Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Significado das palavras

Em apenas um clique poderá fazer grandes descobertas!

Ao falarmos sobre o significado das palavras, logo nos lembramos do dicionário, não é verdade? Mas quando aprofundamos nossos estudos em relação a esse assunto, ficamos cada vez mais surpresos, pois ele nos revela grandes descobertas. Sendo assim, o propósito de nosso estudo refere-se inteiramente a elas.

Até aqui pudemos conhecer somente sobre o sinônimo e o antônimo, importantes elementos que também compõem esse processo de significação, uma vez que estabelecem ideias semelhantes e ideias contrárias, como em:

gentil – bondoso, educado - sentido semelhante
alto – baixo - ideias de sentido contrário


Agora iremos conhecer outras características que estão diretamente relacionadas ao significado que atribuímos às muitas palavras das quais fazemos uso no nosso dia a dia. E saiba! Cada uma dessas características faz com que elas se incluam em grupos específicos. Então, já se sente pronto(a) para conhecê-los?


Grupo das palavras homônimas

São aquelas que apresentam semelhanças quanto ao som ou quanto à grafia, mas que possuem o mesmo sentido. Subdividem-se em:

# Homógrafas – iguais na escrita, mas diferentes no significado e na pronúncia.



# Homófonas – iguais na pronúncia, mas diferentes na escrita e no significado.

Palavras parônimas

São aquelas parecidas na escrita e na pronúncia, mas diferentes no significado.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

As palavras possuem diversas características, tanto na grafia quanto no significado As palavras possuem diversas características, tanto na grafia quanto no significado
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Os múltiplos significados entre as palavras

Português

Alimento reimoso

Português

Homonímia

Português

Os vários significados que as palavras adquirem

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.