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Anúncio publicitário

O anúncio publicitário é um gênero textual que busca atingir o público a fim de passar uma mensagem ou de fazer propaganda de um produto ou serviço.

Ilustração de um megafone apontado para um balão de grito com o escrito “anúncio publicitário”. Os anúncios publicitários buscam atingir o público certo, com os elementos certos e pelas plataformas certas.

O anúncio publicitário é um gênero textual que busca convencer o leitor a aderir à mensagem ou à ideia exposta nele; assim, faz propagandas de produtos ou serviços. Pode usar diversos tipos de linguagem, como apenas texto, texto e imagem, texto e vídeo, apenas vídeo, apenas áudio e muitos outros. Os objetivos finais geralmente são as vendas e o lucro.

Leia também: O que é um anúncio classificado?

Resumo sobre anúncio publicitário

  • O anúncio publicitário é um gênero textual que busca convencer o leitor a aderir à mensagem ou à ideia exposta nele.
  • Geralmente tem fins comerciais.
  • Usa a função conativa ou apelativa da linguagem e os verbos no modo imperativo.
  • Sua linguagem costuma ser simples e informal.
  • Pode usar elementos textuais, visuais, auditivos etc. e pode usar várias combinações dos tipos de linguagem.
  • Adaptação da linguagem de acordo com o público.
  • Pode ser disposto em todo tipo de mídia (televisão, redes sociais, podcasts, outdoors, rádio etc.).
  • Para fazê-lo, é preciso definir o que será anunciado, qual será o público, a plataforma pela qual será veiculado, quais serão as linguagens utilizadas e, por fim, veicular o anúncio na plataforma escolhida.

Videoaula sobre anúncio publicitário

O que é anúncio publicitário?

O anúncio publicitário é um gênero textual que busca convencer o leitor a aderir à mensagem ou à ideia exposta. Isso, no geral, está ligado a fins comerciais, ou seja, tem o objetivo de aumentar as vendas de um produto ou serviço. Dessa forma, o anúncio publicitário usa a função conativa ou apelativa da linguagem, pois busca convencer o destinatário.

Para tal, sua linguagem costuma ser simples e informal, utilizando estratégias de humor e ironia. O anúncio pode usar elementos textuais, visuais, auditivos etc., e muitas marcas criam um slogan, ou seja, uma frase marcante que deve ficar na memória do leitor.

Tipos de anúncio publicitário

O anúncio publicitário pode ter diversos tipos: apenas texto (como em um jornal); texto e imagem (como em um post de redes sociais); texto e vídeo; apenas vídeo (como na televisão); apenas áudio (rádio ou podcasts) etc. Assim, pode usar linguagem verbal (palavras) e não verbal (não usar palavras) e até combinar as duas, sendo multimodal.

Além disso, há três tipos gerais de anúncio,|1| sendo eles os seguintes:

  • anúncio publicitário (ou peça publicitária): tem fins comerciais, busca vender produtos e serviços e obter lucro.
  • anúncio de propaganda (propaganda, campanha de propaganda ou texto propagandístico): foca em promover ideias que geram ações, e não nas vendas. Pode tentar fazer com que o leitor concorde ou discorde de certa mensagem, por exemplo.
  • anúncio educativo (anúncio social ou anúncio de campanha comunitária): busca mobilizar e conscientizar com uma utilidade pública. Um exemplo são as campanhas de vacinação.

Características e estrutura do anúncio publicitário

  • Uso da função conativa ou apelativa da linguagem.
  • Uso de verbos no modo imperativo.
  • Caráter comercial.
  • Adaptação da linguagem de acordo com o público.
  • No geral, linguagem simples e informal.
  • Usa a função conativa.
  • Pode usar recursos textuais, visuais e sonoros.
  • Pode usar humor e ironia.
  • Pode usar figuras públicas e famosas.
  • Pode ser disposto em todo tipo de mídia (televisão, redes sociais, podcasts, outdoors, rádio etc.).

Como fazer um anúncio publicitário?

Veja, a seguir, o passo a passo de como fazer um anúncio publicitário.

1°. Defina o que será anunciado: veja qual elemento será anunciado, podendo ser um produto, serviço, estabelecimento etc.

2°. Veja qual será o público: saber qual é o público que deve ser atingido faz toda a diferença em anúncio, pois será a base para definir o tipo de linguagem, o estilo dos elementos visuais (se houver), a plataforma, o modo de veiculação etc. Um anúncio de brinquedo infantil, por exemplo, deverá ter linguagem simples e informal com elementos visuais coloridos e chamativos.

3°. Defina a plataforma pela qual será veiculado (se necessário): cada plataforma pode atingir um público diferente e requer linguagens diferentes. Uma propaganda em determinada rede social, por exemplo, pode ser usada para atingir o público juvenil.

4°. Defina quais serão as linguagens utilizadas: tendo o produto e o público, defina qual tipo de anúncio será construído. O uso de texto ou de áudio pode facilitar a passagem de uma ideia, enquanto fotos ou vídeos focam na parte visual. Dessa forma, cada um dos tipos será mais proveitoso para certos serviços e você pode utilizar a combinação de vários.

5°. Veicule o anúncio na plataforma escolhida: com tudo terminado, veicule o anúncio na(s) plataforma(s) escolhida(s) para que ele comece a circular.

Veja também: Qual é o propósito de um cartaz?

Exemplos de anúncio publicitário

Anúncios publicitários de várias marcas na praça Piccadilly Circus, em Londres. [1]

A foto acima mostra a praça Piccadilly Circus, em Londres, na qual grandes outdoors mostram anúncios publicitários de várias marcas. A Times Square, em Nova Iorque, também é muito famosa por dispor anúncios publicitários dessa forma. Veja:

Anúncios publicitários de várias marcas na Times Square, em Nova Iorque.[2]

Os anúncios publicitários que podem ser vistos nas duas imagens acima são do tipo que se baseia na quantidade de vezes que um comprador vê uma marca, e buscam deixá-lo, assim, mais propenso a comprar os produtos.

Para ser efetiva, publicidade deve sempre estar de acordo com o público e com a época.

Os anúncios publicitários também são temporalmente marcados. A imagem acima mostra uma propaganda da Coca-Cola do fim do século XIX. Nesse caso, a estratégia foi representar a bebida com uma mulher que veste roupas refinadas e joias. Por associação, o refrigerante também seria valorizado. Além disso, o anúncio já mostra o preço (5 centavos de dólar), o que pode cativar o leitor.

Notas

|1|SILVA JÚNIOR, I. F. O anúncio publicitário no Youtube: uma proposta de produção textual. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9559.

Créditos de imagem

[1]Sebastian Bertalan / Wikimedia Commons (reprodução)

[2]Luciano Mortula - LGM / Shutterstock

Fontes

FORMA CERTA. O que é publicidade educativa? Disponível em: http://www.formacerta.com.br/blog/o-que-e-publicidade-educativa/.

PREFEITURA DE GOIÂNIA. Língua Portuguesa – O anúncio publicitário. Conexão Escola – SME, [s.d.]. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/eaja/lingua-portuguesa-o-anuncio-publicitario/.

SILVA JÚNIOR, I. F. O anúncio publicitário no Youtube: uma proposta de produção textual. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9559.

Por Luiza Pezzotti Pugles

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