Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Mal com “l” ou mau com “u”?

Responda rápido: Mal com “l” ou mau com “u”? Ficou em dúvida? Clique e saiba mais!

Mal e mau são palavras homófonas, por isso muita gente acaba confundindo esses termos na hora de escrever Mal e mau são palavras homófonas, por isso muita gente acaba confundindo esses termos na hora de escrever

 Responda rápido: Mal com “l” ou mau com “u”? Ficou em dúvida, precisou pensar bastante antes de responder? Não precisa se preocupar, essa é uma pergunta muito comum entre os falantes da língua portuguesa. Afinal, qual é a forma correta, mal ou mau? Antes de escrever, pare um pouquinho, reflita e lembre-se da explicação que o Escola Kids traz agora para você!

Bom, respondendo à pergunta inicial, é importante lembrar que não existe, nesse caso, certo ou errado, pois ambas as palavras existem e estão corretas. Apesar de serem palavras homófonas, ou seja, têm a mesma pronúncia, mal e mau apresentam significados diferentes. Esse fenômeno, chamado homofonia, é responsável por grande parte dos erros ortográficos, portanto fique atento e saiba distinguir termos que parecem iguais, mas que, na verdade, não são. Observe:


Mal pode ser advérbio, conjunção ou substantivo comum, enquanto mau sempre será utilizado como um adjetivo

Mal é advérbio, antônimo de bem.

Mau é um adjetivo, antônimo de bom.

Exemplos:

O funcionário apresentou um mau desempenho, por isso foi afastado. (mau ≠ bom)

Os alunos foram mal na prova porque estudaram pouco. (mal ≠ bem)

A palavra mau tem origem no latim malu e deve ser empregada quando a intenção for a de fazer referência a algo que não seja de boa qualidade, a alguém que faz maldades e a outras situações cujo intuito seja qualificar, pois mau é um adjetivo. Já a palavra mal, que também tem origem no latim, male, pode ser um advérbio, uma conjunção ou um substantivo comum. As palavras mau e mal são muito parecidas foneticamente, mas são escritas de formas diferentes e também possuem significados diversos. Agora que você já sabe, fique atento e evite erros na escrita!


Por Luana Castro
Graduada em Letras 

Por Luana Castro Alves Perez

Você pode se interessar também

Português

Adjetivo: qualifica ou dá qualidade?

Português

Adjetivos

Português

Advérbios

Português

Ansioso ou ancioso?

Últimos artigos

Hipérbole

A hipérbole é uma figura de linguagem que usa, de propósito, o exagero nas expressões para dar ênfase ao discurso. Ela é classificada como figura de pensamento.

Período Neolítico

Período Neolítico é um dos períodos da Pré-História, profundamente marcado pela sedentarização do humano, uma consequência do desenvolvimento da agricultura.

Predatismo

Predatismo ou predação é uma relação ecológica estabelecida entre indivíduos de espécies diferentes, na qual um organismo serve de alimento para outro.

Amensalismo

Amensalismo é uma relação ecológica em que uma das espécies envolvidas inibe o crescimento ou a reprodução de outra. Um exemplo dessa interação é a maré vermelha.