Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Ansioso ou ancioso?

Dúvidas de ortografia: Ansioso ou ancioso? Clique e descubra como escrever corretamente essa palavra!

Você fica ansioso para aprender ou ancioso para aprender? Essa é uma ansiedade boa, pois ter vontade de conhecer a língua portuguesa é uma grande virtude! Saber escrever corretamente as palavras é muito importante para quem deseja ser proficiente na modalidade escrita; por isso, o Escola Kids vai explicar para você mais uma dúvida de ortografia. Vamos lá? Boa leitura!

Ansioso ou ancioso? Bem, apenas uma das grafias está correta. A forma correta é ansioso, assim, com 's' depois do 'n'. Ansioso é um adjetivo e deve ser utilizado para fazer referência a uma pessoa que tem ânsia, ou seja, que está desejosa de algo, que está inquieta, angustiada, que aguarda com ansiedade. Ufa! São muitas as acepções dessa palavrinha!

Mas por que ansioso se escreve com 's' e não com 'c'? Boa pergunta! Para respondê-la, é preciso voltar no tempo e pesquisar a história dessa palavra. A palavra ansioso tem origem no latim e vem da palavra anxiosus, que significa inquieto. Algumas palavras passam por uma espécie de “evolução” ortográfica, e foi o que aconteceu com a palavra que agora estamos estudando. O 'x', de anxiosus, foi substituído pelo 's'. O mesmo aconteceu com a palavra ansiedade: de anxius, foi modificada para ansietas e, por fim, chegou à forma como hoje conhecemos. Quando ânsia recebe o sufixo -oso (-oso = cheio de, provido), temos, então, um adjetivo formado a partir de derivação sufixal.

As crianças estão ansiosas com a proximidade do Natal.

O candidato estava muito ansioso, por isso não conseguiu fazer uma boa prova.

O medo de falar em público e a insegurança são dois sintomas de ansiedade.

Eu estou ansioso para saber se meu time foi classificado para a final do campeonato!

Eu anseio por mudanças em minha vida!

Sentiu ânsia de vômito quando saiu da montanha-russa!

Atenção:

Como a palavra ânsia é escrita com 's', todas as palavras dela derivadas também devem ser grafadas com “s”: ansiedade, ansioso, ansiolítico, ansiar... Nós costumamos trocar o 's' pelo 'c' porque a terminação -ância é muito mais comum na língua portuguesa, vide concordância, constância, discordância, elegância, estância, mendicância, vigilância, pedância etc., mas é preciso ficar atento para não confundir e, assim, deslizar na ortografia da língua portuguesa. Bons estudos!


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Todas as palavras derivadas de ânsia devem ser escritas com 's': ansioso, ansiedade, ansiar etc Todas as palavras derivadas de ânsia devem ser escritas com 's': ansioso, ansiedade, ansiar etc
Por Luana Castro Alves Perez

Você pode se interessar também

Português

Ortografia

Português

Tem ou têm?

Português

Mal com “l” ou mau com “u”?

Português

Onde ou Aonde?

Últimos artigos

Hititas

Os hititas foram um povo indo-europeu que se estabeleceu na Anatólia e formou um reino a partir de 1650 a.C., sendo uma das maiores forças da Antiguidade oriental.

Idade Contemporânea

Idade Contemporânea é um dos períodos nos quais a História humana divide-se. Segundo os historiadores, essa idade iniciou-se com a queda da Bastilha, em 1789.

Guerra do Peloponeso

Guerra do Peloponeso foi um conflito travado entre Esparta e Atenas, cada uma apoiada por seus respectivos aliados, e o que estava em jogo era a hegemonia da Grécia.

Medidas de volume

Utilizamos o volume para calcular o espaço ocupado por uma determinada matéria. Assim, é necessário desenvolver unidades de medidas de volume, como o metro cúbico.