Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Hiperonímia e Hiponímia

A hiperonímia e a hiponímia são palavras relacionadas à semântica das palavras. Não deixe de conhecê-las, pois são muito importantes, tanto na fala quanto na es

A hiperonímia e a hiponímia estão relacionadas à semântica – ciência que se ocupa do sentido expresso pelas palavras A hiperonímia e a hiponímia estão relacionadas à semântica – ciência que se ocupa do sentido expresso pelas palavras

Tanto em se tratando da linguagem oral quanto da escrita, tudo que falamos precisa ter sentido, precisa estar claro. Caso contrário, podemos correr o risco de ser mal-entendidos, não é verdade?

Pois bem, essas duas palavrinhas - hiperonímia e hiponímia, embora pareçam desconhecidas por você, tem tudo a ver com o que acabamos de afirmar. Veja bem:

Imagine que você seja convidado a falar sobre alguns tipos de esporte. Provavelmente, você irá dizer:


As palavras vôlei, basquete e futebol representam a hiponímia

Constatamos que por meio de uma única palavraesporte, várias palavras a ela apareceram associadas. Mas imagine que você dissesse alguma delas que não pertencesse a esse universo semântico, isto é, o grupo que pela lógica engloba palavras que tenham relação de sentido umas com as outras, aí sim você realmente não estaria sendo claro, pois iria deixar seu interlocutor (a pessoa com quem falamos) totalmente confuso. Por isso a necessidade de sermos objetivos, sempre.

Agora que já estamos um pouco mais familiarizados, que tal definirmos o conceito de hiperonímia e hiponímia? Vamos lá então:


A hiperonímia tem sentido amplo, e a hiponímia... mais restrito

A hiperonímia é representada por aquelas palavras que dão ideia de um todo, isto é, de significado mais abrangente. No exemplo que vimos, a palavra “esporte” se caracteriza como a hiperonímia.

Já a hiponímia representa o grupo de palavras que se associam àquela de sentido abrangente. Ainda falando do exemplo anterior, as palavras “vôlei, basquete e futebol” integram as modalidades esportivas que há - o que significa dizer que se trata da hiponímia.

Como pôde perceber, não se trata de algo assim tão desconhecido, nem muito complicado, concorda? Agora vai uma dica para você colocar em prática tudo que pudemos aprender juntos: convide seus colegas para brincar daquela velha brincadeira popular conhecida por todos, chamada adedonha e... solte sua imaginação!!!!!


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Os múltiplos significados entre as palavras

Português

Semântica

Português

Significado das palavras

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.