Gêneros textuais
Existem diversos gêneros textuais. Cada gênero de texto possui formato e conteúdo próprios, além de uma função específica. Já os tipos textuais são apenas cinco.
Gêneros textuais são aqueles textos que apresentam forma, conteúdo e função específicos. Carta, piada, charge, história em quadrinhos, bilhete, bula de remédio são exemplos de gêneros textuais. Além desses, existem muitos outros. Cada gênero textual está associado a um tipo textual específico. Os tipos textuais são narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo e injuntivo.
Leia também: Como escrever um bom texto?
Resumo sobre gêneros textuais
- Cada gênero de texto apresenta um formato próprio e uma função específica.
- Alguns dos gêneros textuais mais conhecidos são:
- carta pessoal;
- tirinha cômica;
- charge;
- notícia;
- reportagem;
- bilhete.
- Os tipos textuais são apenas cinco:
- narrativo;
- descritivo;
- argumentativo;
- expositivo;
- injuntivo.
Videoaula sobre gêneros textuais
Quais são os gêneros textuais?
Você sabia que existem vários, ou melhor, inúmeros gêneros de texto? Pois é, cada gênero de texto possui seu próprio formato e função, o que o diferencia dos outros gêneros. Por exemplo, a história em quadrinhos é um gênero textual. Ela é composta por texto e imagem (desenhos), com uma linguagem literária e, entre uma de suas funções, ela tem o objetivo de divertir.
Agora vou te fazer uma perguntinha. História em quadrinhos e entrevista é a mesma coisa? Entrevista apresenta texto e imagem? Apresenta texto. E se apresentar imagem, é uma fotografia da pessoa entrevistada, não é como os desenhos da história em quadrinhos. Além disso, o objetivo principal da entrevista é informar. Por isso, sua linguagem não é literária.
Como são vários, ou melhor, repito, são inúmeros gêneros de texto, vou colocar abaixo exemplos dos mais comuns, combinado? E depois coloco uma lista indicando outros gêneros textuais para que você fique sabendo mais sobre o assunto.
-
Relato
Narrativa que traz informações sobre um acontecimento específico:
Vitinho entrou na sala de aula às sete horas da manhã e teve uma grande surpresa. Todos os seus colegas de classe estavam reunidos para comemorar seu aniversário. Seu melhor amigo, Diogo, deu-lhe um livro de presente, pois sabia que Vitinho era um leitor voraz de livros de fantasia. Depois de receber abraços dos colegas e comerem todo o bolo, a professora de Física entrou para dar sua aula.
-
Carta pessoal
O autor ou a autora do texto é o remetente da carta, que é enviada para um destinatário, como podemos ver neste trecho de uma carta pessoal:
Belo Horizonte, 31 de julho de 1990.
Amanda, minha querida amiga, sinto saudade de você. Já faz um ano que não nos vemos, mas parece que foi ontem que nos despedimos, com lágrimas nos olhos e prometendo que seríamos melhores amigas para sempre. Na minha última carta, contei o susto que levei ao encontrar um rato no meu quarto. Hoje vou te contar outro acontecimento, não menos assustador.
[...]
Abraços e beijocas de sua melhor amiga.
Roberta L. F.
Para saber mais sobre a carta pessoal, clique aqui.
-
Diário
Registra os acontecimentos ou ensamentos diários de uma pessoa:
Quinta-feira, 5 de janeiro
Hoje foi nosso bom dia da semana.
Nas quintas-feiras mamãe nos acorda de madrugada, para arrumarmos a casa e irmos cedo para o Beco do Moinho. A gente desce pelo beco, que é muito estreito, e sai logo na ponte. É o melhor recanto de Diamantina e está sempre deserto. Nunca encontramos lá uma pessoa, e por isso mamãe escolheu o lugar.
[...]
MORLEY, Helena. Minha vida de menina. São Paulo: Companhia de Bolso, 2016.
-
Biografia
Conta a história de vida de uma pessoa que existe ou existiu:
[...]
Mas então Leonardo [da Vinci], que se tornara vegetariano, revela que essa profecia se refere às vacas e ovelhas consumidas pelos humanos. Outro exemplo: “Criaturas aladas sustentarão pessoas com suas penas”, escreveu para depois revelar que não aludia a máquinas voadoras, mas às “penas usadas para rechear travesseiros”. Como dizem no show business, é preciso estar presente.
[...]. Vasari descreve como Leonardo pegou um lagarto capturado por um assistente, colou nele uma barba e asas e o manteve em uma caixa para assustar seus amigos. [...]
ISAACSON, Walter. Leonardo da Vinci. Tradução de André Czarnobai. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017.
Para saber mais sobre o diário, clique aqui.
-
Notícia
Divulga um acontecimento de interesse geral, em jornais ou revistas:
A atriz Fernanda Torres, que foi indicada ao Oscar 2025 na categoria Melhor Atriz por Ainda estou aqui, recebeu uma homenagem da Turma da Mônica.
O perfil oficial dos personagens, criados por Mauricio de Sousa, celebrou a conquista com uma tirinha divertida que destaca o carinho dos brasileiros pela atriz.
A homenagem, publicada no perfil oficial da Turma da Mônica, mostra Fernanda Torres no tapete vermelho ao lado de Cebolinha e Mônica. Na imagem, o personagem faz um pedido inusitado à atriz: “E quando pegar o Oscar, você diz assim: ‘Nossa! é ‘calequinha’ igual ao Cebolinha’”.
Mônica não perde a chance de corrigir o amigo com uma invertida, como é característico das tirinhas. Os três personagens aparecem com trajes de gala, acompanhando a atriz no clima de premiação.
[...]
CNN BRASIL. Fernanda Torres ganha homenagem da Turma da Mônica após indicação ao Oscar. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/fernanda-torres-ganha-homenagem-da-turma-da-monica-apos-indicacao-ao-oscar/.
-
Tira cômica
Apresenta alguns quadrinhos, em forma de tira, com desenho e falas de personagens em um balão, com temática engraçada.
QUINO. Mafalda: todas as tiras. Tradução de Monica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
-
Reportagem
Veiculada, normalmente, em jornais e revistas, a reportagem apresenta informações detalhadas sobre algum tema específico de interesse geral.
Vacinação infantil despenca no país e epidemias graves ameaçam voltar
Embora as vacinas sejam aplicadas gratuitamente nos postos de saúde da rede pública, a imunização infantil vem caindo de forma vertiginosa no Brasil e hoje se encontra nos níveis mais baixos dos últimos 30 anos.
Em 2021, em torno de 60% das crianças foram vacinadas contra a hepatite B, o tétano, a difteria e a coqueluche. Contra a tuberculose e a paralisia infantil, perto de 70%. Contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, o índice não chegou a 75%. A baixa adesão se repetiu em diversas outras vacinas.
Para que exista a proteção coletiva e o Brasil fique blindado contra as doenças, o recomendável é que entre 90% e 95% das crianças, no mínimo, estejam imunizadas.
A queda generalizada começou em 2015 e atingiu a pior marca em 2021. Até 2014, não havia resistência. Os pais prontamente atendiam às chamadas do Ministério da Saúde e levavam seus filhos aos postos. A cobertura vacinal costumava ficar acima dos 90%, por vezes alcançando os 100%.
Médicos das áreas de pediatria, infectologia, epidemiologia e saúde coletiva temem que, se esse quadro de baixa vacinação for mantido, o país poderá assistir a novas catástrofes sanitárias, com o ressurgimento de epidemias que eram comuns no passado.
[...]
WESTIN, Ricardo. Vacinação infantil despenca no país e epidemias graves ameaçam voltar. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2022/05/vacinacao-infantil-despenca-no-pais-e-epidemias-graves-ameacam-voltar.
-
Bilhete
Mensagem curta, normalmente de caráter informal:
Mãe, fui estudar na casa do Pedrinho.
-
Propaganda
Veicula uma ideia e pretende convencer o destinatário da mensagem a aderir a tal ideia, como vemos nesta campanha de vacinação de 2024:
-
Artigo de opinião
Texto argumentativo que mostra o ponto de vista de seu autor sobre algum tema:
Os perigos da intolerância e da ignorância
Somos seres emocionais, imbuídos de cultura e influenciados pelo meio social do qual provém a opinião pública. E, como pano de fundo, destacam-se a liberdade de expressão e a democracia, integrantes sólidos de sociedades mais avançadas politicamente.
No entanto, a partir do advento das redes sociais, no campo dos negócios públicos, políticos e adeptos têm explorado essas mídias tecnológicas com o propósito de esparramar notícias inverídicas, falsas, gerando uma overdose de ódio e desinformação que se espalha rapidamente na sociedade. Essa intolerância provocada por divergências de opiniões e rompantes de fúria vem crescendo em proporções inimagináveis, algumas vezes até resultando em violência física ou em morte.
[...]
O termo ignorância, em sua primeira acepção, refere-se ao que ignora ou desconhece algo. Sua origem está ligada ao verbo ignorar, do latim ignorare, mas, aqui, está empregado apenas para esboçar o início de uma interminável discussão, cujo objetivo é entender o comportamento emocional das pessoas perante a junção de ignorância e intolerância e as repercussões de atos delas provenientes.
Assim, preocupado ao ver atitudes recentes de agressividade entre pessoas de ideias divergentes, sobretudo em questões políticas, assumi a missão de tentar chegar a um mínimo de compreensão sobre o alcance dessas duas palavras aterrorizantes: ignorância e intolerância. Para tal empreitada, trouxe para análise alguns filósofos e sociólogos da área específica do campo da ciência cognitiva.
[...]
Ycarim Melgaço. In: Jornal Opção. Disponível em: https://www.jornalopcao.com.br/colunas-geral/artigo-de-opiniao/os-perigos-da-intolerancia-e-da-ignorancia-420531/.
-
Charge
Apresenta texto verbal e não verbal, de caráter humorístico, com finalidade de criticar algum fato atual, contemporâneo:
Disponível em: https://www.educacaofiscal.ms.gov.br/charges/. (Reprodução)
Outros gêneros textuais são:
- e-mail;
- autobiografia;
- conto;
- crônica;
- texto enciclopédico;
- artigo científico;
- entrevista;
- bula de remédio;
- piada;
- manual de instruções;
- cartaz;
- panfleto;
- carta aberta;
- carta do leitor;
- editorial;
- resenha;
- relatório;
- aula;
- carta argumentativa;
- comentário;
- letra de música;
- receita culinária etc.
Tipos e gêneros textuais
Como vimos acima, os gêneros textuais são quase infinitos, pois existem vários, repito, inúmeros gêneros textuais. Já os tipos textuais são apenas cinco:
-
Narrativo
Texto que conta uma história. Por isso, possui narrador ou narradora, personagens, tempo (quando a história acontece), espaço (lugar onde a história acontece) e enredo (a trama, os acontecimentos que compõem a história):
Aquiles correu de manhã, ao lado de seu pai. À tarde, encontrou os amigos para andar de skate. Depois de muitas manobras, resolveram ir até a sorveteria, onde tomaram muito sorvete, riram muito e fizeram muito barulho, a ponto de a dona da sorveteria os expulsarem de lá. À noite, Aquiles jantou com os pais, leu um livro, viu uma série e depois foi dormir.
-
Descritivo
Texto que descreve pessoa, animal, objeto, ambiente ou paisagem:
Aquiles tem 12 anos, é alto para a sua idade, maior do que seus colegas de skate. É magro e usa roupas largas. Tem olhos pretos e curiosos. Seu cabelo é preto e crespo. A pele é morena. E seus lábios finos não cansam de sorrir.
-
Argumentativo
Texto que expressa uma opinião ou defende uma ideia por meio de argumentos:
O skate é um esporte radical, já que sua prática envolve algum tipo de risco físico. Outros elementos que comprovam a radicalidade desse esporte são a liberação de adrenalina ocorrida durante sua prática e a necessidade de usar equipamentos de segurança. Afinal, em esportes não radicais, como natação, por exemplo, esses elementos não estão presentes.
-
Expositivo
Texto que expõe informações, sem expressar opinião sobre elas:
O skate é uma prática realizada em uma prancha, chamada de shape, que contém quatro rodas pequenas em eixos conhecidos por trucks. A parte da frente da prancha é chamada de nose e a de trás, de tail. Os praticantes realizam manobras e diferentes movimentações sobre a prancha, seja sobre o solo ou mesmo em obstáculos.
AFONSO, Lucas. Skate. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/skate.htm.
-
Injuntivo
Texto que orienta, instrui ou dá ordens:
Para a prática de skate, utilize equipamentos de segurança, como, por exemplo, capacete, cotoveleira e joelheira. Mesmo com tais equipamentos, evite cair de joelhos ou bater a cabeça. E procure sempre praticar o esporte em uma pista adequada.
Assim, qualquer gênero de texto pode ser associado a um ou mais tipos textuais. Por exemplo, um bilhete, por ter a função de informar, pode ser expositivo. Um artigo de opinião é certamente do tipo argumentativo. Uma tira cômica está associada ao tipo narrativo. Então, todo texto possui um gênero e um tipo.
Para saber mais sobre os tipos textuais, clique aqui.
Exercícios sobre gêneros textuais
Questão 1 (Enem)
O dia em que o peixe saiu de graça
Uma operação do Ibama para combater a pesca ilegal na divisa entre os Estados do Pará, Maranhão e Tocantins incinerou 110 quilômetros de redes usadas por pescadores durante o período em que os peixes se reproduzem. Embora tenha um impacto temporário na atividade econômica da região, a medida visa preservá-la ao longo prazo, evitando o risco de extinção dos animais. Cerca de 15 toneladas de peixes foram apreendidas e doadas para instituições de caridade.
Época, 23 mar. 2009 (adaptado).
A notícia, do ponto de vista de seus elementos constitutivos,
A) apresenta argumentos contrários à pesca ilegal.
B) tem um título que resume o conteúdo do texto.
C) informa sobre uma ação, a finalidade que a motivou e o resultado dessa ação.
D) dirige-se aos órgãos governamentais dos estados envolvidos na referida operação do Ibama.
E) introduz um fato com a finalidade de incentivar movimentos sociais em defesa do meio ambiente.
Resolução:
Alternativa C.
A questão busca saber se você conhece os elementos constitutivos da notícia, ou seja, as características do gênero notícia. Nessa questão, a notícia informa sobre uma ação (a operação do Ibama), a finalidade dessa ação (combater a pesca ilegal e evitar “o risco de extinção dos animais [peixes]”) e o resultado da ação (“Cerca de 15 toneladas de peixes foram apreendidas e doadas para instituições de caridade”).
Questão 2 (Enem)
Dúvida
Dois compadres viajavam de carro por uma estrada de fazenda quando um bicho cruzou a frente do carro. Um dos compadres falou:
— Passou um largato ali!
O outro perguntou:
— Lagarto ou largato?
O primeiro respondeu:
— Num sei não, o bicho passou muito rápido.
Piadas coloridas. Rio de Janeiro: Gênero, 2006.
Na piada, a quebra de expectativa contribui para produzir o efeito de humor. Esse efeito ocorre porque um dos personagens
A) reconhece a espécie do animal avistado.
B) tem dúvida sobre a pronúncia do nome do réptil.
C) desconsidera o conteúdo linguístico da pergunta.
D) constata o fato de um bicho cruzar a frente do carro.
E) apresenta duas possibilidades de sentido para a mesma palavra.
Resolução:
Alternativa C.
A piada é um gênero textual marcado pelo humor. Na piada da questão, o humor ocorre porque um dos personagens “desconsidera o conteúdo linguístico da pergunta”. Afinal, ele não entende que seu interlocutor está fazendo uma correção ao perguntar se ele se refere a “lagarto” ou “largato”, já que, segundo os dicionários, a forma correta de falar seria “lagarto”. Assim, o compadre acha que a pergunta tem a ver com as características do animal, que “passou muito rápido”, sem perceber que está sendo corrigido pelo seu amigo.
Fontes
ABAURRE, Maria Luiza M.; ABAURRE, Maria Bernadete M. Produção de texto: interlocução e gêneros. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2015.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.