Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Anúncio publicitário

Clique aqui e conheça as principais características de um anúncio publicitário!

O anúncio publicitário pretende convencer o leitor sobre algo O anúncio publicitário pretende convencer o leitor sobre algo

A nossa vivência no dia a dia permite com que convivamos com as mais variadas situações comunicativas. Isso acontece porque estamos inseridos em uma sociedade e, desta forma, compartilhamos nossa ideias e opiniões com as pessoas que estão ao nosso redor.

Estes momentos nos quais comunicamos algo recebem denominações diferentes, pois cada um deles possui uma finalidade específica. Lembra-se daquele bilhete que você enviou à professora avisando-a que precisava se ausentar da aula? E aquele manual de instruções que tanto lhe orientou para que pudesse manusear corretamente seu videogame?

Percebeu que houve uma divergência no que se refere à ideia contida em ambos os textos, não é verdade? Em virtude disso é que para a linguagem escrita eles são denominados de “gêneros textuais”, pois possuem intenções diferentes, como nos mostram os dois exemplos citados acima – um serviu para comunicar algo, e outro para orientar.

Agora vamos conhecer as características de mais um gênero textual. Desta vez, o nosso elemento de estudo será o anúncio publicitário. Ah! Certamente você já matou a charada... Por que publicitário?

Este termo nos lembra algo que faz parte de uma coletividade, ou seja, várias pessoas terão a oportunidade de vê-lo, pois faz parte de um público em geral. E qual seria o objetivo de alguém que se dispõe a construir um anúncio destes? Pois saiba que sua principal característica é convencer, a todos que o vêem, a adquirir um determinado produto, ir a uma loja aproveitar as imperdíveis promoções, entre outros propósitos.

Como todo texto, ele também se estrutura de determinada forma. Que tal conhecermos suas partes principais? Então vamos lá!

* O título – ele se compõe de pequenas frases, geralmente bastante atrativas, com o objetivo de chamar a atenção do leitor.

* Imagem – esta parte é de fundamental importância, pois muitas vezes nos sentimos atraídos por ela, e com isso procuramos conhecer melhor o objeto que está sendo anunciado.

* Corpo do texto – aqui, o anunciante desenvolve melhor sua ideia, demonstrando um pouco mais sobre as qualidades e vantagens do produto. Normalmente, o vocabulário é adequado ao público para o qual é destinado, contendo frases também atraentes.

* Identificação do produto ou marca – muitas vezes, alguns anunciantes já apresentam o slogan, isto é, uma frase com ou sem verbo que define e caracteriza o produto. Semelhante a algumas das quais já temos conhecimento, como por exemplo:


TIM, viver sem fronteiras
HAVAIANAS, as legítimas, e muitas outras.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Função conativa

Português

Função poética

Português

Funções da linguagem

Português

Gêneros textuais

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.