Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Classificação dos elementos químicos

Conheça a classificação dos elementos químicos na Tabela Periódica.

​No texto Tabela Periódica foi ensinado como essa tabela está organizada (em ordem crescente de número atômico), quais são as informações que aparecem no quadradinho de cada elemento químico e como os elementos são classificados em famílias (ou grupos) e períodos.

Os elementos químicos podem ser classificados de várias formas na Tabela Periódica, mas agora vamos falar da principal, que é uma forma que separa os elementos em grupos de acordo com as propriedades e características das substâncias simples formadas por eles. Desse modo, a classificação dos elementos químicos é em metais, ametais e gases nobres.

Existem algumas Tabelas Periódicas que também trazem outro grupo, o dos semimetais, que são elementos que possuem algumas características dos metais e outras dos ametais. Mas essa classificação em semimetais está ultrapassada, não é mais usada. Os elementos que eram desse grupo devem ser considerados como metais ou como ametais, dependendo de qual característica está sendo estudada. Porém, para você conhecer mais sobre esses elementos, iremos falar um pouco sobre eles também.

Além disso, o hidrogênio é um elemento com características totalmente diferentes de todos os outros elementos químicos. Por isso, ele também é considerado de forma separada aos demais grupos.

Veja na tabela a seguir como esses cinco grupos são separados:

A classificação dos elementos na Tabela Periódica acima é feita em cinco grupos, sendo identificados por cores diferentes
A classificação dos elementos na Tabela Periódica acima é feita em cinco grupos, sendo identificados por cores diferentes

Vamos agora falar sobre cada um desses grupos:

* Metais: Esses são a maioria dos elementos da tabela periódica, sendo 87 no total.

Classificação dos metais na tabela periódica
Classificação dos metais na tabela periódica

Você se lembra dos metais que já teve contato no dia a dia? Pense no cobre da moeda de cinco centavos ou no cobre dos fios elétricos. Pense também no ferro dos parafusos, no alumínio das latinhas de refrigerante, na prata e no ouro das joias. Todos esses casos, cobre (Cu), ferro (Fe), alumínio (Al), prata (Ag) e ouro (Au), são exemplos de metais.

Já observou que todos eles possuem algumas características parecidas? Veja quais são as propriedades dos metais:

- Eles têm a tendência de perder elétrons;

- Eles conduzem bem o calor: Já viu que uma panela de alumínio colocada no fogo se aquece rapidinho? Se você colocar a mão nela, irá se queimar. Isso mostra que esses materiais são condutores de calor.

- Eles conduzem bem a eletricidade: É por isso que o cobre é usado nos fios de eletricidade;

- Eles são brilhantes;

- Eles são sólidos: O único que não é sólido em condições ambientes é o mercúrio (Hg). Você pode ver que o mercúrio usado nos termômetros é líquido;

- Eles podem ser moldados na forma de fios: Essa propriedade é chamada de ductibilidade. Um exemplo são os fios de cobre já mencionados;

- Eles podem ser moldados na forma de lâminas finas: Essa propriedade é chamada de maleabilidade.
​Propriedades dos metais

Propriedades dos metais

* Ametais: o “a” aqui significa “não”, ou seja, eles também podem ser chamados de não metais, porque as suas características são totalmente diferentes das características dos metais.

Classificação dos ametais na tabela periódica
Classificação dos ametais na tabela periódica

Veja suas principais características:

- Eles têm a tendência de ganhar elétrons;

- Não são bons condutores de calor: Eles são isolantes térmicos;

- Não são bons condutores de eletricidade: A única exceção é o carbono, que, na forma de grafite, conduz bem a eletricidade;

- Eles são opacos: Isso significa que eles não possuem o brilho metálico;

- Fragmentam-se facilmente, ou seja, despedaçam-se, são quebradiços: Isso significa que eles não podem ser moldados em fios ou lâminas.

Na figura, vemos da esquerda para a direita o cloro, bromo e iodo, exemplos de ametais da família 17*
Na figura, vemos da esquerda para a direita o cloro, bromo e iodo, exemplos de ametais da família 17*

* Semimetais: São sete elementos (boro (B), silício (Si), germânio (Ge), arsênio (As), antimônio (Sb), telúrio (Te) e polônio (Po)). Geralmente o boro, o silício, o arsênio e o telúrio são colocados do lado dos ametais, enquanto o germânio, o antimônio e o polônio são considerados metais.

Classificação dos semimetais na tabela periódica
Classificação dos semimetais na tabela periódica

Suas propriedades intermediárias entre os metais e ametais são:

- Eles têm brilho metálico;
- Praticamente não conduzem eletricidade;
- Fragmentam-se.

* Gases Nobres: São os elementos da família 18:

Classificação dos gases nobres na tabela periódica
Classificação dos gases nobres na tabela periódica

Todos eles são gases em condições ambientes e são chamados de nobres porque são os únicos elementos químicos que são encontrados na natureza sozinhos. Eles já são estáveis, não precisam se ligar com mais nenhum outro elemento químico, e não têm a tendência de doar nem receber elétrons.

Balão sendo cheio com gás hélio
Balão sendo cheio com gás hélio

* Hidrogênio: Aparece na família 1 porque ele só tem um elétron, mas ele não é um metal, por isso é classificado de forma separada. Ele é um gás que se encontra nas altas camadas da atmosfera. Pode ligar-se com metais, semimetais ou ametais.

​O hidrogênio é um gás
O hidrogênio é um gás

* Imagem com crédito autoral: W. Oelen / Wikimedia Commons / Science Made Alive: Chemistry/Elem – Halogens-.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Como a menina está mostrando, a maior parte dos elementos da Tabela Periódica é classificada como metal Como a menina está mostrando, a maior parte dos elementos da Tabela Periódica é classificada como metal
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Do que são feitas todas as coisas?

Ciências

A química está em toda parte

Ciências

Tabela Periódica

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.