Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Profissões | Ensino Fundamental I

A profissão é um tipo de atividade realizada por um especialista, sendo necessário um conhecimento e/ou preparo específico para realizar uma função. A pessoa que realiza essa função é o profissional, que recebe uma remuneração/salário referente ao trabalho que realiza.

É importante saber que algumas profissões exigem a formação em faculdades ou cursos técnicos, mas outras não. As profissões que não necessitam de cursos técnicos para fazer a atividade que lhe é exigida são aprendidas na prática, no dia a dia, com alguém mais experiente.

Leia também: Quais são as condições para ter qualidade de vida nas cidades?

Diferentes profissões

Para melhor entender as profissões, podemos dividi-las em dois grupos: a profissão urbana, ou seja, da cidade, e a profissão rural, a prática no campo. As profissões da cidade nem sempre exigem um curso. Vejamos algumas profissões comuns na cidade!

  • Feirante: vendedor de alguma coisa (frutas, verduras, roupas etc.) em feiras livres.

Feirante
Feirante
  • Costureira: trabalha costurando roupas em sua própria casa ou na fábrica.

Costureira
Costureira
  • Farmacêutico: trabalha fazendo remédios ou vendendo remédios na farmácia para as pessoas.

Farmacêutico

Essas e outras profissões podem ser encontradas nas cidades. Vejamos mais alguns exemplos a seguir.

  • Médicos

  • Professores

  • Artistas

  • Faxineiros

  • Advogados

  • Pedreiros

  • Policiais

  • Comerciantes

Veja também: O que são os meios de produção?

Outro grupo de profissionais são os do espaço rural. Há, inclusive, alguns trabalhadores que moram em fazendas, chácaras e vão e voltam da cidade todos os dias para trabalhar. Vejamos algumas das profissões do campo!

  • Agricultor: cuida da terra, plantando e colhendo os alimentos.

Agricultor
Agricultor
  • Agrônomo: um profissional especializado que lida com a agricultura.

Agrônomo
  • Boiadeiro: cuida dos gados.

Boiadeiro
Boiadeiro

Assim, sabemos que as diferentes profissões existem e são extremamente importantes para todos, pois cada um tem uma função específica na sociedade.

Quais profissões não existem mais?

Apesar de todos terem sua importância na sociedade, algumas profissões estão desaparecendo ou já desapareceram, pois não possuem mais funcionalidade em nossos tempos. Veja alguns exemplos!

  • Datilógrafo: era a pessoa que usava a máquina de escrever para reproduzir cartas, petições etc. Também era chamado de digitador.

Datilógrafa

Telegrafista: era o profissional que usava o telégrafo para transmitir mensagens a longa distância utilizando uma série de códigos. Como os meios de comunicação avançaram muito, não existem mais os telégrafos.

Telegrafista
Telegrafista
  • Cobrador de ônibus: em muitas cidades do Brasil, essa profissão foi extinta. O cobrador era o responsável por pegar o dinheiro dos passageiros e autorizar sua passagem para a parte interna do ônibus, mas hoje muitas empresas de ônibus possuem cartões digitais. Assim, antes de entrarem no ônibus, os passageiros já possuem o cartão e passam pela catraca.

Cobrador de ônibus

Quais profissões surgiram recentemente?

Enquanto algumas profissões estão deixando de existir, outras estão surgindo, atendendo a novas demandas da nossa sociedade, principalmente voltadas para o mundo das diferentes tecnologias, do meio ambiente e da saúde. Vejamos algumas!

  • Bioinformacionista: é o profissional responsável por trabalhar com aspectos da tecnologia e da genética, atuando muito nas indústrias farmacêuticas e laboratórios. Esse profissional busca descobrir informações que melhorem a saúde da população em geral ou de alguma doença específica.

Bioinformacionista
Bioinformacionista
  • Especialista em mobile marketing: é uma profissão recente no Brasil, e sua função está muito atrelada com as tecnologias relacionadas a celulares, tabletes, com o objetivo de melhorar cada vez mais os serviços prestados e a qualidade dos produtos.

Especialista em mobile marketing
Especialista em mobile marketing

Veja também: Quais são as autoridades do município?

Atividades

1) Marque V para verdadeiro e F para falso nas questões a seguir.

a) ( ) Para ter uma profissão, é preciso ser formado na faculdade.

b) ( ) O farmacêutico só trabalha em farmácia.

c) ( ) O boiadeiro cuida dos bois.

d) ( ) Os feirantes trabalham com a produção na indústria.

Resposta:

F F V F

Vamos pintar?

Agora que você conhece um pouco das profissões, vamos colorir este desenho com diferentes profissionais.

Profissões

Para baixar o desenho em PDF e imprimir, clique aqui. 

Por Jacqueline Iglesias

Você pode se interessar também

Geografia

Cidades Globais

História

Cidades, a ocupação do espaço urbano

Geografia

O que são meios de produção?

Geografia

Serviços Públicos

Últimos artigos

Tutu

Tutu, no folclore brasileiro, é reconhecido como um monstro disforme que é muito associado com o bicho-papão, o monstro devorador de crianças.

Leopardos

Leopardos são felinos de grande porte, muito ágeis, encontrados na África e Ásia. Atualmente são consideradas nove subespécies desses animais.

Rinocerontes

Rinocerontes são animais de grande porte encontrados na África e Ásia. São animais solitários, territorialistas e que podem viver cerca de 50 anos.

Animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos

Quando falamos em animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos, estamos nos referindo ao local onde o embrião de uma espécie se desenvolve.