Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Significado das palavras

Em apenas um clique poderá fazer grandes descobertas!

As palavras possuem diversas características, tanto na grafia quanto no significado As palavras possuem diversas características, tanto na grafia quanto no significado

Ao falarmos sobre o significado das palavras, logo nos lembramos do dicionário, não é verdade? Mas quando aprofundamos nossos estudos em relação a esse assunto, ficamos cada vez mais surpresos, pois ele nos revela grandes descobertas. Sendo assim, o propósito de nosso estudo refere-se inteiramente a elas.

Até aqui pudemos conhecer somente sobre o sinônimo e o antônimo, importantes elementos que também compõem esse processo de significação, uma vez que estabelecem ideias semelhantes e ideias contrárias, como em:

gentil – bondoso, educado - sentido semelhante
alto – baixo - ideias de sentido contrário


Agora iremos conhecer outras características que estão diretamente relacionadas ao significado que atribuímos às muitas palavras das quais fazemos uso no nosso dia a dia. E saiba! Cada uma dessas características faz com que elas se incluam em grupos específicos. Então, já se sente pronto(a) para conhecê-los?


Grupo das palavras homônimas

São aquelas que apresentam semelhanças quanto ao som ou quanto à grafia, mas que possuem o mesmo sentido. Subdividem-se em:

# Homógrafas – iguais na escrita, mas diferentes no significado e na pronúncia.



# Homófonas – iguais na pronúncia, mas diferentes na escrita e no significado.

Palavras parônimas

São aquelas parecidas na escrita e na pronúncia, mas diferentes no significado.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Alimento reimoso

Português

Diferenças entre sessão, seção e cessão

Português

Hiperonímia e Hiponímia

Português

Homonímia

Últimos artigos

Hipérbole

A hipérbole é uma figura de linguagem que usa, de propósito, o exagero nas expressões para dar ênfase ao discurso. Ela é classificada como figura de pensamento.

Período Neolítico

Período Neolítico é um dos períodos da Pré-História, profundamente marcado pela sedentarização do humano, uma consequência do desenvolvimento da agricultura.

Predatismo

Predatismo ou predação é uma relação ecológica estabelecida entre indivíduos de espécies diferentes, na qual um organismo serve de alimento para outro.

Amensalismo

Amensalismo é uma relação ecológica em que uma das espécies envolvidas inibe o crescimento ou a reprodução de outra. Um exemplo dessa interação é a maré vermelha.