Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Lhama

A lhama é um animal mamífero camelídeo encontrado nas regiões andinas, na América do Sul. As lhamas são animais dóceis que podem viver mais de 20 anos.

A lhama é uma espécie de camelídeo domesticada. A lhama é uma espécie de camelídeo domesticada.

A lhama é um mamífero camelídeo sul-americano que se destaca por seu pescoço longo, focinho arredondado e pelos longos, que ajudam na proteção contra o frio. Trata-se de uma espécie domesticada descendente do guanaco. A distribuição nativa da espécie é ao longo das montanhas dos Andes, porém não ocorre mais naturalmente na natureza.

Lhamas são animais herbívoros e se alimentam de arbustos e gramíneas. Formam haréns reprodutivos, com um macho tendo diferentes parceiras. São animais muito importantes economicamente para o homem andino, atuando como meio de transporte de carga e para a produção de couro, lã e carne.

Leia também: Camelos — outra espécie de mamífero ruminante

Resumo sobre lhama

  • Lhama é um camelídeo sul-americano.

  • Possui pescoço longo, focinho arredondado e pelos longos e bagunçados.

  • É um animal herbívoro.

  • Lhamas machos reúnem haréns para se reproduzir.

  • A gestação da lhama dura de 11-12 meses.

  • Lhamas são usadas no transporte de cargas e para produzir lã, couro e carne.

Características da lhama

A lhama possui pescoço longo, orelhas eretas e pelos bagunçados.

Lhama é um animal que está inserido no grupo dos camelídeos sul-americanos. Zoologicamente está classificada dentro da ordem Artiodactyla, família Camelidae, gênero Lama, espécie Lama glama. Trata-se de uma espécie domesticada há cerca de 6000 anos e descendente de outro camelídeo, o guanaco selvagem.

Lhamas são animais que apresentam pescoços longos, focinhos arredondados, orelhas eretas, olhos grandes e, apesar de serem da família dos camelos, não apresentam corcovas. Devido à presença de pescoço longo, lhamas contam com uma pressão arterial elevada para garantir que sangue e oxigênio cheguem de maneira adequada ao sistema nervoso central.

São animais que apresentam pelos longos e bagunçados, sendo a coloração desses pelos variável dentro da espécie. Dentre os padrões mais comuns, observa-se a pelagem marrom avermelhada com manchas brancas ou amarelas. A grande pelagem da lhama é importante para proteger esses animais do frio.

As lhamas são animais altos, apresentando aproximadamente 1,20 m de altura a partir dos ombros. Apresentam 1,20 m de comprimento e, quando adultas, podem pesar mais de 150 kg. As lhamas são consideradas pseudorruminantes, por, diferentemente dos ruminantes verdadeiros, apresentarem divisão do estômago em três câmeras, enquanto ruminantes possuem quatro desses compartimentos. Alguns autores, no entanto, as classificam como ruminantes. É importante relembrar que animais ruminantes são aqueles que apresentam a capacidade de remastigar seu alimento.

Lhamas são animais considerados dóceis e obedientes. São gregários e sociais, vivendo em grupos relativamente grandes, que podem atingir cerca de 20 indivíduos. Em geral, os grupos são constituídos por aproximadamente seis fêmeas, os descendentes daquele ano e o macho dominante.

As lhamas podem ser agressivas quando se sentem ameaçadas. Alguns dos comportamentos relatados são chutes, mordidas e cuspes. As lhamas também se comunicam, apresentando diferentes vocalizações.

Onde vive a lhama?

Lhamas são animais típicos da Cordilheira dos Andes.

Lhamas são animais que apresentam uma distribuição nativa ao longo das montanhas dos Andes. Atualmente podem ser encontradas também sendo criadas comercialmente na América do Norte, Europa e Austrália. O habitat desse animal é o altiplano andino — planaltos recobertos por vegetação rasteira, incluindo arbustos, algumas árvores e gramíneas. Apresentam preferência por lugares mais secos.

Esses animais não são encontrados em altitudes superiores a 4000 metros acima do mar, mas, por viverem altas altitudes, apresentam alto teor de hemoglobina e glóbulos vermelhos, garantindo maior eficiência no transporte de oxigênio, que, nesses lugares, apresenta-se em menor quantidade. Vale destacar que os glóbulos vermelhos das lhamas são pequenos e apresentam formato elíptico ou oval.

Veja também: Principais características dos mamíferos

O que a lhama come?

Lhamas são animais herbívoros que se alimentam de diferentes tipos de vegetais, incluindo arbustos e gramíneas nativas. Lhamas criadas como animais domésticos podem se alimentar da mesma dieta das ovelhas e cabras.

Reprodução da lhama

Lhamas apresentam um sistema de acasalamento polígino, com o macho apresentando mais de uma fêmea como parceira ao mesmo tempo. Esses animais formam haréns reprodutores, nos quais os machos reúnem cerca de seis fêmeas e expulsam todos os outros machos reprodutivos.

A gestação da lhama dura, em média, 11 a 12 meses. Em geral, a fêmea dá à luz apenas um filhote. O filhote de lhama pesa, ao nascer, cerca de 10 kg. Quando saudáveis, as crias podem ficar em pé em cerca de uma hora após o nascimento e andar em duas horas.

A amamentação ocorre por cerca de quatro meses, e a maturidade sexual ocorre aos dois anos. A fêmea cuida dos filhotes por cerca de um ano. Os machos ajudam no cuidado dos filhotes de maneira indireta, por exemplo, na defesa do território. As lhamas vivem, em média, 15 anos. Alguns indivíduos, no entanto, podem viver mais de 20 anos.

Saiba mais: Cavalo — outro animal muito importante para o homem

Qual é a importância da lhama?

Mulheres peruanas segurando lhamas domesticadas.
As lhamas são utilizadas como animais de carga no Peru e em outras regiões andinas.[1]

As lhamas apresentam grande importância econômica, sendo um animal de carga muito usado na Argentina, no Equador, no Chile, na Bolívia e no Peru. São capazes de transportar entre 22 e 24 quilos, e, quando são expostas a excesso de peso, podem parar de andar, deitar-se no chão, cuspir, emitir sons e dar coices.

Além do transporte de carga, as lhamas fornecem lã grossa e áspera, couro e carne. Lhamas são usadas também para conter a predação de ovelhas por canídeos e como animais de estimação em fazendas.

Créditos da imagem

[1] SL-Photography/ Shutterstock

Fontes

LHAMA. National Geographic Brasil. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/lhama

SANTOS, E.O. Perfil bioquímico-hematológico em lhamas (Lama glama Linnaeus 1758) criadas em cativeiro no sul do país: variações de gênero e época do ano. Dissertação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Veterinária, Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias, Porto Alegre, RS. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/8419/000575659.pdf?sequence=1

PORTMAN, C. 2004. Lama glama (on-line). Animal Diversity Web. Disponível em: https://animaldiversity.org/accounts/Lama_glama/

WAKILD, Emily. Aprendendo com a lhama: sobre os amplos contornos de contribuições culturais e expansão geográfica. História, Ciências, Saúde – Manguinhos: Rio de Janeiro, v.28, supl., dez. 2021. Disponível em: http://dx.doi. org/10.1590/S0104-59702021000500006.

SAROLLI, V.M.M.; MIRA, A. Prolapso de útero e parto prematuro em lhama (Lama glama). Anais do 15º Encontro Científico Cultural Interinstitucional e 1º Encontro Internacional - 2017 ISSN 1980-7406. Disponível em: https://www.fag.edu.br/mvc/assets/pdfs/anais-2017/VANIA%20MARIA%20MUFFATO%20SAROLLI-vaniamuffato@gmail.com-1.pdf

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Animais domésticos e silvestres

Ciências

Animais ruminantes

Ciências

Camelos

Ciências

Cavalo

Últimos artigos

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Área do cubo

A área do cubo é a medida da superfície desse poliedro. A área da base, a área lateral e a área total do cubo estão relacionadas à área do quadrado.