Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Diferenças entre sessão, seção e cessão

Sessão, seção e cessão. Aprenda a escrever corretamente!

 Você sabe a diferença que existe entre as palavras sessão, seção e cessão?

Pois é, essas três palavrinhas são motivo de muita confusão na hora da escrita, pois elas são foneticamente idênticas. Como assim, “foneticamente idênticas”? As palavras sessão, seção e cessão são exemplos interessantes de palavras homônimas, ou seja, palavras que apresentam significados diferentes, embora tenham a mesma estrutura fonológica e os mesmos fonemas. Então, para acabar de vez com a confusão, vamos esclarecer quando e como cada uma delas deve ser usada, fique atento!

Sessão: a palavra sessão tem origem no latim “sessio”, que significa sentar-se. Sendo assim, transmite a ideia de que a pessoa precisa sentar-se para assistir ou participar de algo. Observe os exemplos:

O filme que queremos assistir será exibido na sessão das sete horas.

Carlos foi à sua primeira sessão com o fisioterapeuta.

O escritor fará uma sessão de autógrafos à noite.

Seção: a palavra seção tem origem no latim sectio, que significa corte. Portanto, seção significa a divisão ou a subdivisão de coisas da mesma espécie. Observe os exemplos:

Os contos de fadas estão localizados na seção de literatura infantil.

O eleitor compareceu à sua seção eleitoral para votar em seu candidato.

O departamento de recursos humanos é a seção responsável por contratar funcionários.

Cessão: a palavra cessão tem origem no latim cessio, que significa ceder. Portanto, está relacionada com a ideia de conceder, doar algo, ceder. Observe os exemplos:

A comissão de formatura agradeceu a cessão do espaço onde a festa foi realizada.

A cessão dos livros será interrompida por tempo indeterminado.

O juiz determinou a cessão imediata dos bens à outra parte interessada.

Você deve ter observado que o significado das palavras sessão, seção e cessão é bem diferente, não é mesmo? Por isso, é preciso ficar atento sobre as situações de uso de cada uma delas, especialmente na linguagem escrita, pois, na linguagem oral, o contexto da significação se encarregará de estabelecer as diferenças, não havendo assim qualquer tipo de prejuízo para a comunicação. Três letrinhas, três significados distintos. Ficou claro para você?

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Três palavrinhas foneticamente iguais, três significados bem diferentes: sessão, seção e cessão Três palavrinhas foneticamente iguais, três significados bem diferentes: sessão, seção e cessão
Por Luana Castro Alves Perez

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Significado das palavras

Português

Homonímia

Português

Os múltiplos significados entre as palavras

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.