Responda rápido: Mal com “l” ou mau com “u”? Ficou em dúvida? Clique e saiba mais!
Responda rápido: Mal com “l” ou mau com “u”? Ficou em dúvida, precisou pensar bastante antes de responder? Não precisa se preocupar, essa é uma pergunta muito comum entre os falantes da língua portuguesa. Afinal, qual é a forma correta, mal ou mau? Antes de escrever, pare um pouquinho, reflita e lembre-se da explicação que o Escola Kids traz agora para você!
Bom, respondendo à pergunta inicial, é importante lembrar que não existe, nesse caso, certo ou errado, pois ambas as palavras existem e estão corretas. Apesar de serem palavras homófonas, ou seja, têm a mesma pronúncia, mal e mau apresentam significados diferentes. Esse fenômeno, chamado homofonia, é responsável por grande parte dos erros ortográficos, portanto fique atento e saiba distinguir termos que parecem iguais, mas que, na verdade, não são. Observe:
Mal pode ser advérbio, conjunção ou substantivo comum, enquanto mau sempre será utilizado como um adjetivo
Mal é advérbio, antônimo de bem.
Mau é um adjetivo, antônimo de bom.
Exemplos:
O funcionário apresentou um mau desempenho, por isso foi afastado. (mau ≠ bom)
Os alunos foram mal na prova porque estudaram pouco. (mal ≠ bem)
A palavra mau tem origem no latim malu e deve ser empregada quando a intenção for a de fazer referência a algo que não seja de boa qualidade, a alguém que faz maldades e a outras situações cujo intuito seja qualificar, pois mau é um adjetivo. Já a palavra mal, que também tem origem no latim, male, pode ser um advérbio, uma conjunção ou um substantivo comum. As palavras mau e mal são muito parecidas foneticamente, mas são escritas de formas diferentes e também possuem significados diversos. Agora que você já sabe, fique atento e evite erros na escrita!
Por Luana Castro
Graduada em Letras