aprenda a evitá-los!

Confundir mas e mais está entre os cinco erros de português mais cometidos Confundir mas e mais está entre os cinco erros de português mais cometidos

 Errar é humano, persistir no erro é burrice. Certamente você já ouviu esse ditado popular, não é mesmo? É claro que todos nós erramos (errar, inclusive, faz parte do processo de aprendizado), pois ninguém está livre de cometer deslizes, mesmo quando a intenção é acertar. No processo de aquisição da linguagem, o erro é uma situação muito comum, por isso é preciso estudar e aprender com nossas falhas.

Pensando nisso, o Escola Kids vai mostrar para você cinco erros de português comuns em redações. Mais do que apontar os tropeços linguísticos mais cometidos pelos falantes, vamos mostrar como resolvê-los e evitá-los, afinal de contas, errar é permitido, mas insistir no erro, não. Vamos lá? Aproveite as dicas e bons estudos!

 Dicas da língua portuguesa: Cinco erros de português e como evitá-los

Erro 1: Confundir a terminação dos verbos do pretérito perfeito do indicativo com a terminação dos verbos conjugados no futuro do indicativo. Veja o exemplo:

 =) certo: Eles falaram sobre a viagem que farão para Fernando de Noronha.
(falaram = presente do indicativo; farão = futuro do indicativo)

=( errado: Eles falaram sobre a viagem que faram para Fernando de Noronha.

Erro 2: Confundir “mas” com “mais”: 'Mas' exerce função de conjunção adversativa; 'mais' exerce o papel de advérbio de intensidade. Veja os exemplos:

=) certo: Ela precisa viajar mais vezes com a família, mas está sempre trabalhando.

=( errado: Ela precisa viajar mas vezes com a família, mais está sempre trabalhando.

Erro 3: Confundir os pronomes demonstrativos: Isso, esse, essa, por exemplo, fazem referência a uma ideia anteriormente apresentada. Isto, este, esta devem ser utilizados para indicar uma ideia que ainda será apresentada. Observe:

=) certo: Isto é certo: vamos estudar e passaremos de ano com louvor!

=( errado: Isso é certo: vamos estudar e passaremos de ano com louvor!

Erro 4: Errar a concordância dos verbos que não permitem o plural ou usar inadequadamente o singular quando o verbo deve ir para o plural: Muito cuidado com esse tipo de erro! Fique atento, principalmente com os verbos fazer e haver. Quando eles indicarem tempo cronológico, não devem ir para o plural. Quer ver só? Observe o exemplo:

=) certo: Faz duas horas que estou esperando por você!

=( errado: Fazem duas horas que estou esperando por você!

Erro 5: Trocar lhe dar por lidar e vice-versa: lhe dar = dar algo a alguém; lidar = enfrentar, combater, trabalhar. Veja o exemplo:

=) certo: Eu trouxe uma caixa de bombons para lhe dar. (dar-lhe)

=( errado: Eu trouxe uma caixa de bombons para lidar.  


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Por Luana Castro Alves Perez

Você pode se interessar também

Português

Cinco dicas de redação

Português

Hoje é vinte ou hoje são vinte?

Português

Onde ou Aonde?

Português

Operadores argumentativos

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.