Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Polígonos semelhantes

Clique e descubra o que são polígonos semelhantes e saiba como determinar a semelhança entre dois polígonos.

Exemplos de polígonos que apresentam lados proporcionais e ângulos congruentes Exemplos de polígonos que apresentam lados proporcionais e ângulos congruentes

Um polígono é uma figura geométrica plana limitada por segmentos de reta, que são os lados. Além dos lados, também são elementos dos polígonos os ângulos internos, os ângulos externos, os vértices e as diagonais.

Dizemos que dois polígonos são semelhantes quando apresentam o mesmo número de lados, possuem ângulos internos correspondentes congruentes e, além disso, têm lados correspondentes proporcionais.

Em outras palavras, além de possuir o mesmo número de lados, e ângulos internos correspondentes com a mesma medida, as razões entre os lados correspondentes de dois polígonos precisam ser iguais para que eles sejam semelhantes.

Por exemplo, considerando os pentágonos abaixo, note que eles são semelhantes porque se enquadram na definição dada acima.

Os ângulos correspondentes dessas figuras são todos congruentes e a razão entre os lados correspondentes do maior para o menor é sempre ½.

Propriedades

A semelhança entre dois polígonos não é válida apenas para seus lados e ângulos. Ela também pode envolver seu perímetro. É isso o que garante a propriedade a seguir:

Dados dois polígonos semelhantes,

a razão entre seus perímetros é igual à razão entre

as medidas de dois lados semelhantes quaisquer.

Dessa forma, as medidas dos perímetros de dois polígonos semelhantes são proporcionais aos lados desses polígonos. Assim, dados os polígonos da imagem a seguir,

Perceba que, se esses polígonos são semelhantes, é possível escrever a seguinte proporção:

P(ABCDE) = AB
P(FGHIJ)     GF

Nessa proporção, P(x) é o perímetro do polígono x.

Semelhança de triângulos

Para descobrir se dois triângulos são semelhantes, não é necessário conferir todos os seus lados e ângulos. Isso acontece porque os triângulos são as figuras mais simples que existem, pois são aquelas que possuem o menor número de lados.

Para tanto, existem os casos de congruência de triângulos. São eles:

1 – Lado, lado, lado. Se os três lados correspondentes de dois triângulos distintos são proporcionais, então seus ângulos correspondentes serão congruentes.

2 – Ângulo, ângulo. Se dois ângulos correspondentes de dois triângulos distintos são congruentes, então eles são triângulos semelhantes.

3 – Lado, ângulo, lado. Se dois triângulos distintos possuem dois lados correspondentes congruentes e, além disso, o ângulo entre eles é congruente, então esses dois triângulos são semelhantes.




Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por Luiz Paulo Moreira Silva

Você pode se interessar também

Matemática

Estudo da Reta, Segmento de Reta e Semirreta

Matemática

Formas geométricas | Ensino Fundamental I

Matemática

Perímetro de um polígono

Matemática

Polígonos

Últimos artigos

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.