Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Plantas carnívoras

Vamos saber mais sobre as plantas carnívoras e suas estratégias para capturar a presa? Clique aqui!

Ilustração de uma planta carnívora comendo mosquitos. As plantas carnívoras, diferentemente do que muitos pensam, realizam fotossíntese. Elas capturam presas apenas para obter nutrientes que faltam no sol

As plantas carnívoras, assim como todas as plantas, realizam fotossíntese, ou seja, são capazes de produzir seu próprio alimento. O que as difere das outras é que elas são capazes de retirar nutrientes de outros seres vivos como uma forma de complementação.

Por que as plantas carnívoras comem outros seres vivos?

As plantas retiram nutrientes de outros seres vivos porque normalmente elas são encontradas em solos muito pouco nutritivos, principalmente em nitratos e fosfatos. Sendo assim, os nutrientes que deveriam ser obtidos através da raiz não são adquiridos, por isso as plantas buscam outra forma de consegui-los.

Observe como a Dionaea captura sua presa
Observe como a Dionaea captura sua presa.

Como as plantas carnívoras atraem suas presas?

Para atrair as presas, as plantas carnívoras utilizam algumas estratégias, tais como odores fortes e cores vibrantes. Entretanto, apenas atrair animais não é suficiente para garantir a captura. Elas contam com folhas perfeitamente modificadas que funcionam como verdadeiras armadilhas.

Estima-se que existam cerca de 600 espécies diferentes de plantas carnívoras espalhadas por todo o mundo, com as mais diferentes formas de armadilha. Algumas plantas apresentam folhas que se fecham lentamente ao sentir a presença de algum animal, como é o caso da Dionaea. Outras, como as Nepenthes, apresentam folhas modificadas em forma de jarra que ficam cheias de uma substância pegajosa que impede a presa de sair. A Drosera, por sua vez, apresenta vários tricomas (pelos) com uma substância que literalmente cola a presa.

Foi descoberta uma planta carnívora com uma característica peculiar: ela apresenta folhas pegajosas, localizadas abaixo do solo, que capturam e digerem vermes. Essa espécie é chamada de Philcoxia minensis e é encontrada no Cerrado brasileiro.

Características das plantas carnívoras 

Normalmente as plantas carnívoras possuem tamanho reduzido, tendo em média 15 centímetros. Algumas, no entanto, podem atingir mais de metro. Por serem, em sua grande maioria, pequenas, elas capturam geralmente insetos, sendo frequentemente chamadas de insectívoras. As plantas maiores, como as Nepenthes, podem capturar animais de maior porte, entretanto, não são capazes de capturar uma pessoa, como vemos em filmes.

A Nepenthes apresenta grandes folhas modificadas que se assemelham a uma jarra
A Nepenthes apresenta grandes folhas modificadas que se assemelham a uma jarra.

Curiosidade sobre as plantas carnívoras:

  • Alguns fósseis de plantas carnívoras datam mais de 60 milhões de anos.


 

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Angiospermas

Ciências

Briófitas

Ciências

Irritabilidade nos seres vivos

Ciências

Movimentos das plantas

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.