Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Animais ruminantes

Descubra o que são animais ruminantes e como ocorre a digestão dos alimentos nesse grupo.

As vacas são exemplos de animais ruminantes As vacas são exemplos de animais ruminantes

Você já reparou que algumas espécies de animais ficam constantemente mastigando? Esse hábito é comum em animais ditos ruminantes. Mas você sabe o que isso significa?

Denominamos de ruminantes os animais que apresentam um sistema digestório adaptado para a digestão de produtos de origem vegetal. Esse sistema digestório, diferentemente do nosso, possui um estômago com quatro câmaras bastante diferentes entre si. O processo de digestão também é bastante distinto, e o alimento passa mais de uma vez pela boca.

Para entender o processo de digestão desses animais, primeiramente devemos compreender a anatomia de seu sistema digestório. O estômago de um ruminante é formado pelas seguintes partes:


Observe as partes do estômago de um ruminante

- Pança ou rúmen: Nessa região do estômago, o alimento de origem vegetal é amolecido e ocorre a digestão da celulose, um carboidrato presente nos vegetais. A celulose só é digerida graças a bactérias que produzem enzimas que quebram esse carboidrato. Vale destacar que nós, humanos, não somos capazes de digerir a celulose.

- Barrete ou retículo: Nessa parte do estômago, são formadas pequenas porções de alimento que retornarão para a boca para a realização da mastigação.

- Folhoso ou omaso: Nessa porção do estômago, ocorre a absorção de água e minerais encontrados no alimento.

- Coagulador ou abomaso: Nessa região do estômago, ocorre a ação das enzimas digestivas, que quebram os nutrientes em partículas menores para que sejam absorvidos. Também é chamado de estômago verdadeiro.

O processo de digestão começa pela boca, assim como ocorre na maioria dos animais. O alimento é deglutido, segue em direção ao rúmen e, depois, para o retículo. Do retículo o alimento é enviado novamente para a boca, onde é realizada a mastigação. Após ser mastigado, o alimento é engolido novamente e é levado para o omaso e abomaso. Do estômago, os restos são enviados para o intestino e são posteriormente eliminados.

Como exemplos de animais ruminantes, podemos citar os bois, búfalos, camelos, girafas, dromedários, lhamas, cervos, renas, entre outros.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Animais | Ensino Fundamental I

Ciências

Camelos

Ciências

Diferenças entre chifres e cornos

Ciências

Sistema digestório

Últimos artigos

Cubo

Também conhecido como hexaedro regular, o cubo é um sólido geométrico que possui seis faces, todas elas sendo quadrados com mesma medida de lados.

Conto fantástico

O conto fantástico é uma pequena narrativa que apresenta fatos ou personagens sobrenaturais e absurdos. No conto fantástico, ocorrem coisas que contrariam a razão.

Conflitos entre Israel e Palestina

Os conflitos entre Israel e Palestina se deram pela disputa do território da Palestina, sobretudo a partir de 1948, mas também pela luta dos palestinos por sua autodeterminação.

Reforma Protestante

A Reforma Protestante, iniciada em 1517, deu origem a novas doutrinas cristãs no continente europeu. O grande reformador foi o monge alemão Martinho Lutero.