Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Mal com “l” ou mau com “u”?

Responda rápido: Mal com “l” ou mau com “u”? Ficou em dúvida? Clique e saiba mais!

 Responda rápido: Mal com “l” ou mau com “u”? Ficou em dúvida, precisou pensar bastante antes de responder? Não precisa se preocupar, essa é uma pergunta muito comum entre os falantes da língua portuguesa. Afinal, qual é a forma correta, mal ou mau? Antes de escrever, pare um pouquinho, reflita e lembre-se da explicação que o Escola Kids traz agora para você!

Bom, respondendo à pergunta inicial, é importante lembrar que não existe, nesse caso, certo ou errado, pois ambas as palavras existem e estão corretas. Apesar de serem palavras homófonas, ou seja, têm a mesma pronúncia, mal e mau apresentam significados diferentes. Esse fenômeno, chamado homofonia, é responsável por grande parte dos erros ortográficos, portanto fique atento e saiba distinguir termos que parecem iguais, mas que, na verdade, não são. Observe:


Mal pode ser advérbio, conjunção ou substantivo comum, enquanto mau sempre será utilizado como um adjetivo

Mal é advérbio, antônimo de bem.

Mau é um adjetivo, antônimo de bom.

Exemplos:

O funcionário apresentou um mau desempenho, por isso foi afastado. (mau ≠ bom)

Os alunos foram mal na prova porque estudaram pouco. (mal ≠ bem)

A palavra mau tem origem no latim malu e deve ser empregada quando a intenção for a de fazer referência a algo que não seja de boa qualidade, a alguém que faz maldades e a outras situações cujo intuito seja qualificar, pois mau é um adjetivo. Já a palavra mal, que também tem origem no latim, male, pode ser um advérbio, uma conjunção ou um substantivo comum. As palavras mau e mal são muito parecidas foneticamente, mas são escritas de formas diferentes e também possuem significados diversos. Agora que você já sabe, fique atento e evite erros na escrita!


Por Luana Castro
Graduada em Letras 

Mal e mau são palavras homófonas, por isso muita gente acaba confundindo esses termos na hora de escrever Mal e mau são palavras homófonas, por isso muita gente acaba confundindo esses termos na hora de escrever
Por Luana Castro Alves Perez

Você pode se interessar também

Português

Ansioso ou ancioso?

Português

Substantivos

Português

Adjetivos

Português

Advérbios

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.