A matéria é tudo aquilo que possui massa e volume, ou seja, praticamente tudo que está à nossa volta. Ela pode ser classificada como corpo e como objeto.
Você sabe o que é matéria? A matéria é tudo aquilo que possui massa e volume, ou seja, praticamente tudo que está à nossa volta. A massa nos dá o quanto de matéria está presente, enquanto o volume nos dá uma leitura do espaço ocupado pela matéria. A matéria é feita de partículas muito pequenas, que não podem ser vistas, conhecidas como átomos.
A matéria, quando se pega um pedaço, é chamada de corpo. Quando esse corpo ganha uma função, é chamado de objeto. A matéria apresenta-se para nós de três formas: como sólidos, como líquidos ou como gases. Além disso, a matéria possui propriedades específicas, ou seja, pertencentes a uma matéria, e gerais, comum a todas as matérias existentes.
Leia também: O que são as substâncias?
Segundo os conceitos científicos, matéria é tudo aquilo que possui massa e volume. Portanto, quase tudo que está à nossa volta é considerado como matéria.
A massa nos ajuda a entender quanto de matéria está presente, sendo dimensionada em grama, em quilograma, em miligrama, em tonelada etc. Já o volume nos ajuda a entender o espaço ocupado pela matéria, sendo dimensionado em mililitros, em litros, em centímetro cúbico, em metro cúbico etc.
Para melhor definição, a matéria pode ser classificada da seguinte maneira:
Para ficar mais claro, podemos pensar em mais um exemplo: se pensarmos no ferro como matéria, poderíamos entender uma barra de ferro como um corpo (já que é uma porção limitada da matéria). Já um prego de ferro, que é um corpo que apresenta uma função, seria considerado um objeto.
A matéria é constituída por partículas minúsculas, as quais não podemos enxergar, nem com o melhor dos microscópios. Posteriormente, você verá que essas partículas possuem um nome muito famoso: átomos. Na formação da matéria, os átomos podem estar mais próximos (ou seja, mais agregados) ou mais afastados (mais dispersos). Como consequência dessa maior ou menor agregação, a matéria pode apresentar-se para nós de três formas diferentes: na forma de um sólido, na forma de um líquido ou na forma de um gás. Essas formas da matéria são conhecidas como “estados físicos da matéria” e, visualmente, são bem diferentes.
Os sólidos, por exemplo, apresentam um formato fixo e um volume bem definido e são o estado mais agregado da matéria. Isso quer dizer que, independentemente do ambiente, o sólido sempre manterá sua forma e volume. Pense em uma bola de futebol, por exemplo, aqui no planeta Terra, ou na Lua, ou em Marte, ela apresentará o mesmo formato e ocupará o mesmo espaço.
Os líquidos, por sua vez, embora apresentem um volume bem definido, apresentam uma forma variável. Por exemplo, é possível ver no mercado diversas marcas de garrafa de água, todas com o mesmo volume (1,5 litro, por exemplo), mas com formatos diferentes. Isso quer dizer, portanto, que os líquidos adquirem a mesma forma do recipiente em que estão inseridos.
Já os gases são totalmente variáveis em termos de forma e volume, sendo o estado em que a matéria está mais dispersa. Isso é consequência de uma propriedade interessante dos gases: eles sempre expandem-se, buscando tomar a forma e o volume do recipiente em que estão inseridos. Imagine, por exemplo, que isso não fosse verdade. Você teria pontos da sua casa com e sem gás oxigênio, ou seja, você não poderia acessar alguns cômodos da sua própria casa, uma vez que correria o risco de asfixiar-se.
Acesse também: O que são átomos e moléculas?
A matéria apresenta dois tipos de propriedades, conhecidas como geral (as quais são comuns a todas as matérias) e específicas (que variam de acordo com a matéria).
Entre as propriedades específicas da matéria, temos, por exemplo, as propriedades organolépticas, que são relacionadas à cor, ao sabor, à textura e ao odor do material, ou seja, as propriedades organolépticas são aquelas que aguçam os nossos sentidos (visão, olfato, tato, paladar etc.). Outro exemplo de propriedade específica é a toxicidade, afinal, alguns materiais são tóxicos, enquanto outros não o são.
Uma outra propriedade específica muito conhecida da matéria é a densidade, que é a relação entre a massa e o volume de um corpo. Quanto mais massa um corpo consegue concentrar no espaço, mais denso ele é. Corpos densos afundam em corpos menos densos. Por isso que um pedaço de isopor flutua na água, pois ele é menos denso do que a água, enquanto uma bola de ferro afunda na água, pois ela é mais densa que a água.
d = massa/Volume
Entre as propriedades gerais da matéria, podemos citar:
A seguir, confira alguns exemplos de matéria:
Fontes
ATKINS, P.; JONES, L.; LAVERMAN, L. Princípios de Química: Questionando a vida e o meio ambiente. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2018.
DO CANTO, E. L.; LEITE, L. L. C.; CANTO, L. C. Química – na abordagem do cotidiano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2021.
FRANCISCO, F. M.; DO CANTO, E. L. Química na abordagem do cotidiano. 5ª ed. vol. 1. São Paulo: Moderna, 2009.
REIS, M. Química: ensino médio. 2ª ed. vol. 1. São Paulo: Ática, 2016.
USBERCO, J.; SPITALERI, P.; SALVADOR, E. Química 2: conecte live. 3ª ed. vol. 1. São Paulo: Saraiva, 2018.