Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Diferenças entre sessão, seção e cessão

Sessão, seção e cessão. Aprenda a escrever corretamente!

Três palavrinhas foneticamente iguais, três significados bem diferentes: sessão, seção e cessão Três palavrinhas foneticamente iguais, três significados bem diferentes: sessão, seção e cessão

 Você sabe a diferença que existe entre as palavras sessão, seção e cessão?

Pois é, essas três palavrinhas são motivo de muita confusão na hora da escrita, pois elas são foneticamente idênticas. Como assim, “foneticamente idênticas”? As palavras sessão, seção e cessão são exemplos interessantes de palavras homônimas, ou seja, palavras que apresentam significados diferentes, embora tenham a mesma estrutura fonológica e os mesmos fonemas. Então, para acabar de vez com a confusão, vamos esclarecer quando e como cada uma delas deve ser usada, fique atento!

Sessão: a palavra sessão tem origem no latim “sessio”, que significa sentar-se. Sendo assim, transmite a ideia de que a pessoa precisa sentar-se para assistir ou participar de algo. Observe os exemplos:

O filme que queremos assistir será exibido na sessão das sete horas.

Carlos foi à sua primeira sessão com o fisioterapeuta.

O escritor fará uma sessão de autógrafos à noite.

Seção: a palavra seção tem origem no latim sectio, que significa corte. Portanto, seção significa a divisão ou a subdivisão de coisas da mesma espécie. Observe os exemplos:

Os contos de fadas estão localizados na seção de literatura infantil.

O eleitor compareceu à sua seção eleitoral para votar em seu candidato.

O departamento de recursos humanos é a seção responsável por contratar funcionários.

Cessão: a palavra cessão tem origem no latim cessio, que significa ceder. Portanto, está relacionada com a ideia de conceder, doar algo, ceder. Observe os exemplos:

A comissão de formatura agradeceu a cessão do espaço onde a festa foi realizada.

A cessão dos livros será interrompida por tempo indeterminado.

O juiz determinou a cessão imediata dos bens à outra parte interessada.

Você deve ter observado que o significado das palavras sessão, seção e cessão é bem diferente, não é mesmo? Por isso, é preciso ficar atento sobre as situações de uso de cada uma delas, especialmente na linguagem escrita, pois, na linguagem oral, o contexto da significação se encarregará de estabelecer as diferenças, não havendo assim qualquer tipo de prejuízo para a comunicação. Três letrinhas, três significados distintos. Ficou claro para você?

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por Luana Castro Alves Perez

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Homonímia

Português

Os múltiplos significados entre as palavras

Português

Significado das palavras

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.