Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

O que são meios de produção?

Descubra o que são os meios de produção e qual a sua importância para as fábricas e para a agricultura.

Os meios de produção são os instrumentos, ferramentas e utensílios utilizados no processo de produção. Não fazem parte, portanto, dos produtos fabricados, ficando na empresa que os produziu durante um determinado tempo. Eles são extremamente necessários e importantes para a industrialização e fabricação de mercadorias, pois sem eles não haveria como os trabalhadores realizarem a produção.

Um exemplo de meio de produção são as máquinas de costuras utilizadas em confecções de roupas. Elas transformam os tecidos em mercadorias, mas não são incorporadas ao que foi fabricado, permanecendo no local onde a produção foi realizada.

Ao longo do tempo, os meios de produção foram se transformando, mudando suas características. Por exemplo: no século XVIII, durante a I Revolução Industrial, foi descoberta a máquina a vapor, o que foi responsável por dinamizar os transportes e as ferramentas das indústrias.

De lá pra cá muita coisa mudou nos meios de produção, que são cada vez mais sofisticados graças às transformações causadas pela Revolução Técnico-científica, que propiciou o surgimento de computadores e máquinas automatizadas no processo produtivo. Em alguns setores, os meios de produção chegaram a adquirir a capacidade de substituir o homem, como no caso da agricultura, em que uma colheitadeira com apenas um operário conduzindo realiza o trabalho equivalente ao de dezenas de trabalhadores.

No sistema capitalista, os meios de produção são posse de uma classe social denominada burguesia. A tese defendida, por exemplo, pelos socialistas é a de que os meios de produção e as fábricas (ou a terra, no caso da agricultura) devem pertencer somente aos trabalhadores.


Os meios de produção também podem ser vistos no meio agrário

Existem indústrias que são responsáveis pela produção dos meios de produção. Elas são responsáveis por produzir os materiais que serão utilizados em outras fábricas. Essas empresas recebem o nome de indústrias de bens de capital.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Os trabalhadores necessitam dos meios de produção para fabricar as mercadorias Os trabalhadores necessitam dos meios de produção para fabricar as mercadorias
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Industrialização

Geografia

Profissões | Ensino Fundamental I

Geografia

A Indústria

Geografia

Espaço industrial do Brasil

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.