Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Função conativa

Você sabia que a linguagem tem várias funções? Conheça as principais características da função conativa.

por Luana Castro Alves Perez
A função conativa é encontrada principalmente nos anúncios publicitários, nos quais a linguagem está voltada para o possível consumidor A função conativa é encontrada principalmente nos anúncios publicitários, nos quais a linguagem está voltada para o possível consumidor

A todo momento utilizamos a linguagem para nos comunicar, certo? Até mesmo quando não falamos, estamos nos comunicando, seja através de gestos ou de expressões faciais. O ser humano sempre está envolvido nas mais diversas situações comunicacionais e em cada uma delas utilizamos um tipo de linguagem.

Adaptar a linguagem a um determinado contexto explica o porquê da existência das funções da linguagem. Elas são classificadas em seis tipos diferentes: referencial, conativa, emotiva, metalinguística, fática e poética. Hoje falaremos sobre uma linguagem muito comum no nosso dia a dia, que apresenta características bem interessantes que podem levar o interlocutor a adotar um determinado tipo de comportamento. Estamos falando da função conativa da linguagem.

Na função conativa da linguagem, a mensagem está centrada no destinatário. Como assim, centrada no destinatário? Pois bem, isso quer dizer que a mensagem tem como objetivo influenciar, envolver e convencer o interlocutor. Quando pensamos nesse tipo de linguagem, podemos associá-la imediatamente à linguagem empregada nos anúncios publicitários, que utiliza alguns artifícios para conquistar novos consumidores. Observe:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


A principal característica da função conativa é o desenvolvimento de uma linguagem centrada no destinatário.

Com uma leitura atenta e cuidadosa, podemos perceber que a maioria dos anúncios utiliza os verbos no imperativo, pois assim incita o leitor ou interlocutor a adotar algum tipo de comportamento, já que esse modo verbal expressa sempre uma ideia de ordem, aconselhamento ou pedido. Outra característica importante é o uso da 2ª pessoa, ou seja, o anúncio está falando diretamente com você. Agora, observe um exemplo de função conativa na linguagem poética:

Poeminha sobre insuficiência

Rapazinho

Estuda depressa

Pois burro aos trinta

É burro à beça.

 

Millôr Fernandes

Você percebeu os elementos da função conativa no poema de Millôr Fernandes? Eles estão ali, mas também existe outra função que predomina nos textos literários, conhecida como função poética da linguagem. Mas isso é assunto para uma outra conversa! Bons estudos!

Por Luana Castro
Graduada em Letras

Você pode se interessar também

Português

Como se forma o modo imperativo?

Português

Anúncio publicitário

Português

Função emotiva

Português

Função referencial

Últimos artigos

Escandinávia

A Escandinávia é uma região que abrange a Península Escandinávia. Os países pertencentes a essa região assemelham-se cultural, histórica e politicamente.

Simón Bolívar

Simón Bolívar foi um dos nomes mais importantes da história sul-americana, tendo participação direta nas independências de países, como Venezuela e Colômbia.

Monarquia

Monarquia é a forma de governo mais antiga que existe no mundo, e atualmente mais de 40 países adotam-na sob dois modelos: constitucional e absoluto.

Marquês de Pombal

Marquês de Pombal ficou conhecido por ter sido o administrador de Portugal entre 1750 e 1777, promovendo reformas que fizeram parte do Reformismo Ilustrado.