Clique para conhecer a definição e alguns exemplos de polígonos!
Um segmento de reta é um pedaço de uma reta. A reta não faz curvas e não tem começo nem fim. Já o segmento de reta tem um ponto inicial e um ponto final.
Os polígonos são figuras geométricas limitadas por segmentos de reta. Então, para ser polígono, a figura precisa cumprir os três pré-requisitos abaixo:
1 – A figura deve ser formada por segmentos de reta, isto é, não pode conter linhas que fazem algum tipo de curva (arredondadas);
2 – Deve ser inteiramente fechada;
3 – Os segmentos de reta não podem cruzar-se.
O polígono abaixo é um hexágono (possui 6 lados). Lado é o nome dado a qualquer segmento de reta que compõe o polígono. O hexágono a seguir cumpre todos os pré-requisitos para ser um polígono: é formado por segmentos de reta, é fechado e os segmentos de reta não se cruzam.
A figura abaixo, por sua vez, é aberta. Isso significa que falta um segmento de reta do lado direito, onde está o ponto de interrogação. A figura abaixo, portanto, não é um polígono, pois, apesar de cumprir dois dos pré-requisitos (é formada por segmentos de reta e eles não se cruzam), ela não é fechada.
A figura geométrica abaixo também não pode ser considerada um polígono, pois os segmentos “a” e “b” cruzam-se no local indicado pela flecha. Todos os outros pré-requisitos são cumpridos, pois a figura é fechada e formada somente por segmentos de reta, mas existe um cruzamento entre dois desses segmentos.
Por fim, apresentamos uma figura geométrica que é fechada, os segmentos que a formam não se cruzam, mas ela não é um polígono, pois contém uma curva.
Dessa forma, apenas são polígonos as figuras geométricas planas formadas por uma linha fechada simples que é composta por segmentos de reta.
Por Luiz Paulo Moreira
Graduado em Matemática
Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto: