Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Homonímia

Você sabe o que é homonímia? Descubra o que é e como ela acontece na língua portuguesa.

As palavras homônimas não causam prejuízo à comunicação, mas podem gerar dúvidas na linguagem escrita As palavras homônimas não causam prejuízo à comunicação, mas podem gerar dúvidas na linguagem escrita

Você sabe o que é homonímia? Se a sua resposta for não, saiba que apesar de ter esse nome estranho, a homonímia é um fenômeno bastante corriqueiro.

A homonímia caracteriza duas palavras que possuem a mesma grafia ou a mesma pronúncia, mas com significação distinta, ou ainda palavras que apresentam pequenas diferenças, mas que podem causar muitas dúvidas no momento da escrita. Para evitar erros, conheça as três classificações para as palavras homônimas:

Homônimas homógrafas: nesse caso, as palavras são iguais na escrita, mas diferentes na pronúncia. Veja alguns exemplos:

este (pronome)

este (ponto cardeal)

governo (substantivo)

governo (verbo)

lobo (animal)

lobo (parte inferior da orelha)

pregar (cravar pregos)

pregar (dar um sermão)

séria (adjetivo)

seria (verbo)

Homônimas homófonas: as palavras homófonas são iguais na pronúncia e diferentes na escrita. Exemplos:

cheque (ordem de pagamento)

xeque (lance do xadrez)

viagem (substantivo)

viajem (flexão do verbo viajar)

concerto (composição sinfônica)

Conserto (reparo, derivação do verbo consertar)

ascender (subir, elevar)

acender (ligar, pôr fogo)

Homônimos perfeitos: as palavras homógrafas representam o tipo de homonímia perfeita, ou seja, são iguais na escrita e na pronúncia, têm a mesma estrutura fonológica e os mesmos fonemas. Observe os exemplos:

cura (verbo)

cura (substantivo)

cedo (verbo)

cedo (advérbio)

verão (verbo)

verão (substantivo)

banco (instituição financeira)

banco (assento)

É importante observar que, apesar das diferenças existentes, as palavras homônimas não causam prejuízo na comunicação, mesmo porque é importante analisar o contexto no qual elas estão inseridas. Dependendo da situação comunicacional, saberemos exatamente o que quer dizer nosso interlocutor quando ele disser, por exemplo, que “vai ao banco consultar seu saldo”, pois, nesse caso, sabemos que ele não está se referindo ao banco usado como assento. Se alguém nos diz que levará uma televisão para o conSerto, sabemos exatamente que o objeto receberá reparos, pois ao conCerto só se pode ir para ouvir música. Contudo, saber as diferenças é muito importante para que os erros não aconteçam na escrita, já que na escrita eles podem provocar dúvidas e até mesmo transtornos na comunicação e no entendimento. Nesses casos, nada melhor do que uma consulta ao dicionário, certo?


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Acentuação gráfica

Português

Diferenças entre sessão, seção e cessão

Português

Homofonia

Português

Os múltiplos significados entre as palavras

Últimos artigos

Ponto e vírgula (;)

O ponto e vírgula é um sinal de pontuação que indica uma pausa mais longa que a pausa da vírgula, mas sem interromper o enunciado, como o ponto.

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.