Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Cinco erros de português e como evitá-los

Conheça os cinco erros de português mais cometidos pelos falantes e aprenda a evitá-los!

Confundir mas e mais está entre os cinco erros de português mais cometidos Confundir mas e mais está entre os cinco erros de português mais cometidos

 Errar é humano, persistir no erro é burrice. Certamente você já ouviu esse ditado popular, não é mesmo? É claro que todos nós erramos (errar, inclusive, faz parte do processo de aprendizado), pois ninguém está livre de cometer deslizes, mesmo quando a intenção é acertar. No processo de aquisição da linguagem, o erro é uma situação muito comum, por isso é preciso estudar e aprender com nossas falhas.

Pensando nisso, o Escola Kids vai mostrar para você cinco erros de português comuns em redações. Mais do que apontar os tropeços linguísticos mais cometidos pelos falantes, vamos mostrar como resolvê-los e evitá-los, afinal de contas, errar é permitido, mas insistir no erro, não. Vamos lá? Aproveite as dicas e bons estudos!

 Dicas da língua portuguesa: Cinco erros de português e como evitá-los

Erro 1: Confundir a terminação dos verbos do pretérito perfeito do indicativo com a terminação dos verbos conjugados no futuro do indicativo. Veja o exemplo:

 =) certo: Eles falaram sobre a viagem que farão para Fernando de Noronha.
(falaram = presente do indicativo; farão = futuro do indicativo)

=( errado: Eles falaram sobre a viagem que faram para Fernando de Noronha.

Erro 2: Confundir “mas” com “mais”: 'Mas' exerce função de conjunção adversativa; 'mais' exerce o papel de advérbio de intensidade. Veja os exemplos:

=) certo: Ela precisa viajar mais vezes com a família, mas está sempre trabalhando.

=( errado: Ela precisa viajar mas vezes com a família, mais está sempre trabalhando.

Erro 3: Confundir os pronomes demonstrativos: Isso, esse, essa, por exemplo, fazem referência a uma ideia anteriormente apresentada. Isto, este, esta devem ser utilizados para indicar uma ideia que ainda será apresentada. Observe:

=) certo: Isto é certo: vamos estudar e passaremos de ano com louvor!

=( errado: Isso é certo: vamos estudar e passaremos de ano com louvor!

Erro 4: Errar a concordância dos verbos que não permitem o plural ou usar inadequadamente o singular quando o verbo deve ir para o plural: Muito cuidado com esse tipo de erro! Fique atento, principalmente com os verbos fazer e haver. Quando eles indicarem tempo cronológico, não devem ir para o plural. Quer ver só? Observe o exemplo:

=) certo: Faz duas horas que estou esperando por você!

=( errado: Fazem duas horas que estou esperando por você!

Erro 5: Trocar lhe dar por lidar e vice-versa: lhe dar = dar algo a alguém; lidar = enfrentar, combater, trabalhar. Veja o exemplo:

=) certo: Eu trouxe uma caixa de bombons para lhe dar. (dar-lhe)

=( errado: Eu trouxe uma caixa de bombons para lidar.  


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Por Luana Castro Alves Perez

Você pode se interessar também

Português

Cinco dicas de redação

Português

Hoje é vinte ou hoje são vinte?

Português

Onde ou Aonde?

Português

Operadores argumentativos

Últimos artigos

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.

Aranha-armadeira

Aranha-armadeira pode ser encontrada em todo território brasileiro. Recebe essa denominação devido à posição que assume quando se sente ameaçada.