Carne de porco, camarão, carne de pato... Você sabe o que é um alimento reimoso? Clique e aprenda a origem da palavra “reimoso”!
“Menino, não come carne de porco porque é muito 'reimosa'!”
Você já ouviu sua mãe ou seu pai dizerem isso? Se nunca ouviu, provavelmente você não sabe o que é um alimento reimoso. Algumas pessoas dizem “remoso”, sem o “i”, mas o significado é o mesmo. Entenda essa curiosidade linguística!
Bom, por incrível que pareça, estamos sim falando de língua portuguesa. Para você que não sabe o que é um alimento reimoso, trata-se de alimentos com alta concentração de proteína e gordura animal, como carne de porco e de pato, camarão, caranguejo, moluscos e ovos. Algumas frutas cítricas, apesar de não terem proteína animal, são consideradas “frutas reimosas”. Os alimentos reimosos possuem má fama, pois muitos acreditam que eles desencadeiam reações alérgicas como coceiras, diarreia e intoxicações mais graves. Contudo, não há comprovação científica sobre a vilania desses alimentos.
O termo “reimoso” é utilizado em várias regiões do Brasil, especialmente na região Nordeste. Mas de onde vem essa palavra engraçada? “Reima” é uma variação da palavra grega “reuma”, que deu origem a outras palavras, entre elas, a palavra “reumatismo” (doença que provoca dores intensas nas articulações dos músculos e até mesmo nas vísceras). O mais curioso é a característica polissêmica da palavra, que pode nomear os alimentos dos quais falamos anteriormente, assim como fazer referência a pessoas mal-humoradas e rabugentas. Portanto, se alguém disser que você é um “sujeito reimoso”, não quer dizer que você seja um indivíduo com alta concentração de gordura, mas também não se trata de nenhum elogio!
Por Luana Castro
Graduada em Letras